Banana verde: benefícios para a saúde e como fazer a biomassa

Banana verde: benefícios para a saúde e como fazer a biomassa
Banana verde: benefícios para a saúde e como fazer a biomassa

Banana verde: benefícios para a saúde e como fazer a biomassa

Nem todas as frutas podem ser consumidas enquanto ainda estão verdes, mas não é o caso das bananas. É possível comer banana verde crua ou cozida, em diversas receitas, obtendo seus benefícios, que você aprenderá a seguir.

5 benefícios da banana verde

É benéfico para o organismo porque é composto por amido resistente, não digerido no estômago e que vai diretamente para o intestino.

1. Alívio da constipação

Frutas verdes podem parecer travar o intestino, mas, no caso das bananas verdes, o amido resistente que vai diretamente para o intestino tem o efeito oposto. Suas fibras auxiliam no aumento do bolo fecal e na eliminação do acúmulo de fezes, eliminando gases, distensão abdominal e desconforto geral. Claro, bananas não podem fazer o trabalho sozinhas. Portanto, é importante manter uma alimentação saudável e ser fisicamente ativo.

2. Redução do colesterol ruim

O colesterol alto é um problema muito comum, embora seja muito prejudicial ao sistema cardiovascular e acabe afetando a saúde geral. Mas ao incluir bananas verdes em uma rotina alimentar saudável, com baixa quantidade de gorduras prejudiciais à saúde, é possível obter os benefícios de reduzir o colesterol ruim, além de eliminar mais facilmente a gordura acumulada.

>>5 ingredientes para um cabelo mais forte e saudável

3. Controle o açúcar no sangue

Para evitar picos de açúcar no sangue, é muito importante ingerir alimentos de qualidade, conforme recomendado nas dicas acima. Além de controlar o açúcar ao reduzir a ingestão de alimentos processados ​​e industrializados ricos nesse ingrediente, é um aliado no sentido de que sua fibra evita que todo o açúcar ingerido vá direto para o sangue, causando um acúmulo prejudicial.

4. Alivia os sintomas de depressão e ansiedade

A depressão e a ansiedade são doenças que precisam de tratamento médico para serem curadas. Mas, no dia a dia, comer alimentos de qualidade ajuda muito a reduzir os sintomas. Ao incluir a banana na dieta, você obterá os efeitos da vitamina B6, essencial para o funcionamento do cérebro, assim como do triptofano, que atua na produção da serotonina, um neurotransmissor que causa sensação de bem-estar.

>>Brigadeiro de Churros: um doce super saboroso com 4 ingredientes

5. Ajuda a perder peso

Olhando para todos os benefícios para a saúde acima que este alimento oferece, fica claro que ele o ajuda a perder peso quando você já está seguindo um plano de dieta para perder peso. Baixar o açúcar, controlar o colesterol, acabar com a constipação e sentir-se melhor todos os dias torna muito mais fácil perder os quilos extras.

Como consumir

Você pode usar bananas verdes para os mesmos fins que bananas maduras. Porém, para comê-los puros e crus, é preciso apreciar o sabor sem aquele adoçante tradicional e também a textura mais firme.

Pode-se fazer a banana cozida, inclusive com a casca muito nutritiva, para o preparo de purês, smoothies e sobremesas diversas. Você também pode convertê-los em farinha ou biomassa, como verá a seguir.

>>Experimente uma saborosa torta sorvete de brigadeiro e paçoca

Como fazer farinha de banana verde

A farinha de banana verde é um ótimo substituto da farinha de glúten em receitas de pães, bolos e biscoitos. Oferece todos os benefícios já mencionados e é interessante consumi-lo regularmente para que esses benefícios sejam concretizados juntamente com uma alimentação saudável.

Para preparar esta farinha, basta separar em média 6 bananas ainda verdes. Este é um valor que você pode adaptar posteriormente às suas necessidades. Lave bem as bananas, se desejar, pode deixar a casca ou retirar. Corte-os em fatias, nem muito finas nem muito grossas, e coloque-as lado a lado numa bandeja.

Asse as rodelas de banana no forno em temperatura bem baixa, pois o objetivo é desidratá-las para que fiquem secas. Quando perceber que chegou a esse ponto, retire-os do forno e espere que esfriem. Depois, basta bater no liquidificador e guardar em potes limpos e secos com tampa por até 20 dias fora da geladeira.

>>Pão doce no liquidificador: receita para um delicioso café da manhã

Receita de biomassa de banana verde

A biomassa da banana verde é um dos produtos derivados da banana-da-terra quando não está madura e oferece alto valor nutritivo, além de ser muito versátil. Essa biomassa é como um creme espesso que pode ser usado para engrossar receitas de molhos, fazer bolos, pães, sobremesas, sorvetes e tudo o mais que sua imaginação permitir. Este é insípido, por isso não vai estragar suas receitas.

Para isso, você precisará do mesmo ingrediente da farinha, ou seja, apenas uma banana verde. Mas desta vez você vai lavar bem as bananas descascadas, coloque-as inteiras na panela de pressão e cubra com um pouco de água. Após a prensagem, cozinhe por cerca de mais 10 minutos.

Depois desse tempo, tire a pressão da panela, escorra as bananas e espere que esfriem um pouco para não se queimar. Quando estão quentes, você pode escolher descascá-los ou ficar com a casca para fazer uma biomassa completa. Basta bater tudo no processador até obter uma massa bem cremosa e consistente. Separe em porções e congele para uso diário.

>>Inove nas suas receitas e prepare um pudim de prestígio delicioso

Veja mais