Cadê as vagas do SineBahia de Simões Filho?

Autor: Redação

Publicada em


Foto: Arquivo Simões Filho Online

Com o desemprego em alta, muitas pessoas que buscam vagas de empregos em Simões Filho têm procurado a agência do SineBahia na cidade, mas relatam que não conseguem uma colocação no mercado de trabalho.

A principal reclamação é de que o Sine de Simões Filho não anuncia as vagas abertas por meio dos veículos de comunicação do município, o que facilitaria a vida de quem está precisando conseguir um trabalho, assim poderia consultar as vagas disponíveis com antecedência e evitar um gasto com transporte.

Cadê as vagas?

Diariamente, dezenas de simõesfilhenses se deslocam até as unidades do órgão localizados no Centro Social Marta Alencar e no SAC, mas quando os desempregados chegam até a agência os atendentes informam que as vagas já foram ocupadas. Com isso,  pessoas questionam sobre a falta de transparência do órgão na cidade, tendo em vista que o Setre, órgão que administra o Sine, divulgas as vagas de Salvador, Lauro de Freitas e Candeias. Simões Filho dificilmente aparece na lista. A última divulgação feita para vagas na cidade ocorreu há mais de 4 meses – no dia 05 de agosto.

A situação fica ainda mais complicada para quem está procurando pelo primeiro emprego. Os candidatos (as) se vêem numa posição bem complexa e paradoxal: as raras vezes que há vagas anunciadas, não conseguem um emprego porque a principal exigência das empresas é ter experiência profissional, mas também não conseguem ter experiência profissional se ninguém nunca chamar eles para um cargo.

“Os anunciantes das vagas nunca dão oportunidades para quem não tem experiência, dessa forma nunca acaba o desemprego dentro da nossa cidade – como vou adquirir experiencia”, disse o jovem Everton Santos.

QI, Carta Marcada e Peixada

Outro problema apontado por trabalhadores desempregos ao longo dos anos no Sine de Simões Filho seria o ‘QI’, ‘Carta Marcada’ e a famosa ‘Peixada’. Mas afinal, existe tais práticas em Simões Filho? Será que a unidade do órgão recebe influência direta de terceiros? Porque os candidatos que procuram a unidade sempre fazem essas acusações? Porque ninguém formaliza uma denuncia junto ao Ministério Público? Questionamentos como estes vêm sendo feito há mais de seis anos e o assunto nunca passou de denuncias feitas nas redes sociais.

Para quem não sabe, o fator “QI” no processo seletivo não está relacionado ao conhecido quociente de inteligência, mas sim uma referência a “quem indica” o candidato para concorrer a vaga de trabalho.

Como se cadastrar o Sine Simões Filho

O cadastro do SineBahia pode ser feito na Unidade do município. Para tal, os documentos necessários para se cadastrar no SineBahia PIS/PASEP ou NIS, CTPS, RG, CPF e os comprovantes de residência e escolaridade.

VEJA LISTA DE VAGAS ABERTAS