Atendimento para RG Expresso chega na Região Metropolitana

Atendimento para RG Expresso chega na Região Metropolitana
Atendimento para RG Expresso chega na Região Metropolitana Foto: Divulgação SFO

Atendimento para RG Expresso chega na Região Metropolitana

O SAC ampliou a quantidade de postos que disponibilizam o RG Expresso com a inclusão das unidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS). O serviço, que já estava disponível em 11 postos da capital, também pode ser solicitado para Camaçari, Candeias e Lauro de Freitas. Além disso, há 13 postos no interior da Bahia aptos para a entrega do RG Expresso: Alagoinhas, Conquista I, Eunápolis, Feira II, Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas.

>Serviço facilita acesso à última via do RG através do SAC Digital

O RG Expresso modificou um dos critérios com o objetivo de facilitar a vida de mais pessoas. O prazo foi ampliado. Agora, o cidadão pode solicitar o serviço, caso o RG tenha sido emitido há, no máximo, seis anos. O prazo de recebimento é de até sete dias úteis após o pagamento da taxa de R$ 37,77. “A nossa expectativa é que, com o aumento do prazo para solicitar a cópia da última via do documento, as pessoas só façam uma nova via caso não atendam aos critérios para o RG Expresso”, ressalta a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios.

Para usar o serviço, o cidadão deve possuir todas as biometrias cadastradas no sistema, como fotografia, impressão digital e assinatura. Além disso, a retirada do RG só poderá ser feita pelo próprio titular, que precisa autenticar a biometria. Na Bahia, cerca de 5 milhões de pessoas atendem aos requisitos para solicitar o documento. O RG Expresso apresenta a data de expedição da última via solicitada presencialmente, além da data do novo pedido.

>Apenas 56% dos aprovados fora do Bolsa Família devem receber 4 parcelas de R$ 300

 

 

>Cadastro Único libera acesso ao BPC, Bolsa Família e outros; Veja como se inscrever

O atendimento é 100% agendado e deve ser solicitado através do SAC Digital. Com o RG Expresso, o cidadão só precisa ir ao posto SAC uma vez, apenas para buscar o documento, que já estará pronto. “Já a solicitação da segunda via exige que o cidadão faça dois deslocamentos. Além disso, ele gasta tempo para realizar, novamente, todas as etapas de confecção do novo RG, como biometria, fotografia e assinaturas”, explica a diretora do Instituto de Identificação da Bahia Pedro Mello (IIPM), Socorro de Maria.

Para ter acesso ao SAC Digital e solicitar o RG Expresso, basta digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS, seguindo o passo a passo para cadastro. Para outras informações, a Saeb ainda disponibiliza o site institucional do SAC e o call center: 0800 071 5353 ou 4020-5353.

>Recadastramento de aposentados e pensionistas é suspenso em outubro

Medidas de segurança

A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados recomendados pelo Governo do Estado e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao se dirigem ao SAC Móvel. Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool em gel; reforço na higienização das dependências da carreta, bem como dos móveis; reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento, e controle da quantidade de agendamentos, reduzindo o número de pessoas no ambiente, como determina o Decreto Estadual 19.529/20.

>Cidadão não precisa ir ao Detran-BA nem ao SAC para obter documento do veículo

Veja mais