10 requisitos para fazer um currículo de sucesso: conquiste sua vaga de emprego

10 requisitos para fazer um currículo de sucesso: conquiste sua vaga de emprego
10 requisitos para fazer um currículo de sucesso: conquiste sua vaga de emprego

10 requisitos para fazer um currículo de sucesso: conquiste sua vaga de emprego

Um currículo bem elaborado aumenta as chances de chegar à fase de entrevista de um processo seletivo e pode, ocasionalmente, determinar o acesso a uma vaga.

>>Recrutamento e RH recebe currículos para mais de 12 mil vagas de emprego

Quer garantir que o seu currículo está de acordo com essas características? Verifique se você atende a esses 10 requisitos.

Relevância x Quantidade de informações

1. É importante lembrar que o currículo deve ser um documento curto, contendo as informações essenciais. Na dúvida, siga esta máxima: não deve ultrapassar duas páginas.

>>Com estas dicas a sua procura por vagas de emprego ficará mais fácil

2. Se você está pensando em incluir informações pessoais, faça a si mesmo a seguinte pergunta: são relevantes para o cargo? Evite incluir detalhes desnecessários.

3. Embora adicionar uma seção sobre hobbies e interesses pessoais possa oferecer ao recrutador informações valiosas sobre o seu perfil, lembre-se de que é um aspecto complementar, portanto, não se prolongue.

Fundamentos

4. A experiência profissional é o aspecto que deve pesar mais em um currículo. Liste as posições em ordem cronológica inversa, fornecendo mais detalhes sobre as experiências mais recentes e explicando os períodos de inatividade.

>>MEC libera edital do FIES para o 1º semestre de 2021

5. As informações sobre sua experiência profissional não devem permanecer uma mera descrição de funções. Destaque as realizações, responsabilidades e desafios que você enfrentou em cada um, visualmente, se possível.

6. A formação acadêmica também deve aparecer em ordem cronológica inversa, dando maior destaque às últimas etapas educacionais. Não se esqueça de indicar as instituições onde estudou.

7. Você tem treinamento adicional? Inclua seus conhecimentos de informática, idiomas e qualquer outro treinamento que seja relevante para a posição para a qual você está se candidatando.

8. As referências permitem que a empresa confirme as informações fornecidas pelo candidato antes de tomar uma decisão. Você pode facilitar? Indique no seu currículo a possibilidade de disponibilizá-los mediante solicitação.

>>Devolução do auxílio: mais de 1 milhão de pessoas receberão alerta por SMS

Questão de estilo

9. O estilo do currículo deve ser objetivo: não escreva na primeira pessoa e comece as frases com verbos.

10. Quer oferecer uma imagem profissional? Certifique-se de que não haja erros de impressão no documento e você pode até mesmo pedir a uma terceira pessoa para lê-lo.

Veja mais