5 receitas caseiras de beleza para testar no fim de semana

5 receitas caseiras de beleza para testar no fim de semana

Com o fim de semana em vista, é hora de pensar o que fazer com esse tempo livre muito bem-vindo. Descansar, claro. Mas quem sabe aproveitar, junto com o descanso, para dar mais atenção à pele, unha e cabelo e investir naqueles tratamentos de beleza caseiros que não são possíveis no dia a dia?

Veja abaixo 5 receitas caseiras de beleza para testar no fim de semana:

Veja mais: Banho de brilho no cabelo: para que serve e como fazer em casa

1) Corpo | Esfoliante corporal de amêndoas e óleo de coco caseiro

Ingredientes
1 xic. (chá) de açúcar
1 xic. (chá) de polpa de amêndoas
1/2 xic. (chá) de óleo de coco
Essência a gosto (opcional)

Como fazer
Deixe as amêndoas de molho por cerca de 10 horas antes de batê-las com três xícaras de água. Em seguida, é preciso coar o “leite” e espremer a polpa até que fique bem sequinha. Misture a polpa, o açúcar e o óleo de coco e, se desejar, coloque algumas gotas de uma essência de sua preferência. Espalhe por todo o corpo e enxague.

Veja também: Hidratei meu cabelo com babosa e os fios ficaram assim

2) Cabelo | Use vinagre de maçã para limpar o couro cabeludo

Prepare a solução: Para usar o vinagre de maçã no cabelo, basta misturar um copo de água com duas a quatro colheres de sopa de vinagre para usar na lavagem dos fios e reserve.

Lave os cabelos e aplique a solução no couro cabeludo: Depois de lavar os cabelos com shampoo e enxaguar bem, despeje lentamente a mistura de vinagre e água por todo o couro cabeludo, deixando o líquido escorrer por todo o comprimento do cabelo.

Massageie: Massageie a região do couro cabelo, o que além de potencializar os efeitos do vinagre ajudam a estimular a circulação sanguínea na região e estimular o crescimento do cabelo.

Espere agir: Deixe agir por cerca de 1 a 3 minutos e retire o vinagre do cabelo enxaguando com água. Não precisa usar condicionador, se não quiser.

Outra dica: Se seu cabelo for seco, use apenas duas colheres de sopa de vinagre. Já se seus cabelos forem oleosos e/ou tenham muita caspa, use de três a quatro colheres de sopa de vinagre para cada copo de água. Essa mistura pode ser ajustada de acordo com o que funciona melhor para o seu tipo de cabelo. Nunca utilize o vinagre sozinho, sempre dilua o produto em água antes da aplicação.

Viu essa? 10 cuidados para deixar o cabelo saudável e muito mais bonito

3) Unhas | Tratamento com laranja ou limão para fortalecer as unhas

Você vai precisar de uma laranja ou um limão, uma colher de chá de açúcar e óleo de amêndoas. Extraia o suco da fruta e misture com o açúcar. Mergulhe as unhas no líquido e, em seguida, esfregue-as com um algodão embebido em óleo de amêndoas. Realizar o procedimento todos os dias.

Se você perceber que suas unhas se quebram com uma facilidade maior que o comum, não deixe de consultar um médico.

4) Cabelo | Receita de hidratação caseira para o cabelo usando abacate

Ingredientes

  • Meio abacate amassado
  • 1 colher de sopa de mel
  • 4 colheres de sopa de leite integral

Modo de Fazer

Misture bem os ingredientes e aplique em todo o comprimento dos fios. Deixe o creme no cabelo por 30 minutos, com uma toalha úmida e aquecida enrolada na cabeça. Depois enxague abundantemente até retirar toda a mistura e finalize o cabelo como sempre faz.

Frequência ideal de hidratações

Depende. “Fios bastante danificados por química, como tinta, alisamento, escova progressiva ou relaxamento, podem se beneficiar com duas aplicações por semana. Quem está apenas com o cabelo desidratado e pouco ressecado, já é possível recuperar a maciez com uma única aplicação por semana”, diz Ursula.

Se os seus cabelos forem oleosos, então o melhor é apostar nessa máscara em uma frequência bem menor. “Quem tende a sofrer com oleosidade no couro cabeludo deve deixar a máscara para uma frequência quinzenal com a seguinte ressalva: espalhe o cosmético apenas nas pontas”, finaliza a dermatologista.

Saiba mais: Óleo de coco e alecrim: Tratamento caseiro para fazer o cabelo crescer

5) Rosto | Esfoliante natural de óleo de coco com açúcar

Ingredientes
– 1/4 xícara de óleo de coco;
– 1 xícara de açúcar.

Modo de fazer
Misture a medida do óleo de coco com a do açúcar. Neste caso, sugerimos o açúcar orgânico, no qual não foram utilizados fertilizantes químicos. Deposite a mistura em um pote de vidro com tampa para fugir dos insetos, pois lembre-se: estamos trabalhando com açúcar e óleo de coco!

Modo de usar
Escolha o período noturno, antes de dormir, uma vez que a pele ficará livre de maquiagem e poderá se renovar. Inicialmente lave seu rosto com água corrente, depois aplique um pouco do esfoliante natural de açúcar e óleo de coco e faça movimentos específicos para cada área do rosto. Em seguida, lave bem a região com água fresca e deixe a pele se regenerar.

Essa é boa: Hidratei meu cabelo com babosa e os fios ficaram assim

Veja mais