Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Alerta aos aposentados e pensionistas do INSS: Novo golpe dá desconto de 50% na conta de água e luz

Alerta aos aposentados e pensionistas do INSS: Novo golpe dá desconto de 50% na conta de água e luz
Alerta aos aposentados e pensionistas do INSS: Novo golpe dá desconto de 50% na conta de água e luz

Alerta aos aposentados e pensionistas do INSS: Novo golpe dá desconto de 50% na conta de água e luz. O cidadão de bem, principalmente os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), devem se atentar para um novo golpe que está aproveitando o momento de crise para tirar grana de forma fácil. O golpe ganhou força nos últimos meses e tem um novo formato que tem feito diversas vítimas e gerado prejuízos em diversas pessoas pelo país.

Os aposentados e pensionistas do INSS são os mais vulneráveis. Evitando sair de casa para proteger a saúde, eles acabam caindo no golpe com mais frequência. Veja como tudo acontece e proteja-se.

>Aprovado aumento da margem para aposentados e pensionistas do INSS pegar empréstimos

O golpe
Tudo começa quando os beneficiários do INSS recebem um e-mail, SMS, Carta ou um WhatsApp. Na mensagem, estelionatários estão se aproveitando da crise para oferecer um desconto especial de 50% na conta de água, luz, telefonia, boletos de escola e até mesmo do cartão de crédito. Veja umas das imagens abaixo:

Uma das mensagens enviadas pelos golpistas

Junto a mensagem, eles enviam contas falsas de água, luz e telefonia idênticas a original, por exemplo, com desconto de 50% e, no texto, explicam que o valor menor é devido ao momento crítico que o país vive e é uma forma de ajudar os aposentados e pensionistas neste momento tão difícil.

>Terá abono especial de natal para aposentados e pensionistas do INSS?

Muitos ficam empolgados com o desconto e a economia de um dinheiro que serviria para comprar outras necessidades para a casa. Diante do benefício concedido, a maioria tem feito pagamentos desses boletos falsos. Todos os boletos vem com um código falso e o dinheiro vai direto para a conta dos golpistas.

Bancos devem devolver dinheiro de quem cair no golpe

Para reduzir a probabilidade de sofrer esse tipo de golpe, o advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Igor Marchetti, recomenda que os consumidores suspeitem quando há presença de erros de português ou diferenças na formatação dos boletos; verifiquem a existência de falhas no leitor de código de barras; evitem usar computadores públicos para esse tipo de transação; e instalem um antivírus no dispositivo.

>Décimo quarto 14º salário para aposentados do INSS pode ser pago em dezembro

Mesmo assim, para Marchetti, o prejuízo do golpe deve ser assumido tanto pelo banco, quanto pela prestadora de serviços, já que, segundo o previsto no artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a partir do momento em que oferecem a forma de pagamento, assumem os riscos:

— A recomendação é que o consumidor tire cópia e faça um boletim de ocorrência, mostrando o boleto e o comprovante de pagamento, bem como as mensagens de envio para o documento falso. Depois, entendemos que poderá contatar o banco e o prestador de serviço para ter reparação, pois estes também têm responsabilidade, já que fica evidente o conhecimento do golpista sobre o contrato de prestação de serviços.

Como não cair no Golpe

>Boletos falsos trazem algumas características que podem ser facilmente checadas pelo usuário. Veja se os dígitos finais representam o valor do boleto: se são diferentes, é possível que seja golpe. Caso seja uma cobrança recorrente, como a fatura da TV a cabo ou da escola dos filhos que costume vir com valor fixo, suspeite se houver alguma variação inesperada. Confirme também seus dados pessoais, como CPF, e busque por erros de português e de formatação.

>Os cartões de crédito que os aposentados do INSS podem fazer mesmo com o nome sujo

Baixe o boleto sempre no site do credor

Sempre que possível, é importante baixar boletos diretamente no site do banco ou da empresa que está fazendo a cobrança. Duvide sempre de boletos que chegam por e-mail, especialmente quando a mensagem traz um assunto como “Urgente” ou “Seu nome está no Serasa”.

A Secretaria de Previdência reforça que não solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone e tampouco faz qualquer tipo de cobrança para prestar atendimento.

>Beneficiários do INSS ainda podem modificar a forma de tirar dinheiro

Comentários estão fechados.