OUTUBRO ROSA: Prefeitura de Simões Filho deve realizar 300 mamografias

Autor: Débora Souza

Publicada em


Foto: Rreprodução

Em alusão a campanha  de prevenção ao Câncer de Mama, Outubro Rosa, a prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estará realizando durante todo o mês de outubro algumas ações especiais. Até o final do mês, um total  de 300 mamografias devem ser realizadas.

A rede municipal de saúde entrará em contato com as pacientes previamente atendidas e cadastradas para agendar o exame. Nos dias 14 e 31 serão oferecidos exames de ultrassonografias no Ambulatório de e Especialidades Dr. Sérgio Macedo,  anexo ao Hospital Municipal, localizado na Avenida Luiz Eduardo Magalhães.

Dia Rosa

Dia 21 de outubro acontece o ‘Dia Rosa’  as pacientes poderão realizar exames específicos para  diagnósticos da mama e da tireoide, além de consultas médicas com endocrinologista e nutricionista. Neste mês, em todas as unidades de saúde estão acontecendo palestras com o intuído do esclarecimento da prevenção do câncer de mama.

Surgimento do Outubro Rosa

Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O INCA participa do movimento desde 2010, promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença.