5 cheiros que não saem das mãos quando se cozinha

Autor: Receitas Sem Fronteiras

Publicada em


Ah…! Que prazer preparar um ótimo jantarzinho para as pessoas que a gente ama! Entretanto, quem diz “cozinha”, diz frequentemente “odores”… Certamente já aconteceu de você se deparar com seus cabelos cheirando a fritura, não? E o que dizer dos cheiros que “grudam” nas mãos? Considerando que elas estão constantemente em contato com os alimentos que se prepara, é difícil evitar que isto aconteça, mas existem boas soluções.

E você, quais são os alimentos cujo odor permanece mais tempo em suas mãos? 

Alho 
Para começar, já é difícil retirar todo o cheiro de alho do espremedor de alho ou outra vasilha (com exceção do vidro) que ele tenha tocado… então imagine como o alho pode ficar entranhado na sua pele! Mesmo depois de ter limpado com muito cuidado as suas unhas, seu cheiro não deixa suas mãos. Para reduzir um pouco este fenômeno, você pode esfregá-las com suco de limão ou bicarbonato de sódio. O que é ótimo e funciona com melhor resultado é o “sabão em aço inox”, mas o grande segredo é enxaguar as mãos com bastante água e a seguir esfregá-las bem com este “sabão”, passando em toda a pele. Vá enxaguando e só depois passe o sabonete normal. Se fizer o contrário não funciona, o sabonete fixa o cheiro de alho… Agora que você conheceu o “sabão de aço inox”, me acompanha em um delicioso pão de alho?

Cebola 
Querendo evitar o mau hálito, muitas pessoas evitam colocar cebola crua nas saladas. Dar uma ligeira fervura nas cebolas é uma solução… mas como é preciso cortá-las de qualquer maneira, o que fazer para evitar o cheiro que se fixará nas mãos por horas… Fácil! Utilize os mesmos recursos que você utiliza para o alho! Mas já que o cheiro é inevitável, mas tem solução, o que você acha de fazer uma sopa de cebola divina?

Peixe 
Existe uma solução simples para evitar o cheiro forte de peixe que fica nas mãos: pedir ao seu peixeiro que tire os espinhos e, se for o caso, as escamas ou pele e… se possível, cortar em postas ou filés!!! Bom, nem sempre isto é possível, principalmente quando se compra em supermercados ou congelados… Quando se manipula o peixe, para temperá-lo ou recheá-lo, pode-se usar o recursos das luvas… ou, então, esfregar as mãos com suco de limão ou tentar o sabão de aço… O mesmo pode acontecer quando se manipula a carne para preparar almôndega, ou hambúrguer ou outra iguaria qualquer! Para os peixes, você tem mais de uma solução, então, vamos propor mais de uma receita pra você se esbaldar:salmão com manteiga de alho e alecrim, um típico ceviche chileno ou um saudável bolinho de bacalhau de forno?

Cominho, curry e outras especiarias 
A cozinha indiana ou marroquina ou outra qualquer que utiliza muitas destas especiarias é realmente deliciosa e todos amam! Mas, aí também… horas depois, você pode sentir todo o aroma do menu em suas mãos! Mas quando você vir seus convidados lambendo os lábios, se deliciando com seu menu, você sentirá tanto orgulho que esquecerá este pequeno detalhe… E venhamos e convenhamos, embora não seja nada bom cheirar à cozinha, estes aromas não são tão desagradáveis assim! Aproveite e conheça um pouco mais sobre acozinha marroquina!

Baunilha 
Oufff! Felizmente existem também bons odores que ficam nas mãos! Relembre a última vez que você fez uma massa sablée em casa: a baunilha não perfumou seus dedos durante horas? É bom lembrar que a baunilha é utilizada em muitas misturas de perfumes famosos e muito usada para perfumes de crianças! Ela também está presente em clássicos da culinária como o crème brûlée francês ou o tradicional e mundialmente conhecido: arroz doce! 
*Receitas Sem Fronteiras