Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

10 funções do WhatsApp que poucas pessoas conhecem

10 funções do WhatsApp que poucas pessoas conhecem
10 funções do WhatsApp que poucas pessoas conhecem

10 funções do WhatsApp que poucas pessoas conhecem. Responda sinceramente: você consegue passar um dia sem usar o WhatsApp? É natural que sua resposta seja não. Afinal, o app é uma maneira prática, rápida e “gratuita” de contatar namorados, amigos, familiares e até resolver problemas fora de hora do trabalho. O WhatsApp acumulou múltiplas versões com vários truques escondidos ao longo dos últimos 10 anos – alguns deles possivelmente desconhecidos de alguns dos 1,5 bilhão de usuários ativos mensalmente.

Apesar de usar o app praticamente todos os dias e saber exatamente o que é preciso fazer para enviar e receber mensagens, fotos e vídeos, o WhatsApp ainda esconde de você alguns segredos. Duvida? Confira a lista abaixo e surpreenda-se.

Segredos do WhatsApp

1. Favoritar texto

É possível guardar mensagens, áudios e vídeos que você considera importante, mas acaba perdendo no desenrolar do histórico das muitas conversas do WhatsApp. Para favoritar, basta pressionar e segurar a mensagem, até que ela fique selecionada. Na parte superior, aparecerá uma estrela, que serve para marcá-la como favorita.

Para encontrar as mensagens marcadas no Android, basta voltar à tela principal do aplicativo e selecionar os três pontinhos do canto superior direito. Então, aparecerá a opção “Mensagens Marcadas”. Para iOS, você pode ter acesso aos seus conteúdos favoritos na opção “Ajustes” e “Mensagens Marcadas”.

2. Ler mensagens que foram apagadas para todos

O WhatsApp permite, desde novembro de 2017, apagar mensagens para todos os membros da conversa em até 68 minutos após o envio – ou por mais tempo ao lançar mão de um truque. Poucos sabem, porém, que o mecanismo pode ser burlado no Android para contornar a remoção do conteúdo (em texto e áudio). O segredo é usar o app Notification History, que permite recuperar o histórico de notificações do celular e ler qualquer mensagem de texto ou voz recebida, inclusive que já tenha sido apagada do chat. O funcionamento do app consiste em salvar um histórico das notificações que você recebe. Assim, mesmo que algo seja deletado no WhatsApp, fica gravado no app. Dessa forma, você pode acessar depois.3. Ler uma mensagem sem que o remetente saiba disso

Caso você não queira se comprometer e ler uma mensagem sem responder, você pode fazer o seguinte: sair da rede (3G, 4G ou wi-fi), para ficar desconectado da internet e, depois, abrir o WhatsApp novamente, off-line mesmo. Assim, você poderá ler a mensagem sem que o outro saiba que você viu.

4. Editar GIFs diretamente pelo WhatsApp

Se você se deparou com um vídeo legal, mas o considera pesado demais para um GIF, é possível ‘transformá-lo’ nesse formato através de um recurso do WhatsApp. Em aparelhos Android, toque no ícone de clips, que aparece no canto superior de uma conversa. Selecione “Galeria” e, na sua guia de vídeos, escolha o que quer enviar. Assim que selecionar o vídeo, um ícone de câmera vai aparecer no canto superior direito. Clique nele, para aquela câmera virar GIF. Depois, selecione o trecho que você quer transformar em GIF, e pronto.

No iPhone, ativar essa opção é ainda mais simples. Basta selecionar o campo “+”, do lado esquerdo do campo de digitação e selecionar “Biblioteca de Foto e Vídeo”. Procure o vídeo. Na tela de visualização, vai aparecer uma chave com o símbolo de câmera ao lado do termo GIF. Basta tocar nela para converter o vídeo.
Importante: o formato GIF comporta vídeos de, no máximo, 6 segundos.

