Bolo solado nunca mais! O que fazer para deixá-lo sempre grande e fofinho

Um grande pedaço de bolo num fim de tarde, acompanhado daquele cafezinho… Quem não quer? Do de aniversário ao mais simples e caseiro, essa sobremesa é aquela indispensável que não pode faltar no lanche. Mas muita gente ainda briga com o forno na hora de prepará-la, pois acaba fazendo o bolo solar. Isso acontece com você? Fica tranquilo! Reunimos todas as dicas para você arrasar na cozinha. Bolo solado nunca mais! O que fazer para deixá-lo sempre grande e fofinho

>Decoração de bolo: como cortar, nivelar e rechear de forma simples

Não pese a mão no líquido

Não importa se é leite, suco ou iogurte: a medida de líquido errada pode arrasar a receita e fazer o seu bolo solar, mesmo que você tenha todo o cuidado na hora do preparo. Por isso, confira sempre a receita e utilize exatamente a quantidade recomendada para fazer a massa.

Só o iogurte pode estar gelado na receita

Não utilize nenhum ingrediente gelado na receita. Quanto mais frios estiverem, mais tempo vão demorar para incorporarem à massa, o que acaba deixando-a pesada e dificultando o crescimento. O ideal é usar os ingredientes em temperatura ambiente e, para isso, tire-os da geladeira antes do preparo. Mas atenção! Há algumas massas que levam iogurte, e esse é o único ingrediente que nunca deve sair do refrigerador antes do preparo.

>Bolo queimado ou cru: saiba o que fazer para salvar a massa

Nada de ‘olhômetro’!

As receitas geralmente são criadas por pessoas que fizeram várias experiências para combinar os ingredientes certos com medidas precisas. Por isso, respeitar a quantidade dos ingredientes é essencial para que o bolo dê certo. Não tente medir nenhum ingrediente no “olhômetro” para não comprometer o resultado final.

Fermento é só no final!

O fermento é o ingrediente que determina o crescimento do bolo, o que significa que errar a mão ou usá-lo da maneira equivocada é um verdadeiro desastre. Por isso, ele deve ser acrescentado com cuidado na receita. Isto é, nunca deve ser colocado no início, ou misturado no liquidificador ou na batedeira. O fermento precisa ser incorporado ao final, aos poucos, com o auxílio de um garfo ou colher, sempre manualmente.

>Bolo de aniversário simples: 6 receitas para preparar em casa

Forno preaquecido é essencial

É muito importante preaquecer o forno antes de levar a massa para assar. O calor prévio é necessário para que a massa não leve um “choque térmico” em pleno fogão, prejudicando o seu crescimento. É bom lembrar que 5 minutinhos são mais do que suficientes para deixar o equipamento no ponto para receber a receita.

Controle a curiosidade!

Nada de abrir o forno enquanto o bolo estiver assando! A temperatura é medida para ficar concentrada em espaço fechado. Permitir a entrada de um ar de outra temperatura é dar um choque térmico na massa, fazendo com que ela não cresça mais. Uma alternativa é acender aquela lâmpada que fica dentro do forno para olhar o bolo sem a necessidade de abrir a portinha.

>4 receitas de bolos de pote para vender e fazer renda extra

Desenforme o bolo apenas quando ele estiver frio

Muita gente não sabe, mas deixar o bolo esfriar faz parte da receita: ele só está pronto quando fica frio. Isso porque a massa precisa esfriar para ficar firme, não murchar ou desmontar. Portanto, nada de desenformar o bolo quente: segure a ansiedade e espere esfriar e ele estará fofinho, pronto para cortar e degustar! Fonte:casa Prática Qualitá