8 calmantes naturais para ajudá-lo com o nervosismo

8 calmantes naturais para ajudá-lo com o nervosismo
8 calmantes naturais para ajudá-lo com o nervosismo/ © DR

8 calmantes naturais para ajudá-lo com o nervosismo

Momentos de nervosismo e ansiedade fazem parte da vida de qualquer pessoa, mas o que acontece quando deixam de ser esporádicos e se tornam rotina? É preciso olhar para dentro de si mesmo o que está causando esse desconforto, além de recorrer aos calmantes naturais na tentativa de acalmar os nervos.

A natureza é uma grande aliada na busca pela paz. No entanto, se os métodos naturais não funcionarem e você continuar a se sentir estressado, deprimido ou ansioso, vale a pena consultar um psicólogo ou psiquiatra para resolver o problema.

>>Combate rugas e marcas de expressão com essa máscara natural

Quais são os melhores analgésicos naturais?

As ervas que atuam como analgésicos naturais contêm fitoterápicos, que aumentam a liberação de dopamina, serotonina e norepinefrina, neurotransmissores que modulam o sistema límbico e ativam o córtex cerebral.

O resultado é uma melhora no humor, na qualidade do sono e na memória, e uma diminuição nas respostas ao estresse e ansiedade.

Vale a pena apostar em chás, sucos, águas com sabores e até em receitas que utilizam esses ingredientes sagrados, capazes de acalmar o coração e a mente.

Kawa-kawa

Utilizado há mais de 3.000 anos na Polinésia e na Malásia para o tratamento de doenças, tem efeito ansiolítico e sedativo, sendo uma excelente opção para quem sofre de ansiedade e distúrbios do sono. O seu uso interage com outros medicamentos, pelo que esta erva só pode ser consumida mediante receita médica.

Raiz dourada

Também chamada de raiz dourada, essa planta perene possui substâncias ativas que aumentam a capacidade protetora do organismo contra o estresse físico. Seus antioxidantes, por exemplo, combatem os radicais livres e o frio, levando a uma maior sensação de bem-estar.

Além disso, a planta funciona como um estimulante e é uma boa opção para aqueles dias em que parece muito difícil sair da cama.

>>3 máscaras caseiras para combater o frizz e o ressecamento do cabelo

Valeriana

O extrato de valeriana é um dos melhores analgésicos naturais, com eficácia comprovada por evidências e estudos clínicos, pois tem efeito ansiolítico, moderador do humor e facilitador do sono, além de relaxante muscular.

A planta atua nos receptores de serotonina e melatonina, que estão diretamente relacionados ao sono e à resposta do organismo.

Grama de San Juan

Amplamente consumida pelo seu efeito diurético e digestivo, a erva de São João é rica em fito complexos de ação calmante, além de estar associada ao combate à depressão e ao tratamento da insônia.

Da mesma forma que o kawa-kawa, deve ser prescrito pelo médico, pois seu uso de forma inadequada prejudica a saúde.

Camomila

Antigamente conhecida entre os analgésicos naturais, a camomila é rica em flavonóides, cuja ação antioxidante previne os radicais livres que causam estresse, e a glucenia, substância que tem um poder calmante sobre os nervos.

A apigenina, também um flavonoide, se liga aos receptores cerebrais de uma forma que reduz o estresse e a ansiedade. Portanto, aproveite os benefícios da camomila !

>>Máscara de tomate para fortalecer e hidratar os cabelos

Saltar

Você provavelmente conhece esta planta da produção de cerveja, mas deve saber que é uma das melhores opções no tratamento de distúrbios de agitação, ansiedade e sono. Em excesso, no entanto, pode diminuir a libido

Passiflora

A passiflora de maracujá nada mais é do que a flor do maracujá um dos melhores analgésicos naturais que existem.

Com função ansiolítica, atua diretamente sobre os receptores GABA, componente químico responsável pelo equilíbrio da agressividade e pelo correto funcionamento do sistema nervoso central.

Erva Doce

O chá de erva-doce é um velho conhecido em todo o mundo. Além de ser rico em flavonóides que aumentam a concentração de antioxidantes, também estimula a produção de melatonina, responsável pelo ciclo do sono. O resultado é que você sente uma qualidade melhor quando se trata de dormir.

>>4 remédios caseiros para cobrir cabelos grisalhos sem danificar os fios

Dicas para lidar com o nervosismo

Roer as unhas, fumar cigarro após cigarro e descontar doces não o ajudará a lidar com o nervosismo e também prejudicará sua saúde. Saiba mais sobre algumas dicas mais eficazes:

  • Controle a respiração, por mais difícil que pareça. Com a boca fechada, respire fundo e expire lentamente. Repita quantas vezes forem necessárias até se sentir mais calmo.
  • Coma 75% de chocolate com cacau, que é meio amargo, rico em flavonóides, antioxidantes e polifenóis, que irão aliviar um pouco sua ansiedade. Mas coma devagar, saboreando aos poucos.
  • Prepare-se para dormir! Desligue a televisão e deixe o celular de lado por pelo menos 30 minutos antes de ir para a cama. Beba um chá relaxante, tome um banho quente, massageie o rosto e o corpo com um creme e leia algo leve antes de adormecer.
  • Se sentir que o nervosismo está afetando seu desempenho no trabalho, saia para uma caminhada, beba água ou tente se divertir com algo divertido. Não funcionou? Seja realista e faça uma tarefa mais simples ou peça ajuda a um parceiro.
  • Aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes, que contêm pouca gordura e são ricos em minerais e vitaminas que auxiliam no relaxamento.
  • Todos os dias, sem exceções, reserve um tempo para si mesmo. Pode ser para tricotar, ler um livro, correr ou apenas assistir a uma série que você goste. O importante é se cuidar.

Lembre-se que os dados exibidos neste site não substituem a opinião de um médico. Portanto, antes de incluir qualquer alimento em sua dieta, verifique com seu médico se é apropriado para você.

Veja mais