Auxílio Emergencial: Caixa lista 14 Motivos para negar o pedido

Auxílio Emergencial: Caixa lista 14 Motivos para negar o pedido
Auxílio Emergencial: Caixa lista 14 Motivos para negar o pedido

Auxílio Emergencial: Caixa lista 14 Motivos para negar o pedido.

Auxílio Emergencial tem sido um questionamento recorrente entre os solicitantes, que permanecem com o status do cadastro em análise”Saiba a seguir como funciona o processo de aprovação do cadastro. 

A CAIXA disponibiliza o aplicativo e o site para cadastramento e acompanhamento das solicitações do auxílio. As informações coletadas por estes canais são enviadas à Dataprev para avaliação dos requisitos previstos na lei.

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O banco informa que o cidadão deve aguardar o resultado da avaliação efetuada pela Dataprev, instituição do Governo Federal responsável por verificar se o trabalhador cumpre todas as exigências previstas na lei. A liberação dos recursos será efetuada após o recebimento das informações, para os cidadãos que tiverem o direito ao benefício reconhecido.  

 O aplicativo CAIXA I Auxílio Emergencial passa a disponibilizar a possibilidade de nova solicitação ou contestação do resultado da análise efetuada pela Dataprev, para alguns casos, conforme definido pelo Ministério da Cidadania.

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 Caixa lista 14 Motivos para negativa do Auxílio Emergencial: 

  1. Ser menor de 18 anos; 
  2. Ser empregado com carteira assinada; 
  3. Estar recebendo Seguro Desemprego;  
  4. Aposentado ou pensionista do INSS; 
  5. Receber demais benefícios, com exceção do Bolsa Família: Benefício de Prestação Continuada (BPC); Auxílio Doença; Garantia Safra; Seguro Defeso;  
  6. Ser de família com renda mensal por pessoa mais de meio salário mínimo (R$ 522,50); 
  7. Renda familiar mensal total maior que três salários mínimos (R$ 3.135); 
  8. Ter tido rendimentos tributáveis, em 2018, acima de R$ 28.559,70, ou seja, que tenha declarado Imposto de Renda em 2019; 
  9. Cadastro como “mãe solteira” de mulher casada; 
  10. Cadastro de mais de duas pessoas da mesma família; 
  11. Limite maior que duas pessoas que recebem Bolsa Família;  
  12. CPF irregular (deve regularizar junto à Receita Federal; 
  13. CPF de pessoa falecida; 
  14. Cadastro em aplicativo ou site fraudulento, que não seja o Auxílio Emergencial I CAIXA. 

Além dos casos acima, alguns erros abaixo podem implicar numa maior demora da verificação, segundo a Caixa. Veja abaixo:

Caixa lista  outros 7 erros de cadastro e preenchimento:  

  1. marcação como chefe de família sem indicação de nenhum membro; 
  2. falta de inserção da informação de sexo;  
  3. inserção incorreta de dados de membro da família, tais como CPF e data de nascimento;  
  4. mais de uma pessoa realizar cadastro e houver divergência nos dados entre eles;  
  5. cadastro por mais de duas pessoas do mesmo grupo familiar; 
  6. inclusão de alguma pessoa da família com indicativo de óbito; 
  7. se regularizou ou atualizou os dados do CPF recentemente, deve aguardar pelo menos três dias para tentar novamente. 

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O que fazer?

Reforçando que, se o resultado da análise voltou com resultado não aprovado, e a pessoa discordar que está entre as opções acima, que são impeditivas para a aprovação do benefício, ela pode realizar a contestação no aplicativo ou site Auxílio Emergencial. Ou seja, você poderá solicitar a revisão para ter o beneficio aprovado.

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É possível fazer solicitação presencial do auxílio nas agências ou unidades lotéricas?

Não. Quem atende às regras do auxílio e já está no Cadastro Único ou recebe o benefício Bolsa Família, receberá o auxílio emergencial automaticamente, sem precisar solicitar. Se não estiver inscrito no Cadastro Único, deve solicitar o auxílio no site auxilio.caixa.gov.br ou no aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial.

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