13 erros graves que podem condenar o seu currículo

Autor: Redação

Publicada em


13 erros graves que podem condenar o seu currículo
13 erros graves que podem condenar o seu currículo

13 erros graves que podem condenar o seu currículo.

Na busca por um emprego, é muito provável que o currículo será seu primeiro “contato” com o recrutador. Isso significa que precisa ser interessante o suficiente para te levar à próxima fase, ou seja, uma entrevista. Mas alguns erros graves de currículo podem acabar com suas chances de chamar a atenção do recrutador e conquistar a tão sonhada vaga de trabalho.

Para evitar cometer algum dos mais comuns, confira 15 erros que podem condenar o seu currículo. Confira abaixo.

Viu essa: Quem vai ganhar R$ 200 reais por causa do coronavírus?

1 – Entregar um currículo muito extenso

Fazer uma boa edição do currículo é essencial para que ele se destaque. Lembre-se que ele deve ser sucinto e conter apenas as referências mais significativas, em poucas páginas, para não cansar os gestores, que estão analisando centenas de perfis e precisam de agilidade no processo.

2 – Fazer um tópico de introdução muito longo

Além de ocupar espaço que poderia conter informações relevantes sobre suas conquistas profissionais, a introdução é um item bastante ultrapassado.

3 – Deixar passar erros de digitação

Erros de digitação ou ortografia depõe contra seu profissionalismo, afinal, passam a impressão de desleixo. Portanto, antes de enviá-lo para o gestor, releia cuidadosamente.

Saiba mais: Congresso pede liberação de 2 novos benefícios de R$ 800 para ajudar a população

4 – E-mail pejorativo

Muitos jovens, especialmente durante a adolescência, tem o hábito de criar e-mails com nomes engraçados ou peculiares, em geral, relacionados aos seus gostos e hobbies. Contudo, ainda que esses e-mails se tornem o principal endereço de comunicação com o passar dos anos, eles jamais devem ser divulgados na procura do estágio ou emprego. Se for preciso, crie uma nova conta de e-mail que traduza melhor sua postura profissional e use-o exclusivamente para este fim.

5 – Erros de português

A atenção com a língua portuguesa é crucial na hora de montar seu currículo. Por mais que algumas empresas não exijam o pleno domínio do português, essa característica é extremamente desejável. Portanto, veja os 5 erros fatais de português que desclassificam seu currículo.

6 – Incluir hobbies e atividades que não tem relação com o trabalho

Procure se ater às habilidades que realmente façam diferença e tragam destaque para o seu currículo, deixando de lado tudo o que for desnecessário. Listar atividades como esportes e artesanato não irá contribuir para a descrição de suas habilidades, portanto, é melhor suprimir informações desse tipo.

Trabalhe Conosco: Como enviar currículo para a antiga Contax

7 – Usar palavras e expressões muito complexas

Tente simplificar seu currículo ao máximo, para garantir que mesmo uma pessoa que não seja da área entenda suas funções anteriores, assim você aumenta suas chances de ser escolhido caso o processo de seleção esteja sendo conduzido por empresas de recrutamento e não pelo gestor, especificamente.

8 – Colocar o contato errado

Ser encontrado a qualquer hora pelos empregadores é fundamental, portanto, confira se o endereço de e-mail e os telefones estão corretos e atualizados antes de enviar seu currículo.

9 – Discrepâncias com redes sociais

Em tempos em que as redes sociais se tornaram vitrine do candidato (e são consultadas pelos recrutadores durante o processo de seleção), qualquer tipo de mentira e informação exagerada incluídos no currículo são facilmente identificados. Além disso, postagens também são avaliadas, já que o comportamento virtual proporciona uma percepção sobre como a indivíduo pensa, age e se relaciona com a vida.

Veja também: Procurando emprego? Aprenda a escrever um currículo simples e eficiente

10 – Pretensão salarial

É outro detalhe que deve ser incluído exclusivamente se for solicitado na divulgação da vaga. Caso contrário, melhor não acrescentar esse dado, porque pode interromper o processo seletivo, caso não esteja dentro da faixa adequada.

11 – Mentir

Lembre-se que se uma habilidade é exigida para um cargo, ela com certeza será muito utilizada. Dizer que você possui conhecimento sobre o tema, embora isso não seja verdade é uma péssima opção, pois você pode cair em contradição na entrevista, o que claramente eliminará suas chances.

Veja mais: Como enviar currículo para 185 vagas de emprego da Riachuelo

12 – Não adequar o currículo à vaga

Mesmo que as vagas que você está procurando sejam direcionadas para profissionais da sua área, cada emprego exigirá qualificações específicas. Ao mandar um currículo, verifique as habilidades exigidas para o cargo e dê destaque para aquilo que mais se encaixa na posição, em vez de mandar o mesmo texto para todas as empresas.

13 – Textos apelativos

Por fim, não escreva nenhum texto apelativo junto ao seu currículo implorando pela vaga ou enaltecendo demais sua personalidade. Se tranquilize e espere a resposta da empresa, com um bom currículo em mãos, certamente você terá mais chances. Caso receba resposta negativa, também não se desespere. Há muito chão pela frente em sua trajetória profissional. E para finalizar, não fique parado enquanto espera pelo estágio. Procure se aperfeiçoar e investir em qualificação, pois, certamente, sua oportunidade chegará muito em breve.