Alerta para novo golpe envolvendo Décimo Terceiro (13º) do Bolsa Família

Alerta para novo golpe envolvendo Décimo Terceiro (13º) do Bolsa Família
Alerta para novo golpe envolvendo Décimo Terceiro (13º) do Bolsa Família

Alerta para novo golpe envolvendo Décimo Terceiro (13º) do Bolsa Família. As facilidades e possibilidades encontradas pelos golpistas e a desatenção das pessoas levam a aumentar os números de golpes. O mais recente descoberto envolve o Bolsa Família.

Com as proximidades do pagamento do Décimo Terceiro (13) do Programa, os golpistas resolveram investir nos beneficiários. Nos últimos meses, uma mensagem tem chegado pelo WhatsApp, ou via SMS e avisa o beneficiário sobre o início das inscrições para receber o 13º salário pelo programa Bolsa Família. Nela, vem um link de acesso a um site que, supostamente, revelaria se a pessoa tem direito ou não ao benefício.

Como funciona o golpe?

Ao clicar no link, o usuário é levado para uma tela com o logotipo do programa, e os usuários são instruídos a preencher um formulário de uma pesquisa com algumas informações pessoais, como nome completo, endereço e CPF. Após completar o questionário, o site informa que para acessar o benefício, o usuário precisa compartilhar o link com seus contatos e grupos do WhatsApp (espalhando assim o golpe para terceiros), e que conceda permissão para receber notificações (tornando possível outros golpes serem enviados para a pessoa). Terminada essa etapa, o usuário é então direcionado a uma página falsa onde será pedido que ele faça o download de alguns aplicativos — que, obviamente, estão infectados com arquivos maliciosos. Cuidado. Trata-se se de um golpe, é que alerta a Polícia.

O golpe já circula no WhatsApp há pelo menos dois meses e cerca de 180 mil pessoas já acessaram, compartilharam ou receberam o link malicioso, que tem recebido cerca de mil acessos a cada hora.

De acordo com um levantamento feito pela reportagem, essa não é a primeira vez que criminosos utilizam programas do Governo Federal como plano de fundo para seus golpes. Como esses temas costumam ter bastante apelo com a população, eles facilmente viralizam. O golpe afeta tanto smartphones Android quanto IPhones. No entanto, no iPhone, o golpe induz apenas a vítima a conceder permissão de envio de novas ameaças e golpes. Os dados podem ser usados para golpes com cartão de crédito, constituir empresas falsas, bem como abrir contas bancárias e em lojas comerciais. Além disso, pode permitir fazer empréstimos ou compras, além de aplicar golpes em outros usuários.

Dicas de segurança para evitar cair no golpe:

01- Ao receber uma mensagem desse tipo, é preciso desconfiar sempre

02- Nunca clique num link enviado sem antes se certificar no site oficial da empresa ou governamental sobre a veracidade do que está sendo oferecido, principalmente quando se tratar de supostas promoções, brindes, descontos ou até promessas de emprego

03- Não compartilhe links duvidosos com seus contatos sem antes saber se são autênticos – você pode está sendo usado por bandidos para espalhar o golpe e prejudicar outras pessoas

04- Nenhum órgão do governo federal se comunica com seus beneficiários ou servidores através de links via WhatsApp

05-Nunca preencha nenhum cadastro ou pesquisa fornecendo seus dados pessoais de links enviados pelo WhatsApp

06-Na dúvida, você pode checar se um link é seguro na página: https://www.psafe.com/dfndr-lab/pt-br/
O serviço é gratuito e pode ser acessado tanto pelo computador como no celular

07-Mantenha um bom antivírus instalado no celular

Veja mais