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Aposentados recebem ligação de uma pessoa que diz ser do INSS

Aposentados recebem ligação de uma pessoa que diz ser do INSS
Aposentados recebem ligação de uma pessoa que diz ser do INSS

Aposentados recebem ligação de uma pessoa que diz ser do INSS.

Não é de hoje que os aposentados e pensionistas são vítimas de golpes que buscam roubar o dinheiro dos benefícios que eles recebem. Agora, um novo tipo de fraude relacionado ao INSS foi percebido em vários estados do país.

Este mês a Feapesc – Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos, recebeu informações de que muitos segurados estão recebendo ligações e até um protocolo via WhatsApp do INSS, para adquirir um novo cartão para o benefício. Em alguns casos aposentados e pensionistas receberam a ligação e até mesmo um protocolo de atendimento. Saiba como a situação acontece e fique atento para não cair no golpe.

Entenda como está acontecendo o golpe

Aposentados estão recebendo ligação de uma pessoa que diz ser do INSS e está oferecendo o “Cartão novo de vida” (cartão novo do INSS). Em alguns casos esta pessoa possui informações do beneficiário, mas pede segundo um dos relatos, que o aposentado envie foto do RG e CPF para confirmação e assim receberá o suposto cartão, que segundo o golpista – este novo cartão oferecido pelo INSS serve para a prova de vida além de possibilitar que o aposentado faça pagamentos e tenha acesso a empréstimos. Tem casos que a pessoa passa um número de protocolo e ainda fornece um 0800 (08002970500).

Leia também: Aposentados e pensionistas do INSS podem solicitar antecipação do Décimo Terceiro (13º)

 

O que diz o INSS?

Tal situação fez com que fossemos sanar as dúvidas uma vez que o próprio instituto não divulgou oficialmente nenhuma novidade.

O INSS confirma que este é mais um golpe contra o aposentado e Pensionista. Que este suposto “cartão novo de vida” é uma invenção de alguém mal-intencionado que se faz passar por servidor do INSS para lesar cidadão.

Orientações importantes do INSS:

  • – O INSS não solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone;
  • – Todos os serviços do INSS são gratuitos;
  • – Não utilize intermediários para entrar em contato com o INSS;
  • – Em hipótese alguma, deposite qualquer quantia para ter direito a algum benefício previdenciário.
  • – Em caso de dúvidas, ligue para a Central 135 ou acesse o Meu INSS, o portal de serviços do INSS na Internet, disponível também na forma de aplicativo para celulares;
  • – Não forneça os seus dados pessoais para terceiros, já que estes dados podem ser utilizados para fins ilícitos;
  • – Em caso de golpes, registre imediatamente um boletim de ocorrência na Polícia Civil e comunique o fato à Ouvidoria do INSS, pelo telefone 135.

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