5 dicas práticas para conseguir emprego mais rápido

Autor: Redação

Publicada em


5 dicas práticas para conseguir emprego mais rápido
5 dicas práticas para conseguir emprego mais rápido

5 dicas práticas para conseguir emprego mais rápido. A fase de procura por um emprego não é uma das mais divertidas das nossas vidas. Um mix de ansiedade e medo acaba por transformar essa importante tarefa em algo que nos tira muitas vezes até o foco do que fazer, dificultando em muito as decisões a serem tomadas.

Muitas são as preocupações: por onde começar, quais a prioridades a serem estabelecidas na hora de elaborar um currículo e o temido momento da entrevista. Dicas mirabolantes são o que não faltam, mas para se dar bem nessa missão, coisas mais básicas podem ser o certo a se fazer.

Vamos às dicas para encontrar um emprego mais rápido?

Para ajudar quem está nessa situação, reunimos três conselhos sobre como se conectar com as melhores oportunidades e ser contratado. Confira a seguir:

1. Não atire para todo lado

Por mais que possa parecer uma boa estratégia no curto prazo, escolher um emprego simplesmente porque foi o que deu certo vai trazer problemas sérios em um futuro não tão distante! Vale dedicar um tempo ao autoconhecimento, buscando entender qual o trabalho ideal para você, antes de começar a mandar currículos.

2. Aponte para o alvo certo

Com essas informações mais claras na cabeça, foque no ramo de atuação desejado e investigue as empresas mais importantes nas quais você gostaria de ser entrevistado e futuramente trabalhar. Faça uma varredura nos diversos benefícios e remuneração, bem como a boa fama da empresa entre os funcionários. De cara, já dá para eliminar um monte de empresas que não preencham esses requisitos.

3. Elabore um currículo completo e adequado

O currículo deve ser completo, porém objetivo. Evite gracejos inoportunos, ainda que a empresa seja mais descontraída. Claro, há ramos como o da Publicidade em que a criatividade conta muito, mas mesmo assim, é sempre aconselhável saber se até na hora de ser original você não está sendo infantil ou demasiadamente alegórico.

Evite também um currículo muito padrão, como tivesse copiado online e mudado as informações. Cite suas qualidades e conquistas, sendo essa última de forma detalhada nos pontos mais relevantes para a vaga.

4. Invista na sua rede

Se você está buscando um emprego, o mercado tem que saber quem você é. Currículo e LinkedIn atualizados são requisitos, mas não suficientes – é preciso ativar a sua rede e entender quais contatos podem te ajudar a se conectar com uma boa oportunidade de trabalho.

5. Participe de eventos de recrutamento

Quanto mais você interage e conversa com outras pessoas, mais provável é que oportunidades apareçam para você. Falar diretamente pelo Linkedin com profissionais e recrutadores é uma forma de criar essas conexões, mas participar de eventos ou feiras de recrutamento pode render um número muito maior de interações e contatos. A Fundação Estudar, por exemplo, promove duas feiras gratuitas de recrutamento no mês de agosto, a Conferência Na Prática, que vai reunir empresas de gestão empresarial e mercado financeiro.