Guard rail é tragédia anunciada na Avenida Elmo Serejo em Simões Filho

Autor: Redação

Publicada em


Guard rails mau instalados pode provocar mortes, como o caso da assistente social Ana Carolina Andrade, que morreu na Avenida Paralela. (Foto: Evandro Veiga/Correio)

A instalação adequada das muretas metálicas, popularmente conhecidas como guard rails, pode evitar acidentes graves, como o que resultou na morte da assistente social Ana Carolina Andrade, 32 anos, na manhã do dia 4 de abril deste ano, na Avenida Paralela. Trata-se do aterramento das extremidades das estruturas, que deve seguir princípios de segurança.

Forma de instalar guard rail pode evitar acidentes simoes filho vv
Guard rail da Avenida Elmo Serejo de Farias não possui aterramento. Foto: Simões Filho Online

Em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), um guard rail instalado na Avenida Elmo Serejo de Farias, na altura do Laboré, esconde a morte, pronta pra dar o bote aos mais ousados e desatentos motoristas. Isso mesmo, não estamos exagerando, pois sem o aterramento das pontas de forma adequada, o guard rail pode não cumprir seu papel, e aumentar a gravidade de um acidente, como o que ocorreu em um uma das principais avenidas da capital.

Guard rail da Avenida Elmo Serejo de Farias. (Foto: Simões Filho Online)

Para que serve o Guard rail

Uma das principais funções guard rail, é promover a desaceleração do veículo durante um acidente, servindo de contenção ou amortecimento de veículos durante colisões. Para decidir sobre sua implantação e qual o tipo mais adequado, é levado em conta diversos fatores, como o traçado e a velocidade permitida para o local. Mas, seja como for, alguns pontos são pré-requisitos essenciais, como o aterramento de pontas (ou algum outro tipo de proteção mais moderna, como contenção de borracha) no sentido do tráfego, a montagem das lâminas de modo que não haja sobreposição também no sentido do tráfego e obviamente a manutenção adequada para evitar pontas soltas, que podem entrar dentro do veículo, ferindo gravemente e até matando os ocupantes.

VEJA MAIS NOTÍCIAS DE SIMÕES FILHO