Programa Bolsa Família de agosto começa ter pagamento na próxima semana

Autor: Redação

Publicada em


Programa Bolsa Família de agosto começa ter pagamento na próxima semana
Foto: Divulgação

O pagamento do Programa Bolsa Família do mês de agosto começa a ser realizado na próxima semana, dia 19, e segue até o dia 30. O calendário de pagamentos é definido pelo Ministério da Cidadania com a liberação dos saques por etapas a todos os beneficiários.

O Bolsa Família é voltado para as famílias inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza e que tenham integrantes gestantes, crianças ou adolescentes. Além disso, o Bolsa Família garante o acesso dos beneficiários a outras políticas públicas.

Atualmente, 13 milhões de famílias pobres e extremamente pobres recebem o auxilio financeiro em todo o país. O valor médio do benefício é de aproximadamente R$ 190,00.

Vale informar que de acordo com a Caixa Econômica Federal, as famílias em situação de extrema pobreza podem acumular o benefício Básico, o Variável e o Variável Jovem, e poderá receber até o máximo de R$ 372,00 por mês. Como também, podem acumular 1 (um) benefício para Superação da Extrema Pobreza.

Como em todos os meses, para saber o dia em que o beneficiário pode retirar o dinheiro, basta ele conferir o Número de Identificação Social (NIS) impresso no seu cartão do programa. Aqueles que terminam com final 1 podem sacar no primeiro dia do pagamento. Os com final 3, no terceiro dia e assim por diante. Os recursos ficam disponíveis para saque por um período de 90 dias.

Forma de receber pagamento

Quem é beneficiário do Bolsa Família possui um novo jeito de receber seu benefício. A Poupança Caixa Fácil é uma conta simplificada, que pode ser aberta em Lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui.

A conta possui um cartão magnético que possibilita compras, depósitos, saldos, transferências e muito mais.​ Seu dinheiro do Bolsa Família Cai direto na conta.

Como obtenho informações sobre o Cartão Bolsa Família?

Após sua família ter sido selecionada pelo Programa, o cartão é enviado para sua residência. Se sua família já foi selecionada e ainda não recebeu o cartão, é possível consultar sua situação através do Atendimento Caixa ao Cidadão no 0800 726 02 07.

Calendário de pagamento para saque de Agosto
Foto: Mauro Vieira

Calendário de pagamento de Agosto

  • Final do NIS 1 – Pagamento acontece em 19/08
  • Final do NIS 2 – Pagamento acontece em 20/08
  • Final do NIS 3 – Pagamento acontece em 21/08
  • Final do NIS 4 – Pagamento acontece em 22/08
  • Final do NIS 5 – Pagamento acontece em 23/08
  • Final do NIS 6 – Pagamento acontece em 26/08
  • Final do NIS 7 – Pagamento acontece em 27/08
  • Final do NIS 8 – Pagamento acontece em 28/08
  • Final do NIS 9 – Pagamento acontece em 29/08
  • Final do NIS 0 – Pagamento acontece em 30/08

Cuidado para não ter o beneficio cancelado

Para não ter o benefício cancelado ou bloqueado, mantenha seus dados sempre atualizados informando à prefeitura qualquer mudança de endereço e telefone de contato e modificações na constituição de sua família, como nascimento, morte, casamento, separação, adoção, etc.

Como as famílias saem do Programa?

Como falamos acima, as famílias saem do Programa Bolsa-Família por não atualizarem as informações cadastrais ou porque melhoraram de renda, não se adequando mais ao perfil para receber o benefício.

O descumprimento dos compromissos nas áreas de educação e de saúde também pode levar ao cancelamento do benefício.

Há ainda a possibilidade de as famílias saírem por conta própria; para isso, elas precisam ir ao setor do Bolsa-Família e do Cadastro Único do município e solicitarem o Desligamento Voluntário.

Nesses casos, a família conta com o Retorno Garantido; num prazo de 36 meses depois do desligamento, a família poderá voltar a receber o benefício do Bolsa-Família sem passar por um novo processo de seleção.

Como entrar no programa

As famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza interessadas em integrar o programa devem procurar o setor responsável pelo Bolsa Família ou pelo Cadastro Único. Geralmente fica localizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou na prefeitura.

Ao se inscreverem no programa, as famílias assumem compromissos nas áreas de Educação e Saúde. Para fazer o cadastramento, o responsável pela família precisa levar um documento de identificação pessoal, como carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira de motorista.

A quantia que cada beneficiário recebe varia conforme o número de pessoas na família, a idade de cada um e a renda declarada.

todas as informações sobre o bolsa Família podem ser encontradas no site da Caixa Econômica Federal