Aprenda identificar números desconhecidos que ligam para o seu celular

Conheça a agora o a...

Autor: Redação

Publicada em


Quando ligam para o seu celular de um número não identificado é comum ficar receoso em atender. Em casos indesejáveis a ligação pode ser uma armadilha para golpes e trotes. Todavia, também pode se tratar de pessoas de nosso convívio. Pensando nessa hipótese, a BBC reuniu aplicativos que visam desvendar o mistério das chamadas desconhecidas.

Confira a lista:

1) Trap Call: Está disponível para Android e iOS e ao receber uma chamada de número desconhecido, é possível recusá-la apertando duas vezes no botão de bloqueio. Em seguida, o app envia uma mensagem de texto com o telefone de quem fez a chamada e se ele está vinculado a um endereço específico. O aplicativo também oferece a opção de incluir os número não desejados em uma lista negra.

2) True Caller: Disponível para iOS, Android, BlackBerry OS e Windows Phone, ele também pode ser usado por meio de sua página na internet. O aplicativo funciona com uma base de dados de milhões de números previamente identificados. Após reconhecê-los, o app permite que eles sejam bloqueados.

3) Contative: Serve para identificar números de telefone desconhecidos e seus desenvolvedores afirmam que ele pode revelar mais de 60 milhões de números. Qualquer pessoa poderia buscas um número de telefone na internet e possivelmente poderia encontrar um nome vinculado a ele.

4) Track Caller Location: Para utilizar não é preciso estar conectado à internet e permite descobrir a localização do autor da chamada, apenas se o celular dele use sistema GSM.

5) Whoscall: O app filtra 20 milhões de chamadas por dia e identifica meio milhão delas como desonestas e problemáticas. Ao identificar os números não desejados, o app permite bloquear suas ligação e mensagens de texto.

6)Whos Callin?: É capaz de detectar quem está por trás de um texto de WhatsApp e também permite reconhecer a origem dos textos enviados pelo Messenger da rede social Facebook e tem a possibilidade de configurar smartphones pra filtrar as chamadas em função dos contatos.

Facebook testa app que exibe autor de chamadas não identificadas (já está disponível para baixar)

O Facebook está testando um aplicativo que identifica as pessoas responsáveis por chamadas de celular não identificadas e exibe informações do perfil do sujeito na rede social. Trata-se do ‘Hello’, ferramenta que a empresa escolheu para testar no Brasil, Estados Unidos e Nigéria. (Baixe aqui)

O aplicativo funciona apenas em aparelhos com sistema operacional Android, já que o iOS da Apple não permite que apps interajam com ligações telefônicas. Ele, que começou a ser testado nesta quarta-feira (22), foi desenvolvido pela equipe responsável pelo “Messenger”, serviço de bate-papo do Facebook. Para acessar o ‘Hello’, é preciso entrar com uma conta da rede social.

Identificação
Quando o usuário do aplicativo receber uma ligação, ele identificará o autor da chamada e dará informações pessoais sobre a pessoa, como se é o aniversário dele ou a empresa em que ele trabalha. No entanto, isso só acontece se o responsável pela ligação disponibilizar estes dados. “Quando você receber uma ligação, Hello irá mostrar a você informações sobre quem está ligando, mesmo que você não tenha o número salvo na sua agenda”, disse Andrea Vaccari, gerente de produto do Facebook.

Além disso, o app permite buscar, pelo número, estabelecimentos comerciais e bloquear números indesejados. A opção surge na tela do celular ao fim das ligações.

ro, estabelecimentos comerciais e bloquear números indesejados. A opção surge na tela do celular ao fim das ligações.