Beneficiários do BPC podem acessar outros programas do governo; veja lista

Autor: Redação

Publicada em


Beneficiários do BPC podem acessar outros programas do governo federal
Beneficiários do BPC podem acessar outros programas do governo federal

Beneficiários do BPC podem acessar outros programas do governo federal. Veja lista completa

Ângelo Gabriel Justino tem 5 anos, recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e, há um ano, é atendido pelo Programa Criança Feliz, em Morrinhos (GO). Durante o parto, ele teve complicações e faltou oxigênio para o cérebro. Com os movimentos e órgãos comprometidos, Ângelo respira hoje com ajuda de aparelhos e precisa de uma série de cuidados que o ajudam a lutar todos os dias pela sua vida. A mãe, Natália Eugênia Silva, de 34 anos, conta que as visitas do Criança Feliz têm contribuído para o desenvolvimento do pequeno.

“O programa traz coisas simples que estão ajudando o Ângelo e que eu não sabia. Além do carinho que as visitadoras têm por ele. O que meu filho fazia só na fisioterapia, agora faz aqui em casa, comigo. Ajuda porque ele é muito comprometido. Toda ajuda é um avanço enorme”, conta a mãe. Ângelo Gabriel é uma das mais de 6,6 mil crianças do BPC que estão sendo atendidas pelo Criança Feliz em todo país. Além do Criança Feliz, outras 20 ações utilizam o Cadastro Único.

Veja lista com outros programas que beneficiários do BPC pode participar:

Carta Social

  • As famílias podem postar cartas com tarifa de R$ 0,01 (um centavo). O peso da carta deve ser de, no máximo, dez gramas. Mais informações podem ser conferidas acessando aqui.

Carteira do Idoso

  • Com a carteira do idoso você pode viajar de graça em transporte coletivo, como ônibus, trem e barco. Mais informações podem ser conferidas acessando aqui.

Tarifa Social de Energia Elétrica

  • Este programa oferece desconto na conta de energia às famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa. Mais informações podem ser conferidas acessando aqui.

Telefone Popular

  • Com este programa, as famílias tês acesso a uma linha fixa de telefone, com desconto na assinatura mensal e franquia de até 90 minutos para chamadas. Mais informações podem ser conferidas acessando aqui

Isenção de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos

  •  As famílias  podem solicitar a Isenção de pagamento de taxa de inscrição em concurso público. Mais informações podem ser conferidas acessando aqui.

Programas Cisternas

  • Este permite que as famílias tenham acesso a tecnologias sociais de captação de água da chuva. Mais informações podem ser conferidas acessando aqui.

ID Jovem

  • Jovens entre 15 e 29 anos têm acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e outras vantagens.Mais informações podem ser conferidas acessando aqui.

Água Para Todos

  • Garante acesso à água para populações rurais dos municípios do Semiárido brasileiro que vivem em situação de extrema pobreza. Mais informações podem ser conferidas acessando aqui.

Bolsa Verde

  • As famílias extremamente pobreza que vivem em áreas de reservas ambiental recebem benefício financeiro.Mais informações podem ser conferidas acessando aqui.

Bolsa Família

  • Neste programa famílias recebem mensalmente uma quantia em dinheiro. Mais informações podem ser conferidas acessando aqui.

Tarifa Social de Energia Elétrica

  • Este programa oferece desconto na conta de energia às famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa. Mais informações podem ser conferidas acessando aqui.

Minha Casa, Minha Vida

  • Este é um programa que auxilia as famílias de baixa renda na compra da casa própria ao facilitar as condições de financiamento. Para maiores informações procure a Caixa.

Carteira do Idoso

  • Com a carteira do idoso você pode viajar de graça em transporte coletivo, como ônibus, trem e barco. Mais informações podem ser conferidas acessando aqui.

11- Auxílio Emergencial Financeiro

  • Benefício que o governo federal oferece para famílias de agricultores familiares com renda mensal de até dois salários mínimos. Mais informações podem ser conferidas acessando aqui.

Programa Nacional de Crédito Fundiário

  • Este é complementar à Reforma Agrária. Oferece financiamento para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural. Mais informações podem ser conferidas acessando aqui.

Crédito de Instalação

  •  Concessão de crédito financeiro aos beneficiários da Reforma Agrária para que as famílias possam se instalar na terra e adquirir itens de primeira necessidade.Mais informações podem ser conferidas acessando aqui.

Programa Nacional de Reforma Agrária

  • Programa que melhora a distribuição da terra, para atender os princípios de justiça social, desenvolvimento rural sustentável e outros.Mais informações podem ser conferidas acessando aqui.

Serviços Socioassistenciais

  • Um conjunto de serviços destinados à superação de situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza ou da falta de acesso a serviços públicos. Mais informações podem ser conferidas acessando aqui.

Programa Brasil Alfabetizado

  • Oferta a escolaridade àquelas pessoas que não frequentaram ou não tiveram acesso à escola na idade adequada.Mais informações podem ser conferidas acessando aqui.

Programa Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)

  •  Oferece um conjunto de ações que têm o objetivo de retirar crianças e adolescentes menores de 16 anos do trabalho precoce. Para saber mais acesse aqui.

Enem  (Exame Nacional do Ensino Médio)

  • As famílias também poder ter o benefícios de fazer a prova do Enem que avalia a qualidade do ensino médio sem pagar a taxa. Mais informações sobre o Enem são fornecidas aqui.

Programa Fomento

  •  Programa que garante o acesso a serviços de assistência técnica e de extensão rural à população de áreas rurais.Mais informações podem ser conferidas acessando aqui.

Acesso

As pessoas só participam dos programas acima se estiverem incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais. Além do Criança Feliz, outras 20 ações utilizam o Cadastro Único para garantir o acesso das famílias de baixa renda a políticas sociais. É por isso que, até o fim de dezembro, o governo federal está incluindo nessa base de dados idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada.

A inscrição no Cadastro Único é obrigatória, mas mais muitas pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada ainda não fizeram o cadastramento. Para se registrar, os beneficiários devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) com documentos pessoais, como CPF, identidade e comprovante de residência. O registro também pode ser feito pelo responsável familiar. O BPC tem o valor de um salário mínimo e é pago mensalmente a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que possuem renda familiar de até R$ 238 por pessoa.

Saiba mais

O Cadastro Único reúne informações das famílias com renda per capita de até meio salário mínimo ou renda total familiar de até três salários mínimos. É utilizado por diversos programas sociais. Nele, são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, entre outras informações.