Beneficiários do Bolsa Família podem baixar aplicativo do Cadastro Único e ter acesso a diversas informações

Autor: Simões Filho Online

Publicada em


Beneficiários do Bolsa Família podem baixar aplicativo do Cadastro Único e ter acesso a diversas informações
Beneficiários do Bolsa Família podem baixar aplicativo do Cadastro Único e ter acesso a diversas informações

O aplicativo do Ministério da Cidadania Meu CadÚnico facilita o acesso às informações dos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. As famílias cadastradas no Bolsa Família podem baixar o aplicativo e ter acesso a diversas informações importantes.

Saiba tudo sobre o novo PIS-PASEP 2019/2020

Com o Aplicativo, de qualquer lugar, é possível verificar pendências, a última atualização cadastral, o Número de Inscrição Social (NIS) – que possibilita o acesso a outros programas – e, ainda, localizar os postos de cadastramento em todo o país.

O aplicativo foi disponibilizado nas plataformas para celulares com sistema operacional Android e IOs, a ferramenta já foi baixada mais de 238 mil vezes. O número pode ser ainda maior diante da quantidade de famílias incluídas no Cadastro Único: mais de 27,9 milhões.

Pagamento do 13º de aposentados está perto de começar; veja o calendário do INSS

Para o secretário Nacional de Avaliação e Gestão da Informação, Vinícius Botelho, a ferramenta digital trouxe ao beneficiário mais agilidade na hora de acessar os dados.

“Até o desenvolvimento dessas funcionalidades, quem quisesse saber a informação que estava declarada no Cadastro Único precisava se dirigir a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Com o aplicativo, nossa ideia é disponibilizar para o usuário as informações e utilizá-lo como instrumento de inclusão nas políticas do Ministério da Cidadania.”

Afinal, quem tem direito a Revisão do FGTS do período de 1999 a 2013?

Inclusão

Segundo Vinícius Botelho, o governo federal pretende aprimorar ainda mais a ferramenta para se comunicar com os beneficiários. “Queremos fortalecer esse aplicativo. O objetivo é deixar o ministério mais próximo dos usuários dos programas sociais e permitir o contato direto com as pessoas. Nesse sentido, pode ser um instrumento poderoso de inclusão social”, avalia.

Veja o dia de receber o 13º salário do Bolsa Família; veja se você tem direito

Desde o lançamento, o aplicativo Meu CadÚnico emitiu 186 mil certificados de registro. O documento pode ser usado pelo cidadão para confirmar a inscrição no cadastro ou por outros programas que utilizem as informações para conceder os benefícios. O aplicativo é a versão mobile do portal Consulta Cidadão.