16 cursos do SENAI para ajudar você a conquistar uma vaga na construção civil

Autor: Redação

Publicada em


16 cursos do SENAI para ajudar você a conquistar uma vaga na construção civil
16 cursos do SENAI para ajudar você a conquistar uma vaga na construção civil

16 cursos do SENAI para ajudar você a conquistar uma vaga na construção civil.

A indústria da construção civil preparada para crescer em 2020 evoluiu, emprega novas tecnologias, investe em inovação e exige profissionais capacitados. Assim, esse é o momento oportuno para as pessoas que pretendem iniciar uma carreira no setor e para os que procuram uma chance de retornar ao mercado de trabalho.

As oportunidades de emprego são muitas no universo da construção civil. Nesse mercado que vive em constante movimento, os primeiros profissionais a serem chamados são os de produção com qualificação para atuar com novas máquinas, materiais e novos processos construtivos.

Construção civil em busca de trabalhadores qualificados

Com a evolução do setor não existe mais espaço para o trabalhador apenas executar o trabalho tradicional. A procura é por mão de obra qualificada e comprometida, profissionais que se envolvem e detêm conhecimento. Nesse contexto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) atende as expectativas dessas novas exigências da construção civil e oferece condições para o trabalhador adquirir capacitação.

Segundo o gerente-executivo de Educação Profissional do SENAI, Felipe Morgado, os cursos oferecidos na área da construção civil são preparados de acordo com as reais necessidades da indústria. “O insumo para a estruturação dos cursos é resultado do trabalho de um Comitê Técnico Setorial, integrado ao SENAI, formado por representantes de empresas, de instituições públicas e sociedade civil organizada, que identifica e elabora os perfis profissionais a partir de metodologia desenvolvida pelo SENAI”, explica.

O clima otimista está ancorado Sondagem Industria da Construção, de dezembro de 2019, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). A pesquisa mostrou que os empresários estão animados com a expectativa de crescimento do setor no primeiro semestre de 2020, inclusive com o aumento do número de empregados e de novos empreendimentos e serviços.

Setor prevê criação de 150 mil postos de trabalho

O aquecimento do setor imobiliário tem reforçado as previsões otimistas. De acordo com indicadores da CBIC, o número de lançamentos de imóveis residenciais no Brasil subiu 23,9% no terceiro trimentre de 2019, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, o setor deve crescer 3%, o que representa um potencial de criação de mais de 150 mil postos de trabalho e de 500 mil empregos indiretos. Na opinião dele, a mão de obra qualificada traz muitos ganhos, entre eles, menos desperdício, aumento da produtividade e agilidade da obra. “Além disso, os próprios trabalhadores ganham, pois, ao serem qualificados agregam valor profissional e podem disputar vagas no mercado. A qualificação profissional é uma exigência do mercado, as empresas também precisam investir nisto e o SENAI é fundamental para apoiar esse objetivo.”

Cursos do SENAI na área construção civil direcionados ao profissional de produção

O SENAI oferece cursos de qualificação para as áreas de edificações, exigidas para os profissionais de produção. Entre elas, estão armador de ferro, carpinteiro de estruturas de telhado, carpinteiro de obras, desenhista técnico em edificações, gesseiro, e mestre-de-obras. Confira abaixo informações sobre os cursos de qualificação e do curso técnico em Edificação.

Como se preparar para o mercado da construção civil – Conheça os principais cursos oferecidos pelo SENAI

Armador de ferro
Carga horária: 18011
Competência geral: Confeccionar armações em aço, seguindo normas técnicas de qualidade, saúde, segurança, meio ambiente e procedimentos técnicos.

Carpinteiro de estruturas de telhado
Carga horária: 16011
Competência geral: Construir estruturas de telhados de madeira, seguindo normas técnicas de qualidade, saúde, segurança, meio ambiente e procedimentos técnicos.

Carpinteiro de obras
Carga horária: 1601,
Competência geral: Confeccionar formas, escoramentos e estruturas auxiliares, seguindo normas técnicas de qualidade, saúde, segurança, meio ambiente e procedimentos técnicos.

Desenhista técnico de edificações
Carga horária: 160h
Competência geral: Desenhar projetos de arquitetura e engenharia seguindo normas técnicas de qualidade, saúde, segurança, meio ambiente e procedimentos técnicos.

Gesseiro
Carga horária: 20011
Competência geral: Construir paredes, forros, revestimentos e acessórios em gesso, seguindo normas técnicas de qualidade, saúde, segurança, meio ambiente e procedimentos técnicos.

Montador de sistemas de construção a seco
Carga horária: 30011
Competência geral: Montar paredes, for ros, revestimentos, escadas, coberturas e elementos decorativos utilizando componenetes do sistema de construção a seco, seguindo normas técnicas de qualidade, saúde, segurança, meio ambiente e procedimentos técnicos.

Pedreiro de alvenaria
Carga horária: 16011
Competência geral: Construir alvenarias com e sem função estrutural, seguindo normas técnicas de qualidade, saúde, segurança, meio ambiente e procedimentos técnicos.

Pedreiro de revestimento
Carga horária: 160h
Competência geral: Executar revestimento argamassado em cerâmico, seguindo normas técnicas de qualidade, saúde, segurança, meio ambiente e procedimentos técnicos.

Pintor de obras imobiliárias
Carga horária: 16011
Competência geral: Executar pintura de obras imobiliárias, seguindo normas técnicas de qualidade, saúde, segurança, meio ambiente e procedimentos técnicos.

Eletricista em Instalações prediais
Carga horária: 24011
Competência geral: Executar instalações e manutenções elétricas prediais de baixa tensão, respeitando procedimentos e normas técnicas ambientais, de qualidade, saúde e segura,.

Serralheiro de alumínio
Carga horária: 16011
Competência geral: Executar a fabricação, instalação e manutenção de elementos diversos em alumínio, respeitando procedimentos e normas tecnicas, ambientais, de qualidade, saúde e segura,.

Instalador predial de tubulação a gás combustível
Carga horária: 22011
Competência geral: Executar instalações prediais de gás combustível e sua manutenção, respeitando procedimentos e normas técnicas ambientais, de qualidade, saúde e segurança.

Mestre de obras
Carga horária: 300h
Competência geral: Supervisionar as etapas de execução em canteiro de obras e participar na execução do planejamento da obra. Criando condições para garantir a qualidade, segurança no trabalho e a preservação ambiental

Instalador hidráulico
Carga horária: 180h
Competência geral: Executar instalação e manutenção de sistemas hidrossanitários, respeitando procedimentos e normas técnicas, ambientais, de qualidade, saúde e segurança.

Vidraceiro
Carga horária: 16011
Competência geral: Executar instalação e manutenção de vidros e seus componentes em edificações, respeitando procedimentos e normas técnicas ambientais, de qualidade, saúde e segura,.

Técnico em Edificações
Carga horária: 120011
Competência gerai: Desenvolver projetos de edificações, planejar e coordenar tecnicamente a execução da obra, considerando as normas técnicas de segurança e saúde do trabalho, bem como legislações especificas, assegurando as condições de qualidade, produtividade e meio ambiente.

Todos os cursos disponíveis nos estados estão no site Mundo SENAI.