Anvisa interdita lote de leite condensado por causa de bactéria

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


Nesta quinta-feira (15), um lote de leite condensado da marca Fazendeira foi interditado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A medida foi adotada após um laudo realizado pelo Laboratório Central Noel Nutels identificar a contaminação do produto pela bactéria Estafilococos Coagulase Positiva (Staphylococcus aureus).

Estafilococo é um tipo de bactéria relativamente comum, mas que pode provocar dor de barriga e vômitos. Por esse motivo, o controle da presença deste tipo de microorganismo em alimentos tem um limite rígido. O lote interditado é o de número 0681M1, com validade até 17/01/2018.

O consumidor que se sentir lesado e desejar ser ressarcido tem o direito de procurar um órgão de defesa do consumidor (Procon) em sua cidade local.

Sobre a bactéria

Você sabia que, não importa o quão saudável a sua pele pareça estar, ela ainda serve como hospedeira de diversos tipos de microorganismo? Um dos tipos comuns é o Staphylococcus aureus.

Na maioria das vezes, essa bactéria causará pouco ou nenhum dano, mas se  penetrar mais profundamente na  pele,  pode causar uma infecção bacteriana, conhecida como infecção por estafilococo. Geralmente, uma infecção por estafilococo pode ser tratada com cremes ou tabletes antibióticos, mas algumas infecções por estafilococos, como aquelas causadas por SARM, podem ser resistentes a certos antibióticos, tornando a infecção muito mais difícil de tratar.

Causas

Estafilococos aureus pode se propagar pelo ar (poeira), através do contato de pele com pele ou através do toque em superfícies contaminadas. Sua pele forma uma barreira natural contra bactéria e outros germes, mas quando a sua pele é rompida ou cortada, estafilococos aureus podem entrar em seu corpo e causar uma infecção por estafilococo. Elas podem ser classificadas em dois grupos:

  • Infecções do tecido mole e pele. Essas são infecções brandas quando as bactérias infectam somente a pele ao redor do ponto de entrada.
  • Infecções invasivas ocorrem se as bactérias entram na sua corrente sanguínea e então nos seus ossos, pulmões ou coração. Isso pode levar a infecções muito mais sérias – as vezes até com risco de morte.