Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Botox capilar, para que serve e passo a passo de como fazer

Foto:ilustrativa

O botox capilar é um tipo de tratamento intensivo que hidrata, dá brilho e preenche os fios de cabelo, deixando-os mais bonitos, sem frizz e sem pontas duplas. Embora seja conhecido como botox, este tratamento não contém toxina botulínica, tendo esse nome apenas porque renova o cabelo, corrigindo os danos, tal como acontece no tratamento que é feito na pele.

>Hidratação com ovo garante muitos benefícios para o cabelo; veja receitas

O botox capilar não serve para alisar o cabelo como a escova progressiva porque não contém químicos, porém como ajuda a nutrir os cabelos com proteínas e vitaminas, no caso de pessoas com o cabelo liso, pode deixar o cabelo ainda mais liso e brilhante, mas apenas porque o fio está mais hidratado e menos quebradiço.

Os produtos para o botox capilar podem ser encontrados em lojas online ou lojas específicas de venda de produtos para cabeleireiros e o preço pode variar de acordo com a marca e a quantidade de produto comprado.

Para que serve

Como o botox contém na sua fórmula várias substâncias nutritivas e hidratantes, esse tratamento serve para fortalecer os fios, além de deixar o cabelo mais sedoso, já que fornece as vitaminas e proteínas essenciais para a saúde do cabelo. Assim, este tratamento é indicado para pessoas que tenham o cabelo mais danificado devido ao uso frequente da chapinha ou da realização de outros tratamentos químicos, como escova progressiva ou coloração, por exemplo.

>Receitas de hidratação caseiras incríveis que irão salvar os seus fios

O botox capilar não promove alteração na estrutura do cabelo e, por isso, não é capaz de deixar os fios mais porosos, ressecados ou sem brilho, pelo contrário, aumenta a resistência e flexibilidade dos fios, melhorando a aparência do cabelo. Os resultados do botox capilar podem durar entre 20 a 30 dias, dependendo do produto utilizado. Assim, para um melhor resultado, pode ser preciso aplicar o botox capilar 2 vezes no mesmo mês.

Algumas das marcas que oferecem esse tipo de de tratamento são a Cadiveu, com o produto Plástica de Argila, a L’ Óreal, com o produto Fiberceutic, e a Forever Liss, com os produtos Botox Capilar Argan Oil e Botox Orgânico.

>4 receitas caseiras de hidratação para mudar a cara do seu cabelo

Antes de comprar e fazer uso do produto, é importante ter atenção às substâncias presentes em sua composição, pois alguns produtos para botox capilar, apesar de não ser recomendado e não ser o objetivo do tratamento, possui formol e/ou glutaraldeído em sua composição, o que não é recomendado pela ANVISA.

Passo-a-passo do botox capilar caseiro

Para fazer o botox capilar em casa, é importante seguir os seguintes passos:

  1. Lavar o cabelo e couro cabeludo 2 vezes com um shampoo anti-resíduos ou com o shampoo incluso no kit de Botox capilar;
  2. Retirar o excesso de água do cabelo, utilizando o secador, cerca de 70%;
  3. Dividir o cabelo em várias mechas semelhantes;
  4. Aplicar o produto de Botox capilar, massageando bem cada mecha desde a raiz até as pontas, com a cabelo bem esticado, penteado com um pente, mecha por mecha;
  5. Deixar o produto atuar por 20 minutos, não sendo necessário tapar a cabeça;
  6. Lavar abundantemente o cabelo com água;
  7. Secar bem o cabelo com o secador e a escova, e se preferir, pode finalizar com a chapinha.

O botox capilar pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, mas é especialmente indicado para o cabelo danificado, fraco, desvitalizado e quebradiço devido à sua fórmula que nutre intensamente o cabelo, repondo os nutrientes perdidos devido à exposição diária à poluição, vento ou fontes de calor, como sol e secador, mas também é indicado para cabelos cacheados e ondulados porque hidrata e deixa os cachos soltos e macios. Além do botox, veja 7 dicas para o cabelo crescer e mantê-lo sempre saudável.

Como fazer o cabelo crescer rápido sem danificar os fios

Dúvidas comuns

Botox capilar tem formol?

O objetivo do botox é aumentar a hidratação e a flexibilidade dos fios e, por isso, contém componentes que promovem a nutrição do cabelo, não havendo formol em sua composição. No entanto, algumas marcas de botox capilar possuem uma pequena quantidade de formol e, nesse caso, esse procedimento é indicado para alisar também os fios.

No entanto, a ANVISA determinou que o formol só pode ser utilizado em produtos cosméticos em pequenas concentrações e, por isso, é importante que a pessoa esteja atenta ao rótulo do produto que utiliza para que não haja quantidades inadequadas de formol e, assim, consequências para o organismo.

Botox capilar alisa o cabelo?

Como a maioria dos produtos utilizados no botox não contém formol ou outros químicos que alteram a estrutura do cabelo, o procedimento não é capaz de deixar o cabelo mais liso, como o que acontece após uma escova progressiva, por exemplo. A aparência mais lisa do cabelo acontece devido à maior hidratação dos fios, o que diminui o volume.

Como fica o cabelo depois de lavar?

Depois de aplicar o botox no cabelo e seguir todo o procedimento, deve-se manter uma rotina de limpeza e hidratação do cabelo sempre que necessário. Depois de lavar o cabelo com shampoo e condicionador ou máscara de hidratação e deixar o cabelo secar naturalmente. O cabelo não fica completamente liso, mas fica muito bonito, natural, sem frizz e, consequentemente, com menos volume.

Duas receitas caseiras para ter cabelos fortes e com brilho em poucos dias

Quanto tempo dura?

O tempo de duração do efeito do botox pode variar de uma pessoa para outra, mas geralmente em 30 dias pode-se notar diferenças no cabelo, havendo necessidade de uma nova aplicação. Contudo, quem tem cabelo crespo, muito volume ou fios muito ressecados podem aplicar botox capilar a cada 15 ou 20 dias.

Quem pode usar botox capilar?

Botox capilar é recomendado para qualquer pessoa que deseja cuidar e hidratar o cabelo, a partir dos 12 anos de idade, no entanto é importante ter atenção ao produto utilizado, pois apesar de não ser frequente, algumas marcas de botox capilar podem ter formol ou glutaraldeído em sua formulação, que não são recomendados pela ANVISA.Fonte: Tua Saúde

Comentários estão fechados.