Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Alho negro: aprenda como fazer e seus benefícios surpreendentes

Alho negro: aprenda como fazer e seus benefícios surpreendentes
Alho negro: aprenda como fazer e seus benefícios surpreendentes – MNIMAGE / SHUTTERSTOCK

Alho negro: aprenda como fazer e seus benefícios surpreendentes.

O alho negro é um vegetal obtido a partir do alho fresco, que é sujeito a um processo de fermentação sob uma temperatura e umidade controladas por um determinado período de tempo. Este processo transforma o alho fresco em alho preto, o que altera a sua cor, consistência e composição, reduz o sabor e cheiro forte e lhe confere um sabor adocicado e textura elástica ao ser mastigado.

Quando comparado com o alho fresco, o alho negro apresenta mais benefícios, já que as suas propriedades físico-químicas são alteradas durante a fermentação, em que a alicina, que é a substância que confere ao alho fresco o cheiro e sabor intensos, é convertida em compostos benéficos para a saúde, como polifenóis, flavonoides e compostos organosulfurados.

Propriedades e benefícios

O alho negro apresenta inúmeros propriedades anticancerígenas, antioxidantes, protetoras do fígado, imunomoduladoras, neuroprotetoras, hipoglicemiantes e anti-obesidade, podendo proporcionar diversos benefícios para a saúde, como:

1. Prevenir o envelhecimento precoce

Está demonstrado que alho negro contém compostos antioxidantes, como polifenóis, alcaloides, flavonoides e cisteína, que são obtidos no processo de fermentação do alho fresco e que, no organismo, ajudam a neutralizar os danos celulares causados pelos radicais livre, prevenindo o envelhecimento precoce e melhorando doenças, como a diabetes.

2. Ajuda a prevenir e tratar o câncer

Foi demonstrado que o alho negro aumenta a morte das células tumorais e inibe o seu crescimento, na leucemia e no câncer do cólon e do estômago, e diminui o tamanho do tumor no câncer de estômago.

3. Ajuda a emagrecer e controlar o colesterol

O alho negro ajuda a reduzir o peso corporal, quando combinado com exercício físico, mediante o aumento do metabolismo e a redução do tamanho das células que contêm gordura, os adipócitos, na região abdominal. Além disso, também contribui para ajudar a regular os níveis de insulina e de açúcar no sangue, ajudando a controlar a diabetes e o apetite.

Além disso, reduz também os triglicerídeos e o mau colesterol no sangue (LDL), e aumenta o colesterol bom (HDL). Segundo um estudo, o consumo de cerca de 6 gramas de alho negro por dia, ajuda a prevenir a aterosclerose e as doenças cardiovasculares.

4. É anti-inflamatório

Alguns estudos sugerem que, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, o alho negro ajuda a combater doenças e a septicemia, já que estimula as células de defesa do organismo, além de reduzir a produção de células pró-inflamatórias.

5. Melhorar a memória

O alho negro contribui para o bom funcionamento da memória e ajuda a proteger o sistema nervoso; já que melhora os processos cognitivos e previne a neuro inflamação e a neuro toxicidade; prevenindo doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Segundo um estudo realizado com o alho negro, a ingestão diária de 12,5 mg a 50 mg po kg de peso, poderia exercer este efeito neuroprotetor.

6. Proteger o fígado

Alguns estudos têm demonstrado que a ingestão diária de 200 mg/kg de peso corporal poderá ajudar a proteger o fígado de efeitos secundários de medicamentos; produtos químicos; álcool e infecções; aos quais é vulnerável.

Além disso, também poderá ajudar a melhorar doenças do fígado, como fígado gordo, favorecendo a redução da gordura acumulada neste órgão.

Como é obtido

O alho negro é obtido a partir do alho fresco, através de um processo que consiste na sua fermentação a temperaturas controladas que se situam entre os 60ºC e os 90ºC, com uma umidade também controlada, entre 70 a 90%, por um determinado período de tempo.

Sendo assim, este processo vai tornando o alho cada vez mais escuro devido ao processo de fermentação, em que se dá a conversão de alguns dos componentes do alho, como é o caso da alicina, que dá origem a alcaloides e flavonoides, que conferem propriedades ao alho negro. Veja quais as diferenças em relação ao alho fresco.

Como usar o alho negro

O alho negro confere um sabor muito agradável à comida e pode ser usado de variadas formas, como no preparo de molhos, misturando o alho triturado com molho de soja ou azeite, no tempero de alimentos como carnes, saladas ou massas, ou usando pedacinhos para fazer pão de alho, por exemplo.

Além disso, existem atualmente suplementos de alho negro que podem ser adquiridos através de lojas online e produtos naturais. É importante ler as instruções do fabricante e aconselhar-se com um profissional de saúde acerca da dose; que dependerá da utilização que se pretende dar ao suplemento.

Fonte: Tua Saúde

Comentários estão fechados.