5. Ouvir áudios de forma oculta

Se você está do outro lado da conversa e não deseja que áudios recebidos lhe denunciem, é possível burlar o comportamento do WhatsApp com uma solução engenhosa. Primeiro, adicione o seu próprio número na agenda e inicie um bate-papo consigo mesmo. Daí em diante, basta encaminhar os áudios para esse chat e ouvir ali sem ser descoberto pelo remetente. Os checks azuis não aparecem e, portanto, é possível reproduzir as mensagens sem ser detectado.

6. Como mudar a fonte

Todas as versões do WhatsApp possuem um recurso que possibilita mudar a fonte. Por enquanto, a única opção é a FixedSys, que lembra caracteres de máquina de escrever. Para acioná-las, basta colocar três sinais de acento grave (“`), no começo e no final da frase. Vale lembrar que, no iOS, esse acento fica escondido, por não estar contido no padrão de teclado norte-americano.

Para achá-lo, é preciso pressionar o botão “123” no canto inferior esquerdo do teclado, e então pressionar e segurar o apóstrofe para achar o acento (veja imagem abaixo).
Em aparelhos Android, o acento grave aparece ao pressionar “ABC” e, na segunda tela, “=\<“, que vai mostrar outros símbolos e acentos.

7. Negrito, itálico ou riscado

Caso queira destacar algum trecho da sua mensagem no WhatsApp, é bem simples. Quando estiver redigindo a mensagem no app, basta fazer assim:

  • Negrito: asterisco (*) antes e depois da mensagem que deseja. Ficaria assim: *texto em negrito*
  • Itálico: underline (_). Assim: _texto em itálico_
  • Riscado: til (~). Assim: ~texto sobrescrito~

8. Saber se um contato adicionou seu número na agenda

Não adicionar o número de um contato na agenda é um velho truque para se esconder de alguém sem precisar bloqueá-lo. Mas, a solução não é infalível: com funções oferecidas pelo próprio WhatsApp, é possível descobrir se alguém fez isso com você. A primeira coisa a fazer é reparar se o contato aparece sem foto, não fica online e nem tem posts no WhatsApp Status, mas, mesmo assim, consegue interagir com você.

Se a dúvida permanecer, é possível tentar outra solução envolvendo listas de transmissão: somente contatos que têm o seu número na agenda recebem mensagens desse tipo. Veja como fazer o teste no Android ou iOS.

Passo 1. Acesse o menu do WhatsApp e crie uma nova lista de transmissão;

Passo 2. Selecione pelo menos dois contatos, um com suspeita de não ter seu número e outro que você tenha certeza de que tem. Envie uma mensagem qualquer na conversa;

Passo 3. Pressione a mensagem enviada para abrir o menu suspenso e toque no “i” na parte superior (no iPhone, o botão tem o nome “Dados”). Observe a lista de confirmação de entrega: se o contato realmente não gravou seu número, ele nunca aparecerá ali.

9. Saber se o contato leu a mensagem (mesmo sem check azul)

Áudios sempre enviam recibo de reprodução quando são ouvidos, por isso, podem servir para descobrir quando um contato leu sua mensagem mesmo que ele tenha desativado a confirmação de leitura (check azul). Abra uma conversa na qual haja a suspeita de que a pessoa já tenha lido, mas insiste em não responder, e envie um áudio. Se os vistos azuis aparecerem ao lado, o conteúdo em texto enviado acima já foi lido.

10. Descobrir quem bloqueou você

Existem pelo menos cinco maneiras de descobrir se alguém te bloqueou no WhatsApp. Verifique primeiro se o contato exibe status online e “visto pela última vez”. É importante também prestar atenção na foto de perfil: se ela não aparece ou, principalmente, deixou de ser exibida repentinamente. Vale também tentar adicionar a pessoa em novos grupos, efetuar chamadas de voz ou vídeo e checar o comportamento das mensagens enviadas por você: se nada for entregue, é provável que a pessoa tenha lhe colocado na lista de bloqueados.

Comentários estão fechados.