4 receitas de pão caseiro fáceis que prometem deixar o lanche mais gostoso

Tem coisa melhor que comer um pão bem quentinho no café da manhã? Se você também ama comidas de padaria (pães, bolos, salgadinhos e docinhos), não pode deixar de aprender alguns truques para botar em prática em casa. Para celebrar este dia 8 de julho – que é considerado o Dia do Panificador – nós separamos 4 receitas de pão caseiro fáceis que prometem deixar o lanche mais gostoso.

Apetitoso: confira como preparar receita de pão de aveia na frigideira

1. Pão caseiro simples

Caso você esteja buscando uma receita mais simples, uma boa dica é preparar o pão caseiro tradicional (feito basicamente com farinha, leite e ovos). Esse tipo de pão tem um sabor mais neutro, sendo ótimo para incrementar com geleia, queijo, presunto, requeijão e até mesmo pastinhas (de ricota ou atum, por exemplo). Fica uma delícia!

Você vai precisar de: 1 kg de farinha de trigo, 2 ovos, 150 ml de água filtrada, 350 ml de leite em temperatura ambiente, 5 colheres de sopa de açúcar, 3 colheres de sopa de manteiga, 1 colher de sopa de sal e 2 colheres de sopa de fermento em pó.

Em um liquidificador, coloque o açúcar, o fermento, a manteiga, os ovos, o leite e água e bata bem, até que fique uma mistura mais líquida e homogênea. Em seguida, despeje a mistura em um recipiente grande e, então, adicione o sal e vá acrescentando a farinha aos poucos – mexendo com uma colher de pau e atentando à textura para que a massa fique no ponto certo.

O ideal é que você não acrescente toda a farinha em um primeiro momento – comece a sovar bem a massa com as mãos e, caso a consistência fique macia, não precisa adicionar o resto. Deixe a massa descansar por cerca de 1h30 e, quando ela tiver crescido, corte-a com uma faca e faça o formato que desejar. Coloque em uma forma untada e, então, bote para assar no forno preaquecido a 200°C por cerca de 35 minutos. O resultado é pão bem fofinho que você pode comer de diversas formas.

>Conheça receitas fáceis de pão de cebola diferentes e deliciosas

2. Pão de batata

Você já experimentou pão de batata feito em casa? Ele fica uma delícia quando recheado com requeijão, sendo uma opção mais rebuscada para o café da manhã ou lanche da tarde. Por ser feito com batata, ele é uma opção altamente nutritiva e é mais simples de fazer do que parece.

Você vai precisar de: 2 batatas médias cozidas, 500 g de farinha de trigo, 2 ovos, 1 colher de sopa de margarina, 120 ml de leite, 5 colheres de sopa cheias de açúcar, 1 colher de chá cheia de sal e 2 colheres de sopa de fermento em pó.

Para preparar, coloque todos os ingredientes (exceto a farinha e o sal) no liquidificador e bata até que fique uma mistura homogênea. Em seguida, despeje o líquido em uma bacia grande e, então, vá acrescentando a farinha aos poucos, misturando sempre com uma colher de pau. Acrescente o sal, misture mais uma vez e, então, sove bem a massa com a ajuda de um rolo. Quando a massa estiver bem macia (e sem grudar nas mãos), faça bolinhas e deixe-as descansar por 45 minutos. Depois, leve para assar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos. Prontinho!

 Aprenda receitas de chips de frutas e legumes simples e deliciosas

3. Pão recheado com calabresa

Que tal preparar uma opção de pão recheado para servir em encontros de amigos e familiares? Apesar de ser um pouco mais trabalhosa que as demais, essa receita de pão recheado com calabresa é mais simples de fazer do que parece e fica deliciosa. Ou seja, vale super a pena no final!

Você vai precisar de: 1 kg de farinha de trigo, 450 ml de água filtrada, 2 ovos, 2 colheres de sopa cheias de açúcar, 1 colher de sopa de sal, 4 colheres de sopa de margarina, 2 colheres de sopa de fermento, 2 linguiças calabresas moídas, 500 g de muçarela ralada, 2 cebolas médias picadas, 1 gema, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Comece batendo a água, os 2 ovos, o açúcar, a margarina, o sal e o fermento no liquidificador. Em seguida, despeje o líquido em uma bacia e vá acrescentando a farinha aos poucos, até que a massa fique na consistência certa (macia, mas soltando das mãos). Depois, sove a massa por alguns minutos, até que ela dê liga, e divida em 6 porções. Deixe descansar por cerca de 20 minutos

Para preparar o recheio, basta misturar a linguiça moída com a cebola, o queijo, o sal e a pimenta a gosto. Caso julgue necessário, você também pode acrescentar um pouco de cheiro-verde e outros temperos de sua preferência. Misture tudo com uma colher de pau e reserve.

Agora, você deve abrir as 6 porções da massa, recheá-las com a linguiça e enrolar sem apertar muito. Espere mais 20 minutos, pincele a parte de cima dos pães com a gema e, então, coloque para assar em uma travessa untada no forno preaquecido a 180°C por cerca de 35 minutos (ou até que o pão fique dourado).

Aprenda três receitas de biscoito de leite em pó que você vai pedir bis

4. Pão doce caseiro de coco com leite condensado

Não tem como abrir mão de uma boa receita de pão doce, não é mesmo? Existem versões feitas com chocolate, doce de leite, coco, goiabada, leite condensado e diferentes combinações que ficam bem saborosas. Para fazer uma sobremesa simples e de dar água na boca, a nossa sugestão é apostar na combinação de coco com leite condensado.

Você vai precisar de: 1 kg de farinha de trigo, 2 ovos, 8 colheres de sopa de açúcar, 500 ml de leite em temperatura ambiente, 240 ml de óleo, 2 colheres de sopa de fermento em pó, 1 gema, 1 lata de leite condensado e coco ralado a gosto.

Para começar, coloque os ovos, o açúcar, o leite, o óleo e o fermento no liquidificador e bata até que a mistura fique homogênea. Em seguida, transfira o conteúdo para uma bacia grande e e, então, vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos, mexendo bem para que a massa fique macia e lisa. Sove com as mãos por mais uns minutos, divida a massa em 5 porções e faça o formato que preferir (de bolinhas ou trançado, por exemplo).

Cubra os pães com um pano e deixe-os descansar por 40 minutos, para que a massa cresça. Depois, pincele a gema na parte de cima dos pães e coloque-os para assar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 35 minutos. Depois – quando o pão já estiver praticamente pronto -, tire a assadeira, jogue o leite condensado e o coco ralado por cima e deixe mais uns minutos no forno. O resultado fica supersaboroso!

Fonte:Casa Prática Qualitá

Veja mais