Aprenda como fazer conserva de pimenta, batata, cebola e de outros alimentos

Manter os alimentos em conserva é uma ótima maneira de preservar as suas propriedades por mais tempo. Mas você também pode optar por essa alternativa para usá-los em momentos pontuais na hora da cozinha. Aprenda como fazer conservas de pimenta, batata e cebola, por exemplo, são bem simples de fazer e combinam com diversos tipos de pratos salgados – você só precisa reaproveitar os potes de alimentos e esterilizá-los para conserva! Dá uma olhada nas nossas dicas!

>Como conservar coentro por mais tempo na geladeira ou no freezer

Como fazer conserva de pimenta?

A pimenta é um dos condimentos mais procurados pelos brasileiros para deixar a comida ainda mais saborosa (e picante!). Para fazer uma boa conversa de pimenta, basta escolher o tipo de sua preferência (ou os tipos, se você quiser fazer um mix) e uma boa base de óleo (gordura que conservará a especiaria).

Você vai precisar de: 300 g de pimenta (pode ser mistura de pimenta malagueta, dedo-de-moça e biquinho, usando 100 g de cada uma dela), 200 ml de óleo de girassol, azeite ou algum outro tipo de gordura, 100 ml de vinagre de álcool, sal a gosto e temperos a gosto (como semente de mostarda, alho, louro e outros).

Primeiro, faça a esterilização dos potes de vidro que você for utilizar para conserva. A dica mais rápida (e eficiente) é lavar todas as partes do vidro com detergente neutro e água quente e deixar a tampa de molho num recipiente com água fervendo.

>Receitas fáceis de iogurte caseiro saudável para incluir nas refeições

A segunda etapa é lavar as pimentas em água corrente, descartar as que estiverem murchas e feridas e cortar todos os talos. Depois, faça o branqueamento das especiarias. Basta colocá-las numa panela com água fervente por cerca de 2 minutos e logo em seguida transferir para uma bacia de água com gelo, deixando por mais 1 minuto.

Por fim, corte as pimentas em rodelas (ou faça pequenos furinhos no alimento, caso você prefira usá-las inteiras), seque um dos potes esterilizados e coloque-as dentro dele. Acrescente os temperos de sua preferência, preencha 100 ml com vinagre de álcool e complete com a gordura. A pimenta em conserva pode ser usada em receitas de geleias, molhos, saladas, além de carnes e caldos de feijão.

Dica: Para tirar o ardor de pimenta das mãos, espalhe pouco um álcool isopropílico depois de preparar a conserva!

Use o mesmo procedimento para fazer conservas de batata e cebola

Para fazer batatas ou cebolas em conversa, você precisa de basicamente os mesmos ingredientes (um pouco de vinagre de álcool, uma gordura como óleo ou azeite, sal e alguns temperos a gosto de sua preferência).

As batatas para conserva devem ser bem pequenininhas (preferencialmente do tipo “bolinha”). Antes de colocá-las no pote de vidro você precisa higienizar e cozinhar as batatas (com casca) por aproximadamente 15 minutos em água fervente (ou até que elas fiquem macias).

>Brownie: Três receitas fáceis, deliciosas e diferentes do tradicional

Depois é só montar a conserva com os 200 ml gordura, 100 ml de vinagre e os temperos a gosto. A batata costuma combinar com pimenta calabresa, orégano, pimenta-do-reino em grãos e outras especiarias.

As cebolas em conserva seguem o mesmo raciocínio: você deve escolher as menores que encontrar (se possível, as do tipo pérola) e misturar com os outros ingredientes. Basta descascar as cebolas, cortá-las (o suficiente para que elas caibam no pote), ferver de 3-5 minutos numa panela com água quente e, em seguida, preencher o pote esterilizado com todos os elementos.

Dica: Para intensificar o gosto dos ingredientes secundários (ou seja, todos exceto a cebola e a batata), você também pode ferve-los em uma panela a parte e só então acrescentar no potinho.

Quatro receitas deliciosas de sorvete com apenas 3 ingredientes

Prepare conservas de azeitona e outros alimentos

Você também pode fazer conservas de azeitonas verdes e pretas e de outros alimentos como cogumelos (shiitake, champignon e afins), tomate seco, palmito, pepino e legumes. Nestes casos, especiarias como pimenta jalapeño, pimentão, sementes de coentro e limão siciliano combinam muito bem! Fonte: Casa Prática

Veja mais