Aposentadoria de quem trabalhou em dois empregos será maior; entenda

Aposentadoria de quem trabalhou em dois empregos será maior; entenda
Aposentadoria de quem trabalhou em dois empregos será maior; entenda. Reprodução

Aposentadoria de quem trabalhou em dois empregos será maior; entenda

Quem trabalhou em dois empregos simultaneamente pode conseguir uma aposentadoria mais vantajosa se entrar com um pedido de revisão junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Conhecida como revisão de atividades concomitantes, ela pode ser solicitada no próprio INSS, de forma administrativa, ou na Justiça.

>INSS fará desconto maior em aposentadoria da transição

>INSS: diferença das antecipações de auxílio-doença serão pagas em dezembro

Ações de até 60 salários mínimos (R$ 62.700) podem ser ingressadas no juizado especial de pequenas causas com ou sem advogado.

Acima deste valor o processo corre na Justiça comum e somente com a ajuda de um advogado.

A revisão atinge todos os trabalhadores que mantiveram dois empregos após julho de 1994 e se aposentaram até junho do ano passado, quando foi publicada a Lei nº 13.846.

>Como pedir desbloqueio do BPC por canais remotos do INSS

“Até a metade do ano passado, a atividade secundária era calculada como uma fração do tempo necessário total para a concessão do benefício.”
João Badari, do escritório ABL Advogados

Desde que passou a valer a nova legislação, o INSS tem somado todos os valores.

>Antecipação do auxílio-doença será paga até 31 de dezembro pelo INSS

Profissionais da saúde estão entre os beneficiados

Entre as profissões contempladas, estão: profissionais da saúde – médicos, dentistas, enfermeiros, anestesistas, entre outros – e professores.

As ações administrativas – ingressadas diretamente no INSS – exigem alguns cuidados, segundo a advogada Daniela Castro, especializada em direito previdenciário do escritório Vilhena Silva Advogados.

“Antes de entrar com uma ação administrativa, o segurado deve fazer todos os cálculos e ter a certeza de que a revisão vai aumentar e não diminuir o valor do seu benefício.”
Daniela Castro

>INSS inicia cadastramento de empresas para realizar teleperícias

A especialista, que não está acompanhando nenhuma ação sobre o assunto no momento, diz que a matéria está bem consolidada na Justiça.

Também destaca que os trabalhadores que mantiveram duas atividades simultâneas até julho de 1994 têm boas chances de elevar o valor da aposentadoria.

>Cadastro Único libera acesso ao BPC, Bolsa Família e outros; Veja como se inscrever

Fonte: R7

Veja mais