Bolsa Família: veja datas de pagamento e valor do 13º e reajuste em 2020

Autor: Redação

Publicada em


O 13º do Bolsa Família já está garantido, mas muitas pessoas estão se perguntando quando será pago e quando o programa terá um novo reajuste. [veja calendário do 13º abaixo]

Pois bem, o Governo já se posicionou sobre os dois temas.

O reajuste do Bolsa Família deve acontecer após a aprovação da Reforma da Previdência que no momento está tramitando no Senado Federal. A expectativa é de que ela seja aprovada até o mês de outubro.

Diante disso, o aumento no Programa está sendo esperado para 2020. “Ano que vem vamos pensar. Se sair a nova Previdência, vamos dar um aumento bom. Se não sair, temos que manter o que a gente tem pelo menos”, disse o ministro da Cidadania, Osmar Terra,.

O ministro da Cidadania já bateu o martelo e informou que o programa não terá reajustes este ano, mas garantiu que o 13º será pago em dezembro. “Neste ano, não [haverá reajuste]. O reajuste este ano é o 13º, que é 8,5% a mais”, afirmou Osmar Terra durante o evento da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

“[As famílias] vão receber no final do ano. Não tem nem forma técnica e burocrática de fazer antes. O ideal era até fazer um pouco antes, mas não vamos conseguir”, afirmou.

O Planalto afirmou que o governo já reservou os R$ 2,5 bilhões devido ao combate às fraudes em benefícios previdenciários e ao esforço para cortar gastos na máquina pública, coordenado pelo Ministério da Economia.

Datas de pagamento do 13º do Bolsa Família

  1. Final do NIS 1 – Pagamento em 10/12
  2. Final do NIS 2 – Pagamento em 11/12
  3. Final do NIS 3 – Pagamento em 12/12
  4. Final do NIS 4 – Pagamento em 13/12
  5. Final do NIS 5 – Pagamento em 16/12
  6. Final do NIS 6 – Pagamento em 17/12
  7. Final do NIS 7 – Pagamento em 18/12
  8. Final do NIS 8 – Pagamento em 19/12
  9. Final do NIS 9 – Pagamento em 20/12
  10. Final do NIS 0 – Pagamento em 23/12

LEIA MAIS: Veja 10 motivos que fazem o beneficiário perder o Bolsa Família

Qual o valor do 13º?

O 13º do Bolsa Família, que será pago em dezembro, vai de acordo com a parcela que cada família recebe mensalmente. Ou seja, o grupo que recebe R$ 180, por exemplo, receberá o 13º no mesmo valor. Assim acontecerá com o dinheiro de todas as famílias beneficiarias do programa.

Para o recebimento do 13º do Bolsa Família, não será preciso qualquer tipo de documentação. O dinheiro será liberado automaticamente, assim como acontece com o pagamento mensal.