Cabelos Hidratados: Dez hidratações caseiras saudáveis para os fios

Cabelos Hidratados: Dez hidratações caseiras saudáveis para os fios
Cabelos Hidratados: Dez hidratações caseiras saudáveis para os fios – Reprodução

Cabelos Hidratados: Dez hidratações caseiras saudáveis para os fios. A hidratação capilar serve para repor a umidade natural, nutrientes e queratina perdida.

A hidratação constante é uma grande aliada para manter os cabelos saudáveis, com brilho, sedosos e macios. Dependendo das condições dos fios, ela deve ser feita toda semana, a cada 15 dias ou mensalmente.

A hidratação profunda é a mais eficiente de todas, pois contempla nutrientes adicionais em relação aos outros tipos de hidratação. Para que uma hidratação seja 100% eficaz é necessário usar produtos de qualidade e seguir o procedimento correto.

Então, aprenda 20 receitas de hidratação caseira para o cabelo que você pode apostar para turbinar o brilho e maciez das suas madeixas, sem precisar gastar muito tempo ou dinheiro em um salão de beleza. Vamos lá? Anote aí!

1 – Hidratação caseira com abacate

Essa receita de hidratação caseira com abacate é a favorita da maioria das mulheres, especialmente as que têm os cabelos cacheados.

Isso porque esse ingrediente é rico em óleos vegetais, o que ajuda não só a hidratar os fios, como também a potencializar a sua nutrição.

Para fazer essa receitinha e aplicar nos cabelos, basta colocar no liquidificador 3 colheres (sopa) de abacate, 1 colher (sopa) de liquidificador e 1 colher (sopa) de creme de leite e bater bem até obter uma mistura homogênea.

Feito isso, o próximo passo é acrescentar 1 colher (sopa) de um óleo vegetal de sua preferência, como o óleo de coco ou óleo de Argan, por exemplo.

Em seguida, basta aplicar a mistura nos cabelos, que já devem estar lavados e úmidos. Depois, é só fazer um coque e deixar a receita agir por 30 a 60 minutos. Passado o tempo de pausa, enxague bem e finalize como de costume!

2 – Hidratação caseira com azeite

A hidratação caseira com azeite também pode ajudar a nutrir o cabelo, ao mesmo tempo em que hidrata os fios. Para prepará-la, basta aquecer uma boa quantidade de azeite de oliva extravirgem e aplicar por toda a extensão dos fios, seguindo da raiz às pontas e cuidando para massagear bem os fios e o couro cabeludo.

Em seguida, basta cobrir as madeixas com uma toalha aquecida e deixar o ingrediente agir por uma noite ou, pelo menos, meia hora. Na hora de lavar, basta usar shampoo e condicionador e finalizar o cabelo como de costume.

3 – Hidratação caseira com iogurte

Outra forma de potencializar o brilho e maciez do cabelo é com a hidratação caseira com iogurte. Para isso, basta apostar na receita feita a partir da mistura de 1 colher (chá) de vinagre de maçã e 1 colher (sopa) de mel misturadas a um pote de iogurte.

Aplique nos fios, em toda a extensão e pontas, e deixe a mistura agir por 15 minutos. Após esse período de pausa, enxague o cabelo com água morna. Se você preferir, também pode usar somente o iogurte. Neste caso,o ideal é deixar agir por 30 minutos.

4 – Hidratação caseira com ovo

Dentro da categoria de receitas caseiras baratinhas, você pode apostar na hidratação com ovo para deixar os seus fios macios e brilhosos.

Para fazê-la quebrando três ovos inteiros em uma vasilha e adicionando uma colher (sopa) de mel e duas colheres (sopa) de azeite. Em seguida, aplique a mistura em toda extensão e pontas dos fios, cobrindo-os com a ajuda de uma touca plástica ou térmica. Aguarde 30 minutos e enxágue em seguida, lavando o cabelo normalmente com shampoo e condicionador.

5 – Hidratação caseira com maionese

A hidratação caseira com maionese é recomendada para tratamento de nutrição de cabelos secos e muito volumosos, como é caso dos fios cacheados a crespos, por exemplo, que são os que mais sofrem com o ressecamento.

