Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Aprovado novo benefício para aposentados que recebem abaixo do teto do INSS

Aprovado novo benefício para aposentados que recebem abaixo do teto do INSS
Aprovado novo benefício para aposentados que recebem abaixo do teto do INSS

Aprovado novo benefício para aposentados que recebem abaixo do teto do INSS.

Uma boa notícia para todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A boa nova se dá porque a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou um projeto de lei que isenta de Imposto de Renda (IR) os aposentados e os pensionistas do INSS. No entanto, nem todos terão direito ao benefício que terá regras para sua execução.

De autoria do senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), o projeto modifica a lei que regula o IR e teve voto favorável do relator, senador Paulo Paim (PT-RS). Segundo o relator, senador Paulo Paim (PT-RS), a isenção vai recuperar o poder aquisitivo desses brasileiros. Isso deve resultar num dinheiro a mais no bolso dos segurado do INSS. Saiba quem terá direito ao novo benefício mais abaixo.

O que a Lei atual prevê?

Atualmente, a Lei 7.713, de 1988, estabelece isenção de rendimentos de aposentadoria e pensão a partir do mês em que o contribuinte completar 65 anos e tem como teto mensal para a isenção o valor de R$ 1.903,98. Com o novo projeto de Lei isso vai mudar totalmente. Veja abaixo:

Quem terá direito a isenção do Imposto de Renda com base na nova proposta?

  • terá direito a isenção todos os aposentados e pensionistas com idade a partir de 60 anos e que recebam menos de R$ 5.839,45, o atual teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ou seja, todos que recebem abaixo do teto terão esse direito garantido.

Debates sobre o Projeto:

Durante a discussão, Paim apresentou uma emenda para garantir o limite dos rendimentos aptos ao benefício. De acordo com ele, a aprovação do projeto de lei vai possibilitar a recuperação do poder aquisitivo dos benefícios previdenciários dos segurados. Ou seja, o projeto ao mesmo tempo em que reduz a faixa etária que torna o segurado apto à isenção, amplia o limite para o teto do salário mínimo.

“Queremos contribuir para minimizar a perda dos aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social, oferecendo-lhes uma pequena compensação pela diferença de critério no reajuste de seus benefícios, em relação ao salário mínimo”, argumenta Kajuru.

Tramitação

De acordo com Congresso, a proposta será analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)

Comentários estão fechados.