Beber café ajuda a perder peso? Aqui nós contamos para você

Beber café ajuda a perder peso? Aqui nós contamos para você
Beber café ajuda a perder peso? Aqui nós contamos para você. Foto: Shutterstock

Beber café ajuda a perder peso? Aqui nós contamos para você

Seu aroma nos ajuda a acordar de manhã e seu sabor é um elixir reconfortante em qualquer situação; Sim, estamos falando da bebida favorita de muitos, o café. Esta bebida não só ajuda a acordar e a manter-se alerta, mas tem inúmeros benefícios para a saúde devido à sua composição, mas e quanto à atribuição que se dá quanto à sua ação para emagrecer ?

Nos últimos anos, o tema da discussão foi colocado na mesa, literalmente. Houve várias descobertas sobre se o café ajuda ou não a perder peso. Uma das considerações mais importantes que se deve levar em conta, antes de mais nada, é que a maneira como o bebemos pode mudar tudo, pois beber um só café não é o mesmo que beber leite condensado.

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Um bom exemplo de como é bom beber um café é sem açúcar, pois, segundo Mayo Clinc, uma simples xícara de café fresco contém 5 calorias sem gordura; algo que muda ao adicionar qualquer tipo de adoçante. Portanto, é aconselhável beber café dessa forma se você deseja perder peso e buscar benefícios para a saúde.

Beber café pode ajudar você a perder peso?

Embora haja várias especulações em torno do assunto, há apenas dois anos cientistas da Universidade de Nottingham descobriram que tomar uma xícara de café pode estimular a “gordura marrom”, responsável pelo controle da gordura; algo de extrema importância para a prevenção da obesidade e do diabetes.

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De acordo com o mesmo estudo publicado no Scientific Report, a gordura marrom funciona de forma diferente das outras gorduras do corpo e produz calor ao queimar açúcar e gordura, portanto, aumentar sua atividade melhoraria o controle de açúcar no sangue e os níveis de lipídios, desse modo, as calorias extras consumidas ajudariam você perdeu peso.

Bebendo café e se exercitando, uma dupla poderosa

Por outro lado, uma publicação no Journal of International Society of Sports Nutrition se aprofundou no mesmo assunto, mas desta vez sobre como isso poderia influenciar um estilo de vida que inclui a atividade física. No estudo realizado por cientistas do Departamento de Fisiologia da Universidade de Granada (UGR), participaram 15 homens com idade média de 32 anos cujo objetivo principal era realizar um teste ergométrico, quatro vezes em intervalos separados por sete dias.

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Os homens ingeriram 3mg de cafeína ou um placebo às 8h00 e 17h00, e cada sujeito completou os testes para todas as quatro condições em ordem aleatória. O estudo descobriu que a cafeína aumentou a oxidação da gordura durante os exercícios matinais de maneira semelhante à observada sem a ingestão de cafeína à tarde.

Atenção!

Agora, embora todos esses resultados sugiram que o café pode ser um importante aliado para atingir nossas metas de peso, é importante lembrar que não devemos exagerar na quantidade diária. A referência que os especialistas em saúde promovem é “entre 100 e 300 miligramas de cafeína por dia.

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