Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

8 erros encontrados em currículos que eliminam de primeira

8 erros encontrados em currículos que eliminam de primeira
8 erros encontrados em currículos que eliminam de primeira

8 erros encontrados em currículos que eliminam de primeira.

Se você busca vaga de emprego deve ficar por dentro de todos os detalhes que envolvem um processo de seleção. Um dos pontos mais importantes é a forma como seu currículo é feito, antes mesmo de enviá-lo. Essa matéria vai te alertar sobre os erros mais comuns que farão seu currículo ser eliminado em qualquer processo seletivo.

Veja abaixo 8 principais erros no currículo que eliminam candidatos ao emprego ou estágio logo de primeira:

1. Erros de Gramática e Ortografia eliminam logo de cara

  1. Uso do plural inadequado
  2. Conjunção verbal
  3. Tempo do Verbo
  4. Uso do “mas” ou “mais”
  5. O uso do “Afim” junto ou “A fim” separado
  6. Palavras muito rebuscadas sem necessidade
  7. As abreviações de palavras
  8. Pontuações erradas

2. Informações Falsa

Não invente experiências ou cursos apenas para preencher o espaço vazio no currículo. Os recrutadores sabem que um profissional que está dando seus primeiros passos no mundo do trabalho tem um currículo mais enxuto. Além do mais, mentira tem perna curta.

3. Falta de informação

Coloque as informações essenciais como telefone e e-mail. Nunca esqueça: no documento não podem faltar nome completo e bairro de residência.

4. Falta de organização no Currículo

É necessário manter um documento claro, organizado visualmente para que o recrutador consiga entender os objetivos e experiências.

5. Objetivo pressional sem clareza

O objetivo profissional deve ser claro

6. Uso indevido do “control C, control V”

Nada é tão nocivo para a credibilidade de um profissional quanto demonstrar preguiça na confecção do próprio currículo. Uma prova cabal de desinteresse é trazer informações claramente copiadas e coladas em diferentes partes do documento.

Não é raro encontrar currículos com descrições de responsabilidades idênticas nas diversas empresas pela qual o candidato passou. Sendo assim, o que se sente nessas repetições preguiçosas é que o profissional não tem cuidado com o recrutador e não está muito interessado na oportunidade.

7. Chavões e elogios a si mesmo

Outro problema grave está na prática – muito disseminada – de usar adjetivos desgastados e vazios como “dedicado”, “proativo”, “ágil” ou “perfeccionista” para descrever o próprio comportamento.

Além de nada agregarem ao conteúdo do documento, essas expressões não têm credibilidade alguma. Afinal, autoelogio é como publicidade: fica difícil acreditar piamente se a parte interessada é quem está falando.

8. Tamanho insuficiente ou exagerado

Ainda que um bom currículo deva ser conciso, ele não pode ser curto demais. As principais informações têm que estar presentes – pelo menos para formar um retrato básico de quem é o candidato por trás do documento.

Um currículo com meia página é sucinto demais, mas se passar de cinco laudas também está inadequado. Portanto, o ideal é encontrar um meio termo para a extensão do documento. O princípio básico é simples: nada deve faltar, nem sobrar.

Esses são os vilões dos currículos, então é necessário tomar cuidado redobrado. Dedique um tempo para descrever suas experiências e revise. Se continuar com dúvidas solicite a ajuda de amigos e parentes.

Comentários estão fechados.