200 mil pessoas caem em golpe do falso emprego no WhatsApp

O golpe consiste em receber um link pelo aplicativo de mensagens.

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


Um novo golpe está sendo divulgado por usuários do aplicativo (app) WhatsApp. A mensagem convida para participar de um processo seletivo na rede de supermercados Carrefour e promete salários de R$ 1.852. De acordo com a empresa de segurança Psafe, em menos de 24 horas, mais de 200 mil pessoas já foram enganadas.

O golpe consiste em receber um link pelo aplicativo de mensagens, alertando que o Carrefour está contratando profissionais com urgência, sem necessidade de ter experiência e para início imediato.

Ao acessar o endereço para checar as vagas disponíveis, é solicitado que o “candidato” responda a três perguntas: “Você conhece ou frequenta o Carrefour da sua cidade?”, “Você tem carteira de trabalho e realmente está interessado nessa vaga?” e “É maior de 18 anos?”. Independentemente das respostas fornecidas, a vítima é encaminhada para uma nova página que alega que só é possível agendar a suposta entrevista de emprego se compartilhar a oportunidade com 15 amigos via WhatsApp, para “preencher o mais rápido possível as vagas”. Dessa maneira, o golpe é disseminado rapidamente, com média de 10 mil cliques por hora.

Segundo a PSafe, é dessa forma que o golpe consegue se espalhar tão rapidamente, porque as pessoas recebem a mensagem de amigos e familiares.

Em nota, a rede Carrefour confirmou que a informação é falsa e recomendou aos usuários a somente acreditar em vagas que a empresa divulga por meio de portais como Vagas.com, Catho, Curriculum.com, InfoJobs e em seu perfil oficial no LinkedIn.