Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

ATENÇÃO: Quem não fizer atualização do Bolsa Família em Simões Filho perde o benefício; prazo é até junho

Foto: Ana Nascimento/MDS

A Prefeitura de Simões Filho, através das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Social e da Cidadania (Sedesc), convoca os beneficiários do Bolsa Família para atualização de dados. Por isso, quem recebe o Bolsa Família precisa estar atento, pois terá que fazer a avaliação das condições de saúde, conhecido como “Peso do Bolsa”.

Vale lembrar, que a atualização é obrigatória e o não comparecimento, resultará no bloqueio ou cancelamento do benefício.

Em Simões Filho, cerca de 12.324 famílias recebem o Bolsa Família. A atualização de dados acontece até 20 de junho, nas Unidades Básicas de Saúde ou com os agentes de saúde do seu bairro. Durante o atendimento, os agentes responsáveis realizam a pesagem, medição da altura, atualização do cartão de vacina e da gestante.

Para o atendimento, é necessário ter em mãos os cartões: do Bolsa Família, de vacinação e da gestante.

Ao entrar no Bolsa Família, há cinco anos, a dona de casa Daniela de Sousa, de 33 anos, passou a levar a filha, ao menos duas vezes ao ano, ao posto de saúde.

Segundo ela, a saúde da caçula, Emily da Silva, está em primeiro lugar. “Antes a gente não fazia esse acompanhamento tão regular como é no programa. Hoje, eu só ganho. Graças a Deus, só passo no pediatra para consulta de rotina”, diz a mãe.

O objetivo é realizar o acompanhamento do estado nutricional dos beneficiários do Bolsa Família, um dos requisitos obrigatórios para a manutenção do benefício, que precisa ser cumprido duas vezes por ano, sendo uma no primeiro e outra no segundo semestre.

Condicionalidades – O acompanhamento de saúde faz parte das chamadas condicionalidades do Programa Bolsa Família, compromissos assumidos pelos beneficiários e pelo poder público para a superação da pobreza. As informações são registradas, a cada seis meses, pelas redes municipais de saúde e consolidadas pelo Ministério da Saúde, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social.

Crianças de zero a sete anos devem fazer a medida nutricional e precisam estar com o calendário de vacinação em dia. Já as gestantes devem fazer o acompanhamento pré-natal regularmente.

Comentários estão fechados.