Bahia tem 853 vagas para substituir cubanos no programa Mais Médicos; edital saiu nesta terça (20)

Autor: Redação

Publicada em


Foto Reprodução

O Ministério da Saúde publicou, no Diário Oficial da União desta terça-feira (20), o novo edital do Programa Mais Médicos. Do total de 8.517 vagas disponíveis, 853 são reservadas para a Bahia, onde serão beneficiados 313 municípios e nove distritos indígenas.

As inscrições para o novo edital estarão abertas a partir das 8h desta quarta-feira (21) até as 23h59 de domingo (25), no site do programa. Poderão se inscrever médicos brasileiros ou estrangeiros com registro junto a Conselho Regional de Medicina (CRM) no Brasil. No ato da inscrição, o profissional deverá escolher o município para atuação.

Os contratos serão feitos diretamente com os médicos, com salário de R$ 11,8 mil. As atividades devem ser iniciadas entre 3 de dezembro e 7 de dezembro.

Com a saída de Cuba do Programa Mais Médico, o novo edital foi lançado como parte de uma medida emergencial do governo. Em chamadas anteriores, 1,5 mil municípios receberam apenas profissionais cubanos. Na tentativa de garantir a transferência de médicos para os locais de atuação dos cubanos, haverá um limitador de vagas para cada município.

Em caso de vagas remanescentes, será lançado um segundo edital em 27 de novembro com vagas para brasileiros formados no exterior e estrangeiros que não passaram pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira.