8 golpes atrapalham a vida de aposentados e pensionistas do INSS

8 golpes atrapalham a vida de aposentados e pensionistas do INSS
8 golpes atrapalham a vida de aposentados e pensionistas do INSS

8 golpes atrapalham a vida de aposentados e pensionistas do INSS.

Aposentados e pensionistas do INSS estão se atrapalhando com alguns golpes nos últimos dias. Para muitos tem gerado graves problemas financeiros, inclusive com altos valores. um embaraço e tanto nesse momento de crise.

Para evitar cair em um golpe, é preciso conhece-lo e tomar alguns cuidados. Por isso, separamos os 8 golpes que estão atrapalhando a vida dos aposentados e pensionistas do INSS.

>Novo sistema revela 31 bancos confiáveis para aposentados e pensionistas do INSS

Conheça 8 golpes que atrapalham os aposentados e pensionistas do INSS:

1- Golpe da falsa central telefônica
Os bandidos ligando, dizem ser da central antifraude do INSS ou do banco e pedem dados confidenciais. Eles podem usar até recursos tecnológicos, como gravações e menus, iguais aos dos bancos para aumentar a confiança da vítima. Com essas informações e a senha fornecida, os criminosos conseguem alterar os bloqueios de segurança utilizados pelo banco, e conseguem, inclusive, limpar a conta bancária em que o aposentado recebe o dinheiro mensalmente.

>6 informações que o INSS não te conta de forma alguma

2- Mensagem falsa usando o CPF do aposentado

O beneficiário recebe um link falso, uma página não oficial do INSS. Nela consta uma notificação sobre uma suposta irregularidade no CPF. Na pagina, é solicitada ao aposentado ou pensionista o envio de documentos. Todavia, os documentos solicitados são enviados, na verdade, para golpistas. É aí que eles fazem a festa: tomam empréstimos e fazem compras na internet.

3- Golpe do pagamento a mais
O bandido finge que o cartão não passou na maquininha e alega um problema qualquer do aparelho. Em seguida, ele pega outra maquininha e cobra novamente o valor (o mesmo, ou maior). O truque só é percebido ao se conferir o extrato, que revela o prejuízo.

>Aposentados e pensionistas INSS precisam olhar extrato para ver descontos errados

4- Falsa informação
O golpe começa com uma ligação ao aposentado ou pensionista, de uma pessoa que se passa por funcionário do banco ou do INSS, e diz que o cartão foi clonado, informando que é preciso bloqueá-lo. Para isso, diz o golpista, bastaria cortá-lo ao meio e pedir um novo pelo atendimento eletrônico. O falso funcionário pede a senha, e fala que, por segurança, um motoboy irá buscar o cartão. O que o aposentado não sabe é que, com o cartão cortado ao meio, o chip permanece intacto, e é possível realizar diversas transações.

>Como pedir e quem tem direito a ajuda financeira do INSS durante a crise 

5- Falsa Prova de vida
Nesse golpe o aposentado receber uma mensagem no WhatsApp pedindo que ele ligue para um determinado número, a fim de fazer a prova de vida e impedir o corte do benefício. Dessa forma, golpistas obtém dados sigilosos como senhas, CPF e número de cartões de crédito.

6- Troca de cartão
Tenha cuidado ao realizar compra com cartão. Ao entregar a maquininha para digitar a senha, o golpista se aproveita de alguma distração ou usa algum truque para desviar a atenção do aposentado, que, sem perceber, digita a senha no campo de valor. Com isso, aparecem na tela os números digitados e não os asteriscos que deveriam aparecem no campo correto. O golpista consegue, assim, roubar a senha. Ainda aproveitando a falta de atenção, ele troca o cartão e devolve um similar, até do mesmo banco. O segurado só vai perceber a troca ao tentar usar o cartão novamente.

>Revisão automática por erro do INSS ainda vai pagar mais dois lotes aos aposentados e pensionistas

7-Cuidado no caixa Eletronico
Tem um golpe que acontece em caixas eletrônicos. O golpe acontece logo após a vítima realizar uma transação em caixa eletrônico. O segurado é abordado por um homem ou uma mulher educado(a) que logo informa que a pessoa deixou cair um comprovante que seria da operação. No papel há uma mensagem informando que é necessário atualizar os dados bancários para evitar o cancelamento do cartão e que caso não faça a atualização, será cobrado uma multa pesada. É exatamente neste momento, que os criminosos desfaçados de pessoas boas, se aproveitam dos segurados para oferecer ajuda e realizar a operação solicitada no comprovante. Durante a ação solidária, os criminosos distraem os beneficiários, observam a senha e trocam o cartão da vítima por outro que não funciona. Já com o cartão e a senha em mãos, os golpistas passam valores altos em suas próprias máquinas de cartão, deixando um grande prejuízo para os beneficiários do INSS.

>Aposentados do INSS: veja 7 possibilidades de você ter dinheiro esquecido e como sacar

8-Falsa promoção
O aposentado recebe um e-mail, SMS ou mensagem de WhatsApp com ofertas tentadoras e atrativas, com links que, na verdade, direcionam para um site falso. Acreditando se tratar de uma página confiável, o segurado do INSS fornece dados sigilosos, como número de cartão e senhas. Com essas informações, o bandido realiza transações, burla bloqueios de segurança, desbloqueia cartões e confirma dados.

 

Veja mais