Aposentados e pensionistas do INSS terão 13º antecipado; veja calendário de pagamento

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


Os aposentados e pensionistas que recebem pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão receber a primeira parcela do 13º antecipada este ano. O governo federal garantiu que este ano a primeira parcela do benefício começará a ser paga no dia 25 de agosto.

O pagamento vai seguir o calendário de pagamentos dos benefícios previdenciários do mês de agosto, para os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Quem ganha acima do mínimo começa a receber a partir do dia 1º de setembro. Os depósitos seguem até o dia 8 de setembro. A segunda parte da gratificação natalina será creditada a partir de 24 de novembro.

A segunda parte do abono será creditada na folha de novembro, e o desconto do Imposto de Renda, se for o caso, incidirá somente sobre a segunda parcela da gratificação.

De acordo com a lei, tem direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. No caso de auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do Abono Anual será proporcional ao período recebido.

CONFIRA TAMBÉM O CALENDÁRIO DO PIS 2016

Tabela mostra a data dos pagamentos