Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

7 temperos ajudam a reduzir a quantidade de sal na comida

7 temperos ajudam a reduzir a quantidade de sal na comida
7 temperos ajudam a reduzir a quantidade de sal na comida

7 temperos ajudam a reduzir a quantidade de sal na comida.

É importante manter a pressão sanguínea sob controle, uma vez que ela é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência cardíaca e renal.

A pressão alta pode ocorrer por muitos motivos, incluindo a ingestão descontrolada de sódio. Muitos alimentos ultra processados, contém alta quantidade de sódio como embutidos, enlatados, biscoitos salgados, maionese, alimentos em conserva, sopas e temperos prontos. Em relação ao sal de cozinha, alimento riquíssimo em sódio, o médico adverte que devemos consumir no máximo 5g por dia, o equivalente a 5 colheres de café rasas.

>Rápido e fácil: Receita de pudim com dois ingredientes

O Dr. Marcelo Sampaio, cardiologista e membro do comitê científico do LAL, afirmou que existem alguns substitutos do sal que podem trazer muitos benefícios para a saúde. Veja abaixo.

Confira 7 temperos que podem tornar a alimentação saudável e prazerosa:

1. Alho

Além de combinar com praticamente todas as comidas, é um anti-inflamatório natural. Na gripe, ajuda a eliminar secreções respiratórias e induz a sudorese, diminuindo a febre. Ajuda a prevenir a arteriosclerose e abaixar a pressão arterial. Ajuda a remover a gordura da alimentação fazendo com que o organismo não a absorva completamente. Pode ser utilizado na forma de óleo, que tem recomendação de 60-100mg/dia, ou bulbo seco, 2 a 4g, 3 vezes ao dia.

>Batata recheada e arroz de frango: duas receitas rápidas e deliciosas

2. Cebola

Limpa secreções respiratórias, melhora dores articulares, é antidepressiva, antioxidante e anti-inflamatória. Cuidado com a cebola crua em excesso, pois podem “agredir” o estômago. Caso haja sensibilidade, use-a na forma de caldos.

3. Limão

Tem propriedade anti-infecciosa, pode ser utilizado tanto na forma de sucos como na forma de chás. Utilizado para infecção urinária, pois cria um meio impróprio para a sobrevivência da bactéria no trato urinário. Cai muito bem para temperar saladas e peixes.

>É fit: 5 receitas fáceis e saborosas de crepioca

4. Tomilho

Antisséptico, ajuda na prevenção de problemas respiratórios, reduz o colesterol e protege contra o envelhecimento das células. Utilize nos temperos, principalmente em alimentos consumidos crus como a salada e nas carnes como frango e carne vermelha

5. Manjericão

Antiviral, auxilia no tratamento de cataratas e diabetes. Acelera a cicatrização da pele e protege contra desconfortos intestinais. As folhas frescas podem ser consumidas com peixes ou rizotos, as folhas secas ou em pó para temperar várias preparações e alimentos .

>Sobras: Aprenda a reutilizar sobras da geladeira em novas refeições

6. Salsa

Utilizada para problemas de circulação e retenção de líquidos, celulite, anemia e esgotamento físico. Beneficia a digestão e tireoide. Pode ser utilizado in natura, em forma de pastas ou em chás. Consumir 3 folhas de salsa antes das principais refeições ajuda a retirar as toxinas do organismo.

Na forma de pasta, pode-se fazer um patê de salsa utilizando um maço e água suficiente para bater no liquidificador e ficar na consistência adequada. Tempere com azeite e passe em pães e torradas.

7. Alho Poró

Um vegetal com alto teor de fibras e inúmeras vitaminas e minerais, contribui para o bom funcionamento do intestino, previne câimbras, fortalece os músculos e estimula a calcificação óssea. Previne o envelhecimento, melhora o sistema cardiovascular e estimula o sistema de defesa.

Na culinária, por ter um sabor suave em relação a salsa, cebola e cebolinha, cai bem em quase todas as preparações culinárias.

*Com informações da assessoria

Comentários estão fechados.