Essa receitinha também é ideal para madeixas danificadas, com problemas de pontas duplas e frizz. Para fazê-la, basta molhar os cabelos e aplique um copo inteiro (da embalagem pequena) nos fios ainda úmidas, da raiz às pontas.

Depois, basta colocar uma touca plástica ou térmica para deixar o ingrediente agir por cerca de uma hora. Após essa pausa, enxague as madeixas e lave-as com shampoo e condicionador normalmente.

6 – Hidratação caseira com vinagre de maçã

A hidratação caseira com vinagre de maçã é ideal para manter os cabelos fortes e saudáveis, graças ao pH ácido presente neste poderoso ingrediente encontrado facilmente na sua cozinha, além das vitaminas A e B da sua fórmula.

Esses nutrientes, junto com a acidez do vinagre de maçã, ajudam a remover os resíduos e sujeira do couro cabeludo, além de fechar as cutículas dos fios, promovendo brilho intenso e dando adeus ao frizz.

Para apostar nessa receitinha caseira, basta aplicar uma quantidade suficiente de vinagre de maçã nas suas madeixas com a ajuda de um algodão, seguindo da raiz às pontas. Após 5 ou 10 minutos, basta enxaguar o cabelo normalmente e finalizá-lo como de costume.

7 – Hidratação caseira com leite

Rico em cálcio, entre outras vitaminas e minerais, o leite é ideal para ajudar no fortalecimento dos fios, além de macios e alinhados. Por isso, a hidratação de leite pode ajudar a mulherada que sofre com madeixas finas, danificadas, sem definição e onduladas.

E se você achava que os benefícios desse tratamento poderoso paravam por aí, ao apostar na hidratação com leite, você também pode deixar o cabelo mais lisinho, uma vez que a gordura presente no alimento é facilmente absorvida pelos fios.

Vamos aprender a preparar! Sem ferver, aplique o leite em todo o cabelo, da raiz às pontas, com a ajuda de um algodão. Deixe- por cerca de uma hora e, após essa pausa, lave os fios normalmente com shampoo e condicionador. Finalize como de costume.

8 – Hidratação caseira com abacate e azeite

Já imaginou uma hidratação super power?! Então, pensou na hidratação caseira com abacate e azeite. A união desses dois ingredientes pode ajudar a devolver a vida aos cabelos danificados, ressecados e sem vida.

Para fazê-la, basta descascar um abacate maduro e amassá-lo bem com a ajuda de um garfo em uma vasilha. Em seguida, adicione duas colheres (sopa) de azeite e misture bem, até obter uma mistura grossa e homogênea.

Com os cabelos já lavados com shampoo e úmidos, aplique a receita em todo o cabelo, seguindo da raiz às pontas dos fios. Deixe-a agir por, pelo menos, 30 minutos e enxague.

9 – Hidratação caseira com gelatina

Rica em colágeno, uma proteína essencial na reposição da massa capilar, a hidratação caseira com gelatina é ideal para a etapa de reconstrução do cronograma capilar, que tem o papel de restaurar a saúde dos fios.

Para preparar essa receita, basta aquecer um copo de água e adicionar uma gelatina sem sabor, mexendo bem até obter um tipo de gel.

Em seguida, lave as madeixas apenas com shampoo e aplique a gelatina na raiz e em toda a extensão e pontas dos fios. Aguarde alguns poucos minutos e enxague em seguida, de preferência, em água morna.

10 – Hidratação caseira com mel

Rico em vitaminas e minerais essenciais à saúde geral e, também, dos nossos cabelos, o mel é um alimento presente na cozinha brasileira que também pode ajudar a hidratar e nutrir os seus fios profundamente, atuando no combate ao ressecamento e controlando a quebra destes.

Além disso, ao deixar as madeixas nutridas, ele também pode ser útil para combater o frizz e alinhar os fios, deixando-os mais disciplinados e brilhosos por mais tempo.

Pra finalizar, a hidratação caseira com mel também pode ser a sua grande aliada para potencializar a limpeza do couro cabeludo, devido às suas propriedades antibacterianas e adstringentes, que ajudam na prevenção e combate aos fungos e caspas nessa região.

Para preparar essa receitinha, basta misturar três colheres (sopa) de azeite a um copo de mel e mexer bem. Em seguida, aplique-a em toda a extensão e pontas dos fios, além da raiz.

 

Veja mais