Bolo de aniversário simples: 6 receitas para preparar em casa

Bolo de Doce de Leite: Quatro receitas deliciosas de lamber os dedos
Bolo de Doce de Leite: Quatro receitas deliciosas de lamber os dedos – Reprodução

Para organizar uma festa de aniversário mais econômica, que tal tentar preparar a comida e os docinhos por conta própria? O que muita gente não sabe é que dá para fazer um bolo caseiro (de chocolate, morango, cenoura e diferentes sabores) bem bonito e saboroso para atender diferentes festas. Para te ajudar, nós separamos 6 receitas de bolo de aniversário simples que ficam deliciosas. É só escolher!

1. Bolo de chocolate com morango

Quer ideia melhor que apostar na clássica combinação de chocolate com morango? Caso o objetivo seja fazer um bolo que praticamente todo mundo gosta, essa é a escolha mais acertada.

Você vai precisar de: 6 ovos, 2 copos americanos de açúcar, 2 copos americanos de farinha de trigo, 1 copo americano de chocolate em pó, 1 copo americano de água, ½ copo americano de óleo, 1 colher de sopa de fermento, 1 xícara de chá de margarina (recheio), 1 copo americano de açúcar (recheio), 1 copo americano de chocolate em pó (recheio), 1 lata de creme de leite (recheio), 2 caixas de morango (recheio).

Para preparar a massa do bolo, você deve começar batendo as 6 claras em neve. Em seguida, acrescente o açúcar e bata mais uma vez com a batedeira. Adicione as gemas, misture novamente e, então, coloque a farinha de trigo peneirada. Bata até que a massa fique bem homogênea. Em seguida, acrescente o chocolate em pó e bata novamente (o resultado será uma massa mais pesada). Depois, coloque o copo de água, misture e, então, adicione o óleo e bata mais uma vez. Assim, a mistura ficará na consistência certa! Para finalizar, bote o fermento e mexa. Coloque em um forma grande, untada e leve para assar no forno preaquecido a 200°C por cerca de 50 minutos.

Enquanto a massa está assando, você deve se dedicar ao preparo do recheio. Comece batendo o açúcar com a manteiga na batedeira. Em seguida, coloque o chocolate em pó e bata mais uma vez. Para finalizar, acrescente o creme de leite e misture mais uma vez. Reserve.

Quando o bolo estiver pronto, basta desenformar e cortá-lo pela metade. Coloque parte do recheio em cima de uma das metades e cubra com 1 caixa de morangos cortados. Depois, coloque a outra metade do bolo em cima do recheio (assim, os morangos e o creme de chocolate ficam no meio). Use a outra parte do recheio para cobrir o bolo (como uma espécie de calda) e, então, coloque morangos para enfeitar. Fica uma delícia!

2. Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

Que tal preparar um bolo de cenoura com cobertura de chocolate para servir na sua festa de aniversário? Essa receita é uma das que mais faz sucesso, além de ser supersimples de preparar!

Você vai precisar de: 4 ovos, 2 copos americanos de açúcar, 2 copos americanos de farinha de trigo, 3 cenouras médias cortadas em rodelas, ½ copo americano de água, ½ copo americano de óleo, 1 colher de sopa de fermento, 2 xícaras de chá de açúcar (calda), 2 xícaras de chá de chocolate em pó (calda), 2 colheres de sopa de margarina (calda), 6 colheres de sopa de leite (calda).

Comece batendo a cenoura, os ovos e óleo no liquidificador, até formar uma mistura líquida. Em seguida, transfira o líquido para um recipiente, acrescente o açúcar e bata bem com a batedeira. Em seguida, adicione a farinha peneirada, bata novamente e, então, coloque a água e misture para deixar a massa menos pesada. Para finalizar, coloque o fermento e mexa bem mais uma vez. Leve o bolo para assar em uma forma untada no forno preaquecido a 180°C por cerca de 45 minutos.

Enquanto o bolo está assando, use o tempo para preparar a cobertura de chocolate: em uma leiteira, coloque o açúcar, o chocolate em pó e a manteiga e misture no fogo baixo, até que tudo derreta. Depois, acrescente o leite e continue misturando. O resultado será uma calda de chocolate açucarada deliciosa! Quando o bolo estiver pronto, basta desenformar e despejar a cobertura por cima.

Obs.: Caso julgue necessário, você pode adicionar mais leite na calda para deixá-la mais líquida.

3. Bolo de banana

Você já pensou em preparar um bolo de banana para servir em festas de aniversário? Caso a ideia seja ser mais original, essa é uma ótima opção! A melhor parte é que você pode fazer uma cobertura de banana caramelizada e ainda caprichar na canela. Fica um resultado dos deuses!

Você vai precisar de: 6 ovos, 2 copos americanos de açúcar, 2 copos americanos de farinha de trigo, 2 bananas grandes, 4 colheres de sopa de manteiga derretida, 1 colher de sopa de fermento, 1 xícara de chá de açúcar (calda), 5 bananas nanicas cortadas em rodelas (calda), ½ xícara de chá de água (calda), canela em pó a gosto.

Para preparar, comece batendo as claras em neve. Acrescente os 2 copos de açúcar e bata mais uma vez. Depois, coloque as gemas e a manteiga derretida, misture e, então, acrescente a farinha peneirada e bata mais uma vez. Em seguida, descasque as 2 bananas grandes, coloque no micro-ondas por 1 minuto e, depois, as amasse. Acrescente-as à massa e bata novamente. Finalize com o fermento e misture bem. Coloque para assar em uma forma untada no forno preaquecido a 180°C por cerca de 45 minutos.

Agora, você deve preparar a banana caramelada que funcionará como calda para o bolo. Comece colocando o açúcar em um panela no fogo baixo e espere dourar um pouco. Depois, acrescente a água, espere dar uma engrossada e, então, coloque as bananas cortadas em rodelas. Misture até que a fruta fique molinha. Quando a massa ficar pronta, basta desenformar e jogar a calda por cima. Cubra com canela em pó a gosto e prontinho!

4. Bolo de brigadeiro branco com morango

Caso você seja fã de bolo com massa branca (sem chocolate), a nossa sugestão é apostar na mistura de brigadeiro branco com morango. Essa opção é bem doce, costuma fazer sucesso com todos os públicos e é mais simples de fazer do que parece.

Você vai precisar de: 6 ovos, 2 copos americanos de açúcar, 2 copos americanos de farinha de trigo, 1 xícara de leite, ½ xícara de óleo, 1 colher de chá de essência de baunilha, 1 colher de sopa de fermento, 2 caixas de morango (recheio), 2 latas de leite condensado (recheio), 2 colheres de sopa de margarina (recheio), 6 colheres de sopa de leite em pó (recheio).

Comece batendo as claras em neve e, em seguida, acrescente o açúcar e misture bem. Coloque as gemas, bata mais uma vez e, então, adicione a farinha peneirada. Misture novamente, coloque a essência de baunilha, bata de novo e, então, coloque o leite e mexa bastante. Por fim, coloque o óleo, bata de novo e, depois, o fermento. Coloque a massa para assar em uma forma untada no forno preaquecido a 180°C por cerca de 45 minutos.

Para preparar o recheio, basta seguir uma receita comum de brigadeiro branco. Em uma panela, coloque o leite condensado, a margarina e o leite em pó. Misture no fogo médio até que atinja um ponto mais cremoso. Quando o bolo estiver pronto, basta colocar o recheio: corte-o ao meio, despeje metade do brigadeiro em cima de uma das partes do bolo e adicione os morangos cortados. Em seguida, coloque a outra metade do bolo em cima do recheio e finalize cobrindo tudo com o resto do brigadeiro. Enfeite com o resto dos morangos e prontinho!

5. Bolo de paçoca

Quando se trata de preparar doces gourmet, a paçoca costuma combinar superbem, sabia? Ela rende receitas de brigadeiros, mousses, pavês e até pudins. O bolo de paçoca, em especial, costuma ser incrementado com doce de leite – o que dá um toque ainda mais especial.

Você vai precisar de: 4 ovos, 2 copos americanos de açúcar, 2 copos americanos de farinha de trigo, 1 copo americano de paçoca moída, 1 xícara de leite, ½ xícara de óleo, 1 colher de sopa de fermento, 1 lata de leite condensado (cobertura), 200 g de doce de leite Qualitá (cobertura), 6 paçocas (cobertura), 2 colheres de sopa de margarina (cobertura).

Comece batendo as claras em neve. Em seguida, acrescente o açúcar, as gemas e misture novamente. Depois, adicione a farinha peneira, bata de novo, coloque a paçoca moída e mexa bem, até formar uma massa homogênea. Adicione o leite, bata mais uma vez, coloque o óleo e misture de novo. Para finalizar, basta acrescentar o fermento e mexer bem. Despeje a massa em uma forma untada e coloque para assar em forno preaquecido a 200°C por cerca de 50 minutos.

Para preparar a cobertura, coloque o leite condensado, o doce de leite Qualitá, a manteiga e 3 paçocas moídas em uma panela e mexa no fogo médio até formar uma espécie de creme (semelhante ao brigadeiro). Quando a massa estiver pronta, basta desenformar e, então, despeje a cobertura por cima e enfeite com as outras 3 paçocas. Fica bonito e delicioso!

6. Bolo de limão

Você também faz parte do time que ama doces preparados com limão? Dá para fazer mousse, torta, brigadeiro e, por que não, um bolo de aniversário. Para incrementar, nada melhor que uma calda com leite condensado e suco de limão com raspas da casca da fruta. É simples e fica bem bonito!

Você vai precisar de: 4 ovos, 2 copos americanos de açúcar, 2 copos americanos de farinha de trigo, 1 copo americano de suco de limão, 1 xícara de leite, 4 colheres de sopa de margarina, raspas de casca de limão, 1 colher de sopa cheia de fermento em pó, 1 lata de leite condensado (calda), suco de ½ limão (calda), 1 colher de sopa de margarina (calda), raspas da casca de 2 limões (calda).

Comece batendo as claras em neve e, em seguida, acrescente o açúcar, as gemas e bata novamente. Adicione a farinha peneirada, mexa mais uma vez, coloque o suco de limão e misture bem. Depois, acrescente o leite, mexa novamente, coloque a manteiga derretida e bata até formar uma massa homogênea. No final, coloque raspas de limão a gosto, acrescente o fermento e mexa. Bote para assar em forma untada no forno preaquecido a 180°C por cerca de 50 minutos.

Agora você deve preparar a cobertura, que funcionará como uma espécie de brigadeiro de limão. Coloque o leite condensado e a manteiga em uma panela e mexa no fogo até que atinja uma consistência mais cremosa. Depois, adicione o suco de limão e misture bem. Quando o bolo estiver pronto, despeje a cobertura por cima e coloque as raspas da casca de 2 limões. Fica dos deuses! Fonte: casa P´ratica Qulitá.

Veja mais