Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

10 benefícios sensacionais do capim-limão que você precisa conhecer

O capim-limão é uma erva incrível, repleta de propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antifúngicas, antimicrobianas, antioxidantes e antissépticas, que combinadas com suas vitaminas, minerais e óleos essenciais são capazes de promover a saúde, ajudando a manter o colesterol e pressão controlados, prevenir o câncer, suportar o sistema imunológico para que ele fique forte e impeça o desenvolvimento de infecções, contribuir com a saúde celular e estimular o corpo para que ele elimine impurezas e combata os radicais livres.

Além disso, o capim-limão também tem ação repelente e ajuda a manter uma pele bonita e livre de odores indesejados.

Esses são apenas alguns dos tantos benefícios do capim-limão que apresentaremos a seguir. Veja também o que é o capim-limão, para que serve e algumas dicas de como usar na sua alimentação e cuidados diários.

O que é capim-limão?

O capim limão é uma erva, também conhecida como erva-cidreira, que é nativa da Índia e regiões tropicais da Ásia, onde cresce por até 3 metros de altura com 1 de largura e pertence ao gênero Cymbopogon, que compreende 55 espécies de gramíneas.

Suas folhas e a plantas são usadas em muitas culturas como um remédio medicinal natural devido a suas propriedades antibacterianas, antifúngicas e antimicrobianas. Ele está presente também na culinária, onde é inserido ao preparo de comidas e bebidas, e muitas pessoas o consomem como um chá, devido ao seu sabor semelhante ao do limão e seu aroma cítrico.

Além disso, o capim-limão é usado na formulação de muitos remédios para distúrbios respiratórios e digestivos, em produtos para repelir insetos como mosquitos e moscas e como um componente de perfumes e produtos cosméticos.

Para que serve?

O capim-limão é muito versátil, e por esse motivo o seu uso é muito diversificado. Ele é capaz de ajudar a desintoxicar o corpo, prevenir a anemia, tratar a insônia, aliviar a dor, ajudar o sistema imunológico, melhorar a pele e promover células saudáveis no corpo.

Também pode ajudar a tratar distúrbios estomacais, respiratórios, controlar dores e infecções. Sua ação antioxidante protege o corpo de bactérias resistentes a antibióticos, ajuda a manter níveis saudáveis de colesterol e auxilia o sistema nervoso. Pode ser eficaz para tratar diabetes, câncer e para emagrecer e costuma ser utilizado como uma aromaterapia, o que ajuda a diminuir a fadiga e a ansiedade.

Todos esses benefícios do capim-limão são consequência de sua impressionante composição nutricional, que é capaz de proporcionar saúde e boa forma.

Propriedades nutricionais e informações adicionais

Apenas uma colher de sopa de capim-limão contém 0,4 miligramas de ferro, ou seja, 5% da ingestão diária recomendada para homens e 2% para mulheres, 1% da ingestão diária de folato, potássio, magnésio, zinco e fósforo e contém em proporções menores vitamina C, B-6, riboflavina e niacina. Para esses nutrientes, o adequado seria comer uma xícara de chá para obter quantidades expressivas.

Sua composição também é repleta de óleos essenciais, como o citral, que fornece o aroma forte de limão, o limoneno, usado em cosméticos, e os geraniol, borneol e citronelol, usado em produtos para repelir insetos. Alguns matam as bactérias e muitos têm propriedades que diminuem a irritação, anti-inflamatórias e antioxidantes.

Benefícios do capim-limão

O capim limão é capaz de proporcionar muitos benefícios para o corpo. Relacionamos abaixo os mais significativos.

1. Ajuda no controle do colesterol

As propriedades do capim-limão são muitas e algumas são capazes de interferir diretamente no colesterol. Ele ajuda a manter os níveis de triglicerídeos saudáveis e a reduzir o colesterol LDL, que é considerado ruim para o organismo.

Esses benefícios do capim-limão são capazes de contribuir com a prevenção do acúmulo de lipídios nos vasos sanguíneos, o que ajuda o sangue a fluir mais livremente, prevenindo vários problemas cardíacos, como a aterosclerose.

2. Pode ajudar a manter a pressão arterial controlada

Outro dos benefícios do capim-limão para a saúde cardíaca é o controle da pressão arterial. O capim-limão demonstrou através de um estudo a capacidade de diminuir a pressão alta e elevar a baixa. Os participantes do estudo que receberam o chá de capim-limão também apresentaram uma frequência cardíaca significativamente menor. No entanto, seu uso deve ser feito com moderação, para evitar picos perigosos.

3. Ajuda a controlar a diabetes

A diabetes afeta milhões de pessoas e a ingestão de alimentos saudáveis como o capim-limão é fundamental para gerenciar a doença. Ele contém citral, que foi evidenciado em um estudo como capaz de manter níveis ótimos de insulina no sangue e melhorar a resistência à glicose. Diabéticos que mantêm níveis controlados de insulina garantem uma maior qualidade de vida e reduzem os problemas causados pela doença.

4. É capaz de ajudar contra alguns tipos de câncer

Em relação ao câncer, os benefícios do capim limão se destacam porque ele consegue impulsionar o tratamento sem afetar as células normais.

Algumas pesquisas foram realizadas para comprovar seus efeitos anticancerígenos e mostraram resultados relevantes na prevenção do câncer de pele, uma ajuda para diminuir e impedir qualquer produção adicional de células do câncer hepático durante a fase inicial e também reduzir o crescimento de células de câncer de mama humano, além de induzir a morte celular. Esses benefícios foram relacionados ao o citral presente no capim-limão.

5. Ajuda a manter o sistema imunológico saudável

Um sistema imunológico saudável é aquele capaz de absorver nutrientes para fortalecer a defesa do organismo contra “corpos” desconhecidos e nocivos. O capim-limão contribui com o fortalecimento da imunidade, pois ele atua na digestão, respiração, eliminação de toxinas e no sistema nervoso e tudo isso ajuda a restaurar os sistemas vitais do corpo, formando um verdadeiro escudo.

Além disso, alguns estudos mostraram que o capim-limão tem ação anti-inflamatória sobre as citocinas, que são as moléculas de sinalização que ajudam a células a se comunicarem. Ele ajuda a acalmar essas moléculas, reduzindo qualquer inflamação existente nelas.

6. Ajuda na prevenção da anemia

Capim-limão contém ferro, folato e vitamina C, sendo muito importante para prevenir e também tratar a anemia. Consumir a erva ajuda a manter os níveis de hemoglobina elevados e a evitar doenças relacionadas à deficiência de ferro. Além disso, o fato de ter vitamina C na composição ajuda o organismo a absorver o ferro de forma mais eficaz.

7. Promove a saúde celular

Os radicais livres são os principais responsáveis pela deterioração das nossas células. As propriedades antioxidantes do capim-limão são eficazes para retardar o processo de degeneração celular, proteger contra os danos dos radicais livres, ajudar a reciclar os glóbulos vermelhos e produzir glóbulos brancos, o que impulsiona a regeneração das células. O folato e potássio ajudam na síntese de DNA e promovem a divisão celular.

8. Ajuda o sistema nervoso

O capim-limão costuma ser usado em banhos terapêuticos para acalmar os nervos e aliviar os sintomas de estresse, como a ansiedade e fadiga. No entanto, ele também é capaz de estimular a mente, diminuir episódios de convulsões, nervosismo, vertigens e vários distúrbios, o que ajuda a manter saudável o sistema nervoso e a gerenciar doenças como Alzheimer e Parkinson.

9. Ajuda a desintoxicar o corpo

Desintoxicar o corpo faz com que todos os nutrientes ingeridos sejam absorvidos mais facilmente e isso contribui muito com a nossa saúde. O capim-limão é diurético, o que promove a limpeza e eliminação de resíduos tóxicos que são nocivos para o corpo. Isso ajuda o fígado e o rim e a diminuir os níveis de ácido úrico.

Por ser diurético, ele aumenta o volume de urina, o que condiciona o corpo a urinar mais e eliminar as impurezas, ajudando inclusive a eliminar a retenção de líquidos, que limpa o sistema linfático e ajuda a aliviar o inchaço.

10. Ajuda eliminar biofilmes

Biofilmes são comunidades biológicas e o capim limão foi mostrado como um antibiofilme. O fato de ter fenóis que possuem a capacidade de se espalhar rapidamente pelos tecidos do corpo ajuda a curar biofilmes localizados em qualquer parte e a combater infecções, como por exemplo, a provocada pela bactéria Staphylococcus aureus. Além disso, ele pode impedir o crescimento e também a comunicação de germes, o que ajuda a inibir a formação dos biofilmes.

Fonte: Mundo Boa Forma

Comentários estão fechados.