Aprenda a cuidar das cutículas para elas favorecerem suas unhas

Aprenda a cuidar das cutículas para elas favorecerem suas unhas
Aprenda a cuidar das cutículas para elas favorecerem suas unhas – Reprodução

Aprenda a cuidar das cutículas para elas favorecerem suas unhas. Aqui no Brasil, o hábito de tirar as cutículas é muito comum. Porém, a cutícula é uma pele com um função bem específica que é a de proteger a unha em toda sua base. Ela impede a entrada de bactérias, fungos e preserva o formato e a qualidade da unha. Por isso, as americanas e as europeias não as tiram. Ao invés disso, hidratam e cuidam muito bem delas.

Ao invés de cortar fora as cutículas, a melhor alternativa é investir em redutores, amolecedores e hidratantes que as façam ficar comportadas e com aspecto saudável. Quem tem o hábito de retirar as cutículas as torna maiores, pois a pele tem a capacidade de ser estimulada: quando a cutícula for retirada, ela sempre será refeita.

>Saiba como cuidar da pele, cabelo e unhas com o Óleo de Baobá

O que é a cutícula?
É a camada de pele que une o dedo à unha. Existe a cutícula interna, que é a que fica grudada na unha, e a externa, que fica em volta, no próprio dedo.

Como Cuidar Bem das suas Cutículas

Para manter suas cutículas sem retirá-las, siga algumas dicas:
Passe um amolecedor de cutículas em volta dos dedos, esperando entre 3 e 5 minutos. Se você não tiver esse produto em casa, aplique um hidratante e mergulhe as mãos em um pote com água morna. Em seguida, pegue um pauzinho de laranjeira ou uma espátula e passe-a levemente por todo o contorno da unha a fim de que a cutícula fique em seu devido lugar. Nessa etapa, os excessos de pele morta se sobressairão e você poderá cortá-las com um alicate bem afiado — mas somente as que estiverem levantadas.

Então, enxugue os dedos com uma toalha para retirar o excesso de creme, lixe as suas unhas e passe um hidratante para mãos. Agora, basta escolher o seu esmalte preferido e sair com as mãos, unhas e cutículas lindas.

>Crescer as unhas mais rápido: veja 6 receitas caseiras que fazem isso

Hidratantes para Cutícula
O segredo para conseguirmos nos afastar dos alicates de vez é hidratação! Passar hidratantes, óleos e pomadas evita que as cutículas fiquem ressecadas e arrepiadas. A hidratação ajuda as cutículas a ficarem mais comportadas. Isso ajuda não só as cutículas, mas também no crescimento das unhas, proporcionando unhas fortes e saudáveis.

Caso não tenha hidratantes específicos para as cutículas, você pode usar cremes para as mãos, óleo de coco, óleo de argan, óleo de rosa mosqueta ou óleo de amêndoas. O importante é hidratar suas cutículas! O ideal é hidratar duas vezes ao dia.

>Conheça mitos e verdades ditos sobre cuidados e crescimento das unhas

Removedor de Cutícula
Para quem quer parar de tirar as cutículas com alicate, uma boa ideia é usar removedores de cutículas. A função é ajudar a “derreter” a cutícula, mas o que acontece mesmo é que o removedor de cutícula tira o excesso de pele morta ao redor das unhas.

O removedor de cutícula é um produto cremoso que você deve aplicar na parte inferior da unha, em cima da cutícula, e com isso ir fazendo uma massagem para que o produto penetre melhor na pele. Na primeira semana de uso você deve aplicar em dias alternados, para sua pele ir se adaptando ao produto, afinal, são novos compostos que vão aderindo à sua pele.

É notável a diferença, tanto na redução quanto na maciez do local, além do principal: sem deixar de proteger as suas unhas de fungos e bactérias que você é exposta quando extrai a cutícula com o alicate de unhas.

>Aprenda 5 remédios caseiros tratar as unhas e deixa-las mais lindas

E então, devo parar de tirar as cutículas?
A mulher brasileira cresceu ouvindo que unhas bem feitas são aquelas bem cutiladas, que conferem aspecto mais delicado às mãos. No entanto, especialistas afirmam que remover esta é um ato prejudicial à saúde, já que a ela é a nossa primeira barreira imunológica, impedindo que agentes externos entrem no nosso corpo e provoquem doenças. Ou seja: o corpo enxerga esta ação como uma agressão.

Ou seja, é um mau hábito pra saúde, mas com forte herança cultural. Tirar ou não a cutícula é, claro, decisão de cada uma. Eu acho que, antes de retirar, vale a pena sim investir nesses procedimentos de higiene e beleza, e não tirar suas cutículas com alicate.

>Unhas grossas e amareladas: Causas e tratamentos caseiros eficazes

Veja mais