6 receitas naturais para Hidratar e Fortalecer os Cabelos em casa

6 receitas naturais para Hidratar e Fortalecer os Cabelos prevenindo quedas
6 receitas naturais para Hidratar e Fortalecer os Cabelos prevenindo quedas

6 receitas naturais para Hidratar e Fortalecer os Cabelos prevenindo quedas.

Tratamentos de hidratação e fortalecimento do cabelo são uma das melhores formas de prevenir o desgaste e a quebra dos fios. Além disso, ajudam no crescimento do cabelo e previnem a queda de cabelo. Se você quiser evitar produtos industrializados e caros, que tal experimentar algumas receitinhas naturais? Você pode fazê-las na sua própria cozinha, usando óleos essenciais, ervas e até mesmo frutas.

>Alisamento com progressiva estraga o cabelo? Veja 4 mitos e verdades

Seguem algumas receitinhas práticas, naturais e econômicas:

1. Máscara Fortalecedora de Abacate

Essa máscara caseira tem todos os nutrientes que seu cabelo precisa. Ótima para o fortalecimento. Fiz um tratamento com essa máscara e tive ótimos resultados. Confira receita:

Ingredientes

  • 1 pedaço de abacate
  • 1 gema de ovo
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • 1 tampinha de pantenol
  • 1 colher de sopa de aloe vera
  • 4 gotas de óleo essencial de alecrim
  • 4 gotas de óleo essencial de hortelã

Receita: Coloque o abacate em um mixer ou liquidificador. Acrescente a gema do ovo e bata até se transformar em um creme. Coloque em um recipiente e adicione os ingredientes. Misture bem. Passe a mistura em todo o couro cabeludo até umedecer por completo. Nas pontas dos fios coloque o óleo vegetal. Deixe agir por 30 minutos e depois lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador.

>Corte bordado promete acabar com pontas duplas: saiba quem pode fazer e os benefícios

2. Vinagre de Maçã

O Vinagre ajuda a restaurar o cabelo com seu pH mais ácido. Ele sela as cutículas, deixando o cabelo mais brilhante, mais forte e menos propenso à quebra, além de remover o acúmulo de produto que sufoca o couro cabeludo. Ainda ajuda no crescimento natural dos fios. Assim, para deixar o seu cabelo realmente 100% em termos de crescimento e de qualidade, o vinagre é um excelente tratamento.

Receita: misture 1 parte de vinagre de maçã com duas partes de água. Para minimizar o odor, adicione algumas gotas de seu óleo essencial favorito. Use como um enxágue final após você lavar os cabelos. Pode ser usado de uma a duas vezes na semana.

>15 dicas fáceis para o cabelo crescer rápido, bonito e saudável

3. Ovo e Azeite de Oliva

O ovo é rico em proteínas, vitaminas e ácidos graxos. As vitaminas ajudam também no crescimento saudável dos fios. Muito usado em produtos de beleza, nos cabelos ele hidrata, dá brilho e promove um tratamento profundo, dando proteção e nutrição. Uma hidratação com azeite de oliva repara as cutículas dos fios e restaura a maciez, reduz o frizz e o volume, melhora as pontas duplas, melhora a textura do cabelo, fortalece os fios e dá brilho as madeixas.

Receita: Misture 2 gemas (pode ser o ovo inteiro também) com 2 colheres de sopa de azeite de oliva. Em seguida, dilua a mistura com um pouquinho de água (50 ml). Passe aos poucos a mistura no couro cabeludo e no comprimento, massageando bem lentamente. Deixe agir por 20 minutos e lave os cabelos normalmente.

4. Alecrim

O alecrim é extremamente rico em antioxidantes, os quais combatem os radicais livres. Assim, é uma boa opção para combater queda de cabelo. O alecrim é bom para regenerar, diminuir a queda e estimular o crescimento do cabelo. É certo que o alecrim tem propriedades anti-seborreicas e diversos estudos provaram que também pode diminuir a ação hormonal do DHT.

Receita: Faça o chá de alecrim (mais ou menos 50 ml). Em seguida, massageie a mistura em seu cabelo, começando nas extremidades e trabalhando o caminho até o couro cabeludo.  Para potencializar os efeitos, pode colocar umas gotinhas de óleo essencial de alecrim. É muito leve e não é oleoso. Use o chá com os cabelos limpos. Faça uma ou duas vezes na semana.

>Novo Chá Seca Barriga com 3 ingredientes elimina gordura com rapidez

5. Máscara de Banana

Bananas são uma fonte muito rica de potássio e vitaminas A, E e C: uma escolha perfeita para tratar as madeixas. É uma dica simples e barata para fazer em casa. A banana protege o cabelo, doa brilho e ajuda a combater a caspa, favorecendo o crescimento saudável.

Receita: Escolha uma banana madura e amasse até virar uma pasta (use um processador de alimentos, se quiser, para se certificar de que não existem quaisquer pedaços). Aplique em todo cabelo, inclusive couro cabeludo e cubra com um saco plástico. Deixe agir por 20 minutos e enxágue bem.  Você também pode adicionar azeite de oliva ou óleo de amêndoas para potencializar a hidratação.

>Salva qualquer cabelo: 6 receitas caseiras para hidratação profunda

6. Óleo de Amêndoas

O óleo de amêndoas doces tem um alto poder de hidratação, tanto para a pele como para os cabelos. Se você está tentando  fortalecer  e acelerar o crescimento  dos cabelos,  o óleo de amêndoas é um meio simples e eficaz para isso. O óleo de amêndoa é útil porque tem ácidos graxos saudáveis, deixa os cabelos macios, ajuda a recuperar fios danificados e diminui o volume.

Receita: Reserve uma colher de sopa de óleo de amêndoa (mais ou menos, dependendo do comprimento e da espessura do seu cabelo) e massageie seu couro cabeludo até as extremidades de seu cabelo. Deixe agir por 15 minutos. Em seguida, lave os cabelos normalmente.

Fonte: Beleza e Saúde

Veja mais