2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca chega ao Brasil

2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca chega ao Brasil
2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca chega ao BrasilFoto: Divulgação | Receita Federal

2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca chega ao Brasil

Um avião com 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 chegou ao Brasil, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 23,. A aeronave posou no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e seguirá para o Rio de Janeiro para o imunizante ser distribuído pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Na Fundação, as vacinas vão passar por conferência de temperatura e integridade da carga, receberão etiquetas com informações em português e terão amostras encaminhadas para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. Todo este processo ocorrerá ao longo do dia e a previsão é a de que as doses estejam prontas ainda na madrugada desta quarta-feira, 24.

>>Inscrições para 180 mil vagas de recenseador do IBGE começam hoje (23)

No sábado, 27, há a previsão da entrega de mais dois lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). Com isso, a expectativa é a de que a Fiocruz produza mais 2 milhões de doses.

Enquanto negocia a chegada das doses prontas, a Fiocruz trabalha na produção local das vacinas Oxford/AstraZeneca. Segundo o acordo com a farmacêutica anglo-sueca, a Fiocruz vai produzir 100,4 milhões de doses de vacinas até julho, a partir de um ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado. A primeira remessa desse insumo já chegou ao Bio-Manguinhos e o primeiro milhão de doses produzido na Fiocruz tem entrega prevista para o período de 15 a 19 de março.

>>PEC que viabiliza pagamento do Auxílio Emergencial será votada nesta quinta-feira

Veja mais