5 produtos de limpeza pesada e como usá-los corretamente na faxina

Além de cumprir as tarefas básicas de limpeza no dia a dia (como lavar a louça e as roupa), também é necessário se dedicar a uma faxina pesada de vez em quando – o que inclui lavar os pisos, utensílios de banheiro, cozinha e diferentes superfícies da casa de forma mais caprichada. Mas sabia que, com os aliados certos, a faxina se torna bem mais simples do que parece? Para te ajudar nessa missão, confira 5 produtos de limpeza pesada e como usá-los corretamente na faxina.

>Produtos caseiros fáceis que você precisa usar para ter cabelos saudáveis

1. Água sanitária é ótima para desinfetar ralos, pias e tirar manchas de roupas brancas

Quando o objetivo é desinfetar ralos, pias, pisos ou a parte interna do vaso sanitário, a água sanitária funciona como principal aliada. Esse produto de limpeza atua como alvejante e desinfetante, sendo indicado para eliminar microrganismos e também tirar manchas de roupas brancas. Vale destacar, no entanto, que a água sanitária é considerada um produto abrasivo e, por isso, deve ser manuseada com bastante cuidado. Caso você tenha um animal de estimação em casa, por exemplo, o ideal é evitar usá-la na lavagem dos pisos, pois o produto pode causar alergias no pet.

>Veja outros produtos que podem remover esmaltes e você não sabia

2. Limpador com cloro ativo é indicado para lavar azulejos, louças de banheiro e outras superfícies laváveis

Tem coisa melhor que sentir aquele cheirinho de limpeza depois de lavar os pisos da casa? Na hora de desinfetar diferentes superfícies laváveis, como azulejos, acrílicos, pisos de cerâmica e louças de banheiro, a nossa dica é apostar no limpador com cloro ativo. Ele é o responsável por eliminar microrganismos, sujeiras profundas e deixar um aspecto de limpeza sem igual nos ambientes.

>Aprenda dicas para fazer seus produtos de maquiagem durarem mais

3. Saponáceo serve para limpar e polir panelas, eletrodomésticos de cozinha, pisos e pias

Para limpar e polir bem superfícies de inox (como panelas e eletrodomésticos de cozinha), pisos laváveis e pias, você pode recorrer ao saponáceo em pó ou cremoso. Esse produto é bem forte, tem grande potencial desinfetante e ajuda a remover manchas de limo e de comida queimada com mais facilidade. Para limpar superfícies que não podem riscar – como panelas, geladeira e fogão -, por exemplo, a nossa dica é usar um paninho com saponáceo cremoso para tirar a mancha pontualmente. Caso haja algum rejunte encardido ou manchas mais insistentes, em contrapartida, use o saponáceo em pó diluído em água e esfregue bem com uma esponja. Esse produto é uma verdadeira mão na rosa!

4. Limpador desengordurante é indicado para limpezas pesadas de pias, pisos e fogões

Muitas pessoas costumam confundir o limpador desengordurante com o detergente simples – afinal, os dois produtos cumprem a função de eliminar gorduras e sujeiras de diferentes superfícies. No entanto, o limpador desengordurante pode ser considerado um produto mais forte – tem maior potencial de eliminar gorduras, remover manchas e, geralmente, é usado em limpezas mais caprichadas de pias, pisos e fogões.

7 alimentos usados no lugar dos produtos de limpeza que dão resultados incríveis

5. Removedor de limpeza pesada ajuda a tirar manchas de vidros, azulejos e algumas superfícies de inox

Para limpar camadas mais espessas de gordura, a melhor dica é recorrer ao removedor de limpeza pesada, que funciona como solvente. Esse produto pode ser usado em vidros, azulejos, alguns eletros de inox (como coifas e exaustores) e também serve para limpar pincéis, pois consegue dissolver tintas e sujeiras com facilidade. Vale destacar, no entanto, que o removedor solvente tende a ser tóxico e, por isso, deve ser usado em casos mais extremos – ou seja, quando for realmente difícil remover manchas de gordura.

Obs.: Para manusear produtos de limpeza pesada com mais segurança, uma boa dica é usar luvas – principalmente ao lidar diretamente com removedores ou água sanitária. Assim, você evita sofrer algum tipo de alergia nas mãos.

Fonte:Casa Prática Qualitá

Veja mais