11 ingredientes da cozinha vão te ajudar a fazer a faxina na casa

11 ingredientes da cozinha vão te ajudar a fazer a faxina na casa
11 ingredientes da cozinha vão te ajudar a fazer a faxina na casa

11 ingredientes da cozinha vão te ajudar a fazer a faxina na casa.

Temos tantos produtos de limpeza no comércio e nem sabemos que certos alimentos são ótimos para ajudar na limpeza. Veja as 11 astúcias da vovó!

10 ALIMENTOS QUE VÃO LHE AJUDAR A FAZER A FAXINA

Você sabia que com alguns alimentos, que você tem certamente em casa, é possível fazer brilhar seu interior? Graças a estas astúcias da vovó, você pode fazer uma faxina de maneira ecológica e econômica.

>Água com limão: aprenda o jeito certo de fazer a dieta do limão para emagrecer

1. Ketchup

O ketchup é um molho à base de tomates. Ele tem um pH ligeiramente ácido que o torna apto a fazer desaparecer certas manchas de superfícies metálicas. Ele faz maravilhas quando se trata de fazer brilhar a prataria ou panelas de cobre. Utilize uma velha escova de dentes para esfregar cada pequena reentrância.

>Aprenda seis misturas caseiras para deixar sua casa cheirosa e aconchegante

2. Sal

Já quanto a utilização do sal em outras áreas da limpeza da casa, a dona de casa Angela dos Santos, que é adepta do ingrediente na higienização diária há muitos anos, ensina: “para limpar frigideiras e panelas de ferro, uso há muito tempo a técnica de jogar um punhado de sal dentro delas e, em seguida, levar ao fogo. Depois que ficam bem quentes, esfrego com um pedaço de papel toalha.” Segundo ela, a dica do sal é certeira para limpar ferrugens em geral, como quando o botijão de gás deixa marcas no chão: “é só misturar com um pouquinho de água morna e esfregar com um pano ou uma esponja que a mancha sai muito mais fácil”.

3. Limão

O limão também é um alimento ácido. Ele tem também um outro ponto forte: ele é antibacteriano e desodorizante. Basta colocar meio limão na geladeira para eliminar os odores desagradáveis. Ele desinfeta e desodoriza as tábuas depois de preparar frangos ou carnes. Ele é ótimo para deixar sua banheira branca mais branca. O limão vermelho deixa os objetos de cobre brilhando como novos. Enfim, mil e uma utilidades…

>Descubra seis utilidades do alho que talvez você não conhecia

4. Vinagre Branco

As utilidades do vinagre branco se assemelham àquelas do limão. Ele é bactericida e serve como o limão para desodorizar e limpar as tábuas. Para limpar o forno de micro-ondas basta aquecer uma tigela com vinagre branco até ferver: o vapor de água e vinagre vai tirar todas as manchas sem problemas, apenas esfregando um pano.

5. Coca-Cola

A Coca-Cola apresenta incríveis propriedades de limpeza. É um excelente desentupidor de encanamentos. De modo geral ela prova ser útil para tirar as manchas de ferrugem. Outra coisa que é bom saber: ela é um aliado para tirar as manchas de gordura e de sangue de suas roupas.

>300 cursos gratuitos para fazer sem sair de casa durante a quarentena

6. Farinha

Você deixou cair sem querer a garrafa de óleo no chão e agora não sabe como se livrar desta quantidade de óleo esparramada? Jogue logo um punhado de farinha sobre ele: ela absorverá todo ele e você só vai ter que retirar tudo com a ajuda de uma vassoura. O mesmo acontece quando azeite entorna na hora de preparar uma salada ou até quando cai sobre uma roupa: um punhadinho sobre ela e depois é só passar uma escova.

7. Batatas

É preciso ter sempre batatas em casa: não somente porque são deliciosas… mas também porque elas são bem práticas para a limpeza. Além do mais não perdemos nada: com a polpa crua podemos limpar espelhos ou copos um pouco sem brilho enquanto que com as cascas podemos tirar as manchas sobre a pia da cozinha em inox.

>Conheça 5 dicas para tirar manchas de roupas em casa

8. Ovo

O ovo é também um alimento do qual se utiliza tudo. Para retirar a mancha de uma roupa de lã, você pode colocar um pouco de clara sobre ela e deixar agir uns dez minutos. Se você tiver uma roupa colorida (não de lã) manchada com chá ou café, você pode aplicar uma mistura de água morna e gema. Enfim, se você quiser devolver o brilho a uma louça fosca, deixe-a de molho numa mistura de cascas de ovos quebradas e vinagre branco.

9.Bicarbonato

O bicarbonato é um produto milagroso para a casa. Ele ajuda a eliminar o mofo, desodoriza, afasta formigas, etc. Ele permite recuperar rapidamente uma panela que ficou com uma rapa queimada no fundo: para isto coloque um pouco de bicarbonato no fundo da panela e acrescente água fervente. Deixe uns dez minutos. Você vai ver a borra se destacar do fundo com um simples esfregão de esponja.

>Forma certa de usar água sanitária na prevenção do coronavírus

10. Leites e Iogutes

Você tem iogurtes vencidos? Utilize-os para limpar sua fossa séptica, se você mora numa casa antiga ou no campo. De fato, se a data está ultrapassada, existem muitas bactérias que lhe ajudarão a desinfetá-la. O simples leite pode se revelar também um instrumento útil para limpeza. Por exemplo, se você quiser tirar marcas marrons que o chá e o café deixam no fundo de suas xícaras de porcelana. Você pode colocar nelas leite quentíssimo: bastará esfregar ligeiramente depois de ter deixado agir por uns vinte minutos.

>Como fazer xarope de gengibre e mel que emagrece e cura infecções

11. Borra de Pó de Café

Nossas avós utilizavam frequentemente a borra de café para espantar as formigas na cozinha e ao redor das plantas, mas as virtudes deste resíduo caseiro não param aí. Ele desodoriza maravilhosamente bem as canalizações e além disto podemos usá-lo para disfarçar os arranhões sobre os móveis em madeira escura. Enfim, como ele exerce uma função ligeiramente abrasiva, ele ajuda também a retirar a gordura da sua pia ou de sua mesa de trabalho.

Fonte: receitas-sem-fronteiras.com

Veja mais