Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Simões Filho: Emoção e muita dor marcaram a despedida no sepultamento de Binho do Quilombo – Veja fotos

Foto: Jerffeson Brandão – Simões Filho Online

Emoção, homenagens e muita dor marcaram a despedida no sepultamento do líder Quilombola Flavio Gabriel Pacifico dos Santos, conhecido como “Binho do Quilombo”, filho de Maria Bernadete Pacífico, ex-secretária da Promoção da Igualdade Racial do município. O sepultamento que contou com mais de 600 pessoas, aconteceu por volta das 13h40 desta quarta-feira (20/9), na Ordem Terceira de São Francisco, no Cemitério Quintas do Lázaro, Baixa de Quintas, em Salvador. Binha tinha 36 anos, e morreu após ser atingido com pelo menos 10 disparos de arma de fogo, na manhã desta terça-feira (19/9), em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador (RMS).

Foto: Jerffeson Brandão – Simões Filho Online

O enterro foi marcado pela emoção e por homenagens de familiares, amigos e militantes. Centenas de pessoas compareceram ao cemitério para dizer adeus ao líder comunitário, entre elas, vereadores, secretários, oficiais e praças da PM. Marcaram presença também a imprensa local.

Foto: Jerffeson Brandão – Simões Filho Online

Os atos fúnebres tiveram início às 19h, desta terça-feira (19/9), com o velório de Binho, na igreja de São Gonçalo, em Pitanga de Palmares. Às 9h, o corpo do líder Quilombola seguiu para o Cemitério Quintas do Lázaro, em Salvador.

Abalada, a Mãe de Binho chegou ao cemitério acompanhada de parentes e amigos | Foto: Jerffeson Brandão – Simões Filho Online

O crime ocorreu na manhã desta terça-feira (19/9). De acordo com informações, “Binho do Quilombo” foi morto por volta das 9h dentro do seu carro em frente a Escola Municipal Nova Esperança, em Pitanga de Palmares. Homens a bordo de um veiculo branco chegaram e dispararam várias vezes contra a vítima. O líder Quilombola havia acabado de deixar o filho na escola, e seguia para um enterro. Não houve chances de reação.

Por meio de nota oficial, o Incra na Bahia informa que presta solidariedade à família do líder. “A superintendência irá oficiar a Polícia Civil, com intuito de que seja averiguado o crime. Espera-se que as investigações, a serem realizadas pelos órgãos do sistema de Justiça, esclareçam os fatos e punam os culpados”, apontou o órgão.

A popular figura de “Binho do Quilombo” era conhecida pela forma de participação que implementava na comunidade. Em geral, buscava sempre criar um nível de consciência crítica junto à população, para que ela cobrisse seus direitos, feito de forma coletiva, vendo os problemas, analisando e agindo, Binho sempre buscava alternativas de soluções. Sempre participava, apoiava, contestava a maioria dos assuntos relacionados ao seu bairro e cidade, mesmo sem ter cargo ou função alguma.

Binho era casado e deixa dois filhos. Era morador do distrito de Pitanga de Palmares. Nasceu no dia 31 de dezembro de 1980. Foi ex-assessor da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho, (SMPIR), na gestão do ex-prefeito Eduardo Alencar. O líder quilombola era filho de Maria Bernadete Pacífico, ex-secretária da Promoção da Igualdade Racial do município.

O Líder Cidadão concorreu às eleições de 2012 e 2016 como candidato a vereador, neste último, teve 453 votos. Ele também era cantor do tradicional samba de viola e era um apaixonado por futebol. Em homenagem a essa paixão, o líder teve seu caixão coberto com a bandeira do seu time do coração, Esporte Clube Bahia.

Veja mais fotos:

Fotos: Simões Filho Online

Comentários estão fechados.