Benefícios da cenoura que você certamente não conhecia

Benefícios da cenoura que você certamente não conhecia - Foto: Freepik
Benefícios da cenoura que você certamente não conhecia – Foto: Freepik

Benefícios da cenoura que você certamente não conhecia

Todos os alimentos têm vários benefícios que trazem para o nosso corpo e geralmente são bastante úteis para o corpo, eles até nos ajudam a prevenir, controlar ou reverter doenças.

No caso da cenoura, sabe-se que é um vegetal muito bom para melhorar a saúde dos olhos e até ajudar no bronzeamento, mas a partir daí não sabemos mais nada.

>Conheça os melhores alimentos para obter vitamina D

A seguir, apresentaremos a você alguns dos incríveis benefícios das cenouras que contribuem muito para sua vida e saúde.

Ajuda a saúde dos olhos

Vitamina A e retinol que ajudam a promover o bom funcionamento da retina humana, o que nos ajuda a ver melhor com pouca luz.

A falta de vitamina A no corpo pode causar xeroftalmina, uma doença ocular, caracterizada por causar secura na membrana da conjuntiva, bem como opacidade da córnea.

>Veja como fazer chá verde com gengibre para limpar o corpo e perder peso

Revigora a mente

Graças ao seu alto teor de potássio e fósforo, a cenoura regenera os nervos, tornando-se um alimento perfeito para despertar as mentes cansadas.

Mantém a pele saudável

As vitaminas A, B e C juntamente com nutrientes como os flavonóides têm a capacidade de fazer a pele cicatrizar mais facilmente, no caso de uma lesão externa e mantê-la saudável.

A vitamina E que contém promove a formação de fibras elásticas, colágeno no tecido conjuntivo e a suavidade da pele.

>Conheça a Fruta do Dragão: 10 benefícios e usos medicinais da pitaia

Previne o câncer

Em relatório publicado pela OMS em 2014, a cenoura é um dos alimentos com mais propriedades anticancerígenas, graças ao seu alto teor de carotenóides, substâncias capazes de prevenir vários tipos de câncer, como o de pulmão ou de mama.

Ajuda o sistema digestivo

Graças ao seu alto teor de água, é uma boa fonte de fibras e é capaz de aumentar a produção de saliva e suco gástrico que intervém no processo de digestão.

>Desfrute das propriedades do capim-limão

Ajuda a prevenir azia, formação de úlceras e a manter a flora intestinal em boas condições.

Quando consumido cru é capaz de aumentar os movimentos intestinais e combater a prisão de ventre graças à pectina que contém, mas quando tem diarreia é muito útil comê-lo cozido, pois os seus componentes adstringentes são aumentados.

Estimula o apetite

Aquelas pessoas que sofrem de anorexia ou outro distúrbio alimentar e estão saindo dela, são recomendadas comer cenoura, pois estimula o apetite.

>Descubra porque você não deve comprar esses 7 alimentos em supermercados

Fortalece unhas e cabelos

Por serem ricos em beta-caroteno, nossos cabelos e unhas se beneficiarão muito com esse alimento.

Previne o envelhecimento

Todos os antioxidantes que contém ajudam a prevenir o aparecimento de sinais de envelhecimento e a manter a pele firme e sem rugas.

>Receita de suco energético de laranja e cenoura; fácil de fazer

Protege o coração

Se você é daqueles que comem cenoura com muita frequência, saiba que tem um coração mais saudável, pois mantém as artérias livres do aparecimento de placas que impedem o bom fluxo sanguíneo.