Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Beneficiário do BPC tem novo calendário do Cadastro Único

Beneficiário do BPC tem novo calendário do Cadastro Único
Beneficiário do BPC tem novo calendário do Cadastro Único

Beneficiário do BPC deve teve novo calendário do Cadastro Único.

O Ministério da Cidadania tomou algumas medida para reforçar as ações de enfrentamento ao avanço do novo coronavírus (Covid-19) no país. A nova Portaria nº 330 estabelece um novo do cronograma de inscrição dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Cadastro Único.

Cerca de 243 mil beneficiários que recebem o benefício e ainda não realizaram a inscrição no Cadastro Único não precisarão fazê-la pelos próximos 120 dias, sem ter o bloqueio ou suspensão do benefício. Por conta disso, um novo prazo e calendário para corte foi estabelecido. Veja mais abaixo:

Veja também: Quem recebe aposentadoria ou BPC pelo INSS podem ficar isentos de pagar energia e água

Serão alcançadas 134.368 pessoas com deficiência e 109.501 idosos. A medida visa evitar a aglomeração de pessoas que se enquadram nos grupos de risco. O diretor do Departamento de Benefícios Assistenciais da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, André Veras, explica que o ato fortalece as medidas do Governo Federal para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus.

“O BPC é destinado a pessoas com deficiência e idosos, público vulnerável que faz parte do grupo de risco do coronavírus. Por isso entendemos que a medida evitará deslocamentos e exposição, protegendo, portanto, esse grupo de pessoas”, afirmou.

Veja mais: Saiba o que é preciso fazer para receber até R$ 1.200 que será pago a quem não tem carteira assinada

Os beneficiários do BPC com aniversário em setembro, que não fizeram a inscrição no prazo previsto no cronograma estabelecido pela Portaria MC nº 631/2019, até 01.03.2020, não terão os benefícios suspensos. A nova data limite para realizar o cadastramento será 30 de junho de 2020. Já os beneficiários com aniversário de outubro a dezembro têm nova data limite de cadastramento conforme quadro abaixo:

Veja novo calendário completo para fazer o cadastramento:

O Ministério da Cidadania ainda recomenda que as gestões municipais e as coordenações estaduais do Cadastro Único divulguem amplamente a prorrogação dos prazos, para que os beneficiários e suas famílias evitem ir aos postos de cadastramento.

Comentários estão fechados.