5 dicas que vão facilitar sua vida na hora de lavar roupas

5 dicas que vão facilitar sua vida na hora de lavar roupas.
5 dicas que vão facilitar sua vida na hora de lavar roupas

5 dicas que vão facilitar sua vida na hora de lavar roupas.

Toda dona de casa tem seus truques para cuidar melhor das roupas e fazer lavagens mais eficientes.

 Além das dicas para lavar as roupas que são recomendadas pelos fabricantes de produtos próprios para roupas, há também aquelas que são descobertas no dia a dia e acabam virando parte da rotina. Veja quais são e experimente em casa.

>Mistura para deixar panela brilhando que toda dona de casa precisa saber

5 Dicas para lavar as roupas

Você pode usar as dicas a seguir tanto para lavar roupas na máquina quanto para lavar roupas à mão. O importante é seguir cada truque de modo correto, para que suas roupas não venham a estragar.

1. Aspirinas para clarear roupas

Se você costumava usar a aspirina só para aliviar a dor de cabeça, saiba que ela também tem outra utilidade: branquear roupas amareladas.

A propriedade da aspirina que torna esse efeito possível é o ácido salicílico. O uso é recomendado especialmente para aquelas manchas de suor que ficam na parte das axilas das camisas brancas.

Para aplicar, você deve dissolver 5 comprimidos de aspirina de 325 miligramas em 2 litros de água quente. Para facilitar, pode esmagar os comprimidos antes de colocá-los na água.

Misture bem. Mergulhe a peça manchada na água e deixe agindo durante 8 horas. Depois é só enxaguar e centrifugar normalmente na máquina e levar para secar no sol.

Se a mancha for de sangue, faça o processo em água fria. Se a mancha estiver seca, umedeça a peça e esfregue a aspirina direto na mancha.

Deixe agir pelas mesmas 8 horas e não utilize outros tipos de produtos até que a mancha seja removida.

>Governo libera novo site para consultar situação do Auxílio Emergencial: veja passo a passo

2. Xampu de bebê para recuperar roupas que encolheram

Colocou sua roupa na máquina sem olhar as recomendações da etiqueta e a peça encolheu? E agora, será que tem volta? Calma, use xampu de bebê.

É isso mesmo, essa é mais uma das dicas para lavar as roupas, ou melhor, recuperá-las, que funciona. Veja como fazer.

Em um balde, misture um quarto de xícara de xampu de bebê com três colheres de sopa de condicionador. Complete com água quente o suficiente para cobrir a peça de roupa.

Deixe a peça de molho durante 12 horas, depois estique-a, devagar, para observar se voltou ao tamanho normal. Torça delicadamente e coloque para secar. Depois seque com ferro a vapor para amaciar a peça e voltar a usar.

3. Classifique as roupas pela densidade do tecido, não só pela cor

Separar as roupas para lavar considerando as cores é uma das dicas para lavar as roupas mais importantes para evitar manchas.

Mas separar pela densidade do tecido também. Então, esses dois fatores são igualmente importantes se quiser manter suas roupas em bom estado de conservação por mais tempo.

O que acontece se você mistura peças muito leves com peças muito pesadas, como por exemplo jeans e blusinha de seda, é que as pesadas vão acabar enroscando nas leves, o que poderá danificar o tecido.

É claro que nem sempre você pode separar cada tipo de tecido ou nunca terá roupa o suficiente para encher a máquina. Nesse caso, procure os tecidos com densidade e cores mais semelhantes ou lave determinadas peças muito delicadas à mão

>Aprenda como manter roupas perfumadas e cheirosas por um bom tempo

4. Creme de barbear para tirar manchas de maquiagem

Voltou do trabalho ou da festa e percebeu que a sua roupa ficou com mancha de maquiagem? Não coloque direto na máquina, pois, dependendo da maquiagem, vai absorver ainda mais.

O truque é pegar creme de barbear e aplicar um pouco da espuma sobre a mancha. Deixe agir durante alguns minutos e depois enxague para conferir o resultado. Somente depois de remover a maquiagem por completo você pode lavar a peça normalmente.

5. Secador de cabelos para remover manchas difíceis

A função do secador de cabelos na remoção de manchas de roupa é que seu calor vai amolecer a mancha que estiver grudada no tecido, ajudando na sua remoção.

Vai funcionar especialmente se a mancha for gordurosa, como de maquiagens, de giz de cera ou mesmo gordura de comida. Mas não faça isso se na etiqueta da peça disser que ela não possa receber esse tipo de calor.

Fonte: Dicas Online

Veja